• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2020.tde-23032021-023155
Document
Auteur
Nom complet
Mayla Eduarda Rosa Celorio
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2019
Directeur
Jury
Andrade, Joana de Jesus de (Président)
Gonçalves, Marlene Fagundes Carvalho
Nascimento, Carolina Picchetti
Norberto, Ana Maria Queirós
Titre en portugais
Relações entre funções psicológicas superiores e processos de significação: vivências formativas e diálogos com professores de ciências
Mots-clés en portugais
Ensino de ciências
Funções psicológicas superiores
Processos de significação
Resumé en portugais
A elaboração de conceitos científicos é concernente ao desenvolvimento psicológico humano, pois, de acordo com os referenciais teóricos da abordagem histórico-cultural, esses conceitos são, por natureza, sistematizados, complexos, generalizantes e produtos do desenvolvimento histórico. Nesse sentido, sua produção e apropriação, que são designadas nesse trabalho como processos de significação, consistem em uma atividade especificamente humana, que é fruto de uma relação intrínseca entre aspectos biológicos e socioculturais. Considerando os estudos sobre desenvolvimento biológico na abordagem histórico-cultural, uma vez que Vigotski dedicou parte de sua pesquisa à questão da localização das funções psicológicas superiores (FPS) na atividade cerebral, bem como as atuais contribuições das neurociências, o objetivo geral desta pesquisa é investigar as relações funções psicológicas superiores e os processos de significação, de modo dialógico com professores de ciências. Em termos de objetivos específicos e, por meio do método de genético-experimental e do método sintético-genético, esse trabalho visa identificar e discutir as significações que os professores realizam enquanto estudam temas de neuropsicologia e apresentam suas elaborações por meio de práticas pedagógicas (leitura de texto, discussão em grupo, elaboração de esquemas conceituais, apresentação de trabalhos) na oficina formativa proposta; bem como, analisar, sob a abordagem histórico-cultural, as significações produzidas pelos professores participantes, considerando as funções psicológicas superiores subjacentes a esses processos. Os dados obtidos nas oficinas estão organizados em situações interativas, sistematizados em forma de episódios e analisados seguindo os mesmos princípios do método dialético adotado por Vigotski.
Titre en anglais
Higher psychological functions and conceptual elaboration: Formative experiences and dialogues with science teachers
Mots-clés en anglais
Conceptual elaboration
Higher psychological functions
Science teaching
Resumé en anglais
The elaboration of scientific concepts is related to the human psychological development because according to the theoretical references of the historical-cultural approach, these concepts are, essentially, systematized, complex, generalizable and products of a historical development. Because of this, its production and appropriation consists only on a human activity, which is the product of an intrinsic relation between biological and sociocultural aspects. Vygotsky devoted part of his research to locate the higher psychological functions in brain activity. Therefore, considering the studies about biological development in the historical-cultural approach, as well as the current contributions of the neurosciences, the general goal of this research is to study the process of building relations between neuropsychology and education through dialogs with Science teachers. To do so and to achieve our specific goals a experimental genetic method and genetic-sintetic method will be used. With that being sad our specific goals are: identify and discuss the significances that the teachers construct while studying topics related to neuropsychology and present their elaborations through pedagogical practices (reading a text, group discussion, conceptual schemes elaboration and presentations) during the first proposed preparing workshop as well as analyze, through a historical-cultural approach, the methodological propositions risen by the teachers, who were present at the second proposed preparing workshop, considering the relations that were built between neuropsychology and education. The data will be organized into units of analysis, systematized on episodes and will be analyzed according to the same principles of the dialectic method used by Vygotsky.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-04-15
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.