• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2020.tde-23032021-023155
Documento
Autor
Nome completo
Mayla Eduarda Rosa Celorio
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2019
Orientador
Banca examinadora
Andrade, Joana de Jesus de (Presidente)
Gonçalves, Marlene Fagundes Carvalho
Nascimento, Carolina Picchetti
Norberto, Ana Maria Queirós
Título em português
Relações entre funções psicológicas superiores e processos de significação: vivências formativas e diálogos com professores de ciências
Palavras-chave em português
Ensino de ciências
Funções psicológicas superiores
Processos de significação
Resumo em português
A elaboração de conceitos científicos é concernente ao desenvolvimento psicológico humano, pois, de acordo com os referenciais teóricos da abordagem histórico-cultural, esses conceitos são, por natureza, sistematizados, complexos, generalizantes e produtos do desenvolvimento histórico. Nesse sentido, sua produção e apropriação, que são designadas nesse trabalho como processos de significação, consistem em uma atividade especificamente humana, que é fruto de uma relação intrínseca entre aspectos biológicos e socioculturais. Considerando os estudos sobre desenvolvimento biológico na abordagem histórico-cultural, uma vez que Vigotski dedicou parte de sua pesquisa à questão da localização das funções psicológicas superiores (FPS) na atividade cerebral, bem como as atuais contribuições das neurociências, o objetivo geral desta pesquisa é investigar as relações funções psicológicas superiores e os processos de significação, de modo dialógico com professores de ciências. Em termos de objetivos específicos e, por meio do método de genético-experimental e do método sintético-genético, esse trabalho visa identificar e discutir as significações que os professores realizam enquanto estudam temas de neuropsicologia e apresentam suas elaborações por meio de práticas pedagógicas (leitura de texto, discussão em grupo, elaboração de esquemas conceituais, apresentação de trabalhos) na oficina formativa proposta; bem como, analisar, sob a abordagem histórico-cultural, as significações produzidas pelos professores participantes, considerando as funções psicológicas superiores subjacentes a esses processos. Os dados obtidos nas oficinas estão organizados em situações interativas, sistematizados em forma de episódios e analisados seguindo os mesmos princípios do método dialético adotado por Vigotski.
Título em inglês
Higher psychological functions and conceptual elaboration: Formative experiences and dialogues with science teachers
Palavras-chave em inglês
Conceptual elaboration
Higher psychological functions
Science teaching
Resumo em inglês
The elaboration of scientific concepts is related to the human psychological development because according to the theoretical references of the historical-cultural approach, these concepts are, essentially, systematized, complex, generalizable and products of a historical development. Because of this, its production and appropriation consists only on a human activity, which is the product of an intrinsic relation between biological and sociocultural aspects. Vygotsky devoted part of his research to locate the higher psychological functions in brain activity. Therefore, considering the studies about biological development in the historical-cultural approach, as well as the current contributions of the neurosciences, the general goal of this research is to study the process of building relations between neuropsychology and education through dialogs with Science teachers. To do so and to achieve our specific goals a experimental genetic method and genetic-sintetic method will be used. With that being sad our specific goals are: identify and discuss the significances that the teachers construct while studying topics related to neuropsychology and present their elaborations through pedagogical practices (reading a text, group discussion, conceptual schemes elaboration and presentations) during the first proposed preparing workshop as well as analyze, through a historical-cultural approach, the methodological propositions risen by the teachers, who were present at the second proposed preparing workshop, considering the relations that were built between neuropsychology and education. The data will be organized into units of analysis, systematized on episodes and will be analyzed according to the same principles of the dialectic method used by Vygotsky.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-04-15
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.