• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2020.tde-22072020-084056
Documento
Autor
Nombre completo
Odair Ribeiro de Carvalho Filho
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2020
Director
Tribunal
Lastória, Andrea Coelho (Presidente)
Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa
Nunes, Sérgio Claudino Loureiro
Título en portugués
O ensino de geografia e o estudo do local: o "Projeto Nós Propomos!" no estado de São Paulo/Brasil
Palabras clave en portugués
Cidadania
Educação geográfica
Estudo do local
Nós Propomos!
Práticas pedagógicas
Resumen en portugués
Neste trabalho partimos do pressuposto de que a educação geográfica deve desenvolver práticas propositivas que visem a reflexão sobre os problemas socioambientais, tanto em escala global quanto local, para possibilitar aos alunos o exercício de sua própria cidadania. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva levantar e caracterizar práticas pedagógicas de Geografia de cinco professores participantes em um projeto de ensino que desenvolveu ações entre os anos de 2017 e 2019, nos municípios paulistas de Marília, Ibitinga, Serrana e Mococa. As ações estão vinculadas a um projeto mais amplo, de abrangência iberoamericana, originado em Portugal, desde 2011/2012, denominado "Nós Propomos! Cidadania e inovação na educação geográfica". As práticas pedagógicas colocam o aluno como agente protagonista em sua realidade local, ideia que vai ao encontro de uma Educação que valoriza o estudo da localidade e do cotidiano na Geografia. O projeto promove o estudo do meio, entendido como uma estratégia de ensino interdisciplinar, realizada por meio do trabalho de campo, com o propósito de despertar o olhar crítico-reflexivo dos participantes sobre o espaço geográfico. As ações envolvem investigação e proposição de soluções para problemas locais aos alunos participantes, como agentes ativos da cidadania. A investigação, de cunho qualitativo, coletou dados por meio de revisão bibliográfica da temática sobre educação geográfica e sobre o próprio projeto. Além disso, entrevistou cinco professores participantes buscando responder a seguinte questão: como se configuram as práticas pedagógicas de Geografia vinculadas ao projeto, no estado de São Paulo? Os resultados explicitam formas particulares e próprias de desenvolvimento das práticas pedagógicas pelos professores, dentro de suas realidades locais e dos limites possibilitados pelas escolas. Consideramos que existem limites e avanços nas três categorias de análise da investigação, a saber: o projeto e a formação cidadã, a relevância da saída da sala de aula e as contribuições do projeto para os professores e para os alunos. Neste cenário, os professores promoveram práticas pedagógicas voltadas à autonomia e a solidariedade, com atitudes coletivas e cidadãs e com perspectivas para um ensino de Geografia, em direção a uma Educação crítica e propositiva.
Título en inglés
The geography teaching and the location studying: the project We Propose! in the state of São Paulo, Brazil
Palabras clave en inglés
Citizenship
Geographic education
Pedagogical practices
Study ofthe location
We propose!
Resumen en inglés
In this research we begin from the assumption that Geographic education must develop purposeful practices that aim at reflecting on socio-environmental problems, both on a global and local scale, to enable students to exercise their own citizenship. In these terms, the present research aims to raise and characterize pedagogical practices of five Geography teachers participating in a teaching project that developed actions between the years of 2017 to 2019 in the São Paulo municipalities of Marília, Ibitinga, Serrana and Mococa. The actions are linked to a broader project, of Ibero-American scope, originating in Portugal, since 2011/2012, called "We Propose! Citizenship and innovation in Geographic education". Pedagogical practices place the student as a protagonist agent in his local reality, an idea that takes account of Education that values the study of the locality and daily life in Geography. The project promotes the Milieu Analysis, regarded as an interdisciplinary teaching strategy, carried out through fieldwork, with the purpose of awakening the critical-reflective look of the participants on the geographical space. The actions involve examination and proposing solutions to local problems to participating students, as active citizenship agents. The investigation, of a qualitative tone, collected data through bibliographic review of topic on Geographic education and on the project itself. In conjunction with, he interviewed five participating teachers seeking to answer how are configured the pedagogical practices of Geography linked to the project in the state of São Paulo.The results detailing peculiar and specific forms of development of pedagogical practices by teachers, within their local realities and of the possible limits by schools. We consider that there are limits and advances in the three categories of research analysis, namely: the project and citizen training, the relevance of leaving the classroom and the project's contributions to teachers and students. In this scenario, teachers promote pedagogical practices aimed at autonomy and solidarity, with collective and citizen attitudes and with prospects for teaching Geography, towards a critical and propositive Education.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-11-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.