• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2020.tde-20022020-142957
Documento
Autor
Nombre completo
Lucas Sola Losa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2019
Director
Tribunal
Cassin, Marcos (Presidente)
Fonseca, Sergio Cesar da
Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira
Lopes, Samila Bernardi do Vale
Título en portugués
A educação na Central Única dos Trabalhadores no contexto da crise do sindicalismo brasileiro: apontamentos sobre a apropriação da pedagogia libertadora
Palabras clave en portugués
Central Única dos Trabalhadores
Educação sindical
Pedagogia libertadora
Sindicalismo
Resumen en portugués
A presente pesquisa tem como objeto a formação sindical desenvolvida pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) entre os anos finais da década de 1990 e o início dos anos 2000. Nosso objetivo é compreender as transformações que ocorreram no campo da formação sindical nesse contexto marcado pela crise do emprego e pelo refluxo do movimento sindical, decorrências do processo de reestruturação produtiva e do avanço das políticas neoliberais no Brasil. A partir de fontes documentais como resoluções de congressos e plenárias, revistas, material didático e publicações oficiais da CUT, buscamos analisar como a Pedagogia Libertadora, proposta por Paulo Freire, foi mobilizada pela Central visando justificar as mudanças em suas práticas educativas.
Título en inglés
The education in the Unified Workers' Central in the context of the crisis of the brazilian syndicalism: notes on the appropriation of the liberating critical pedagogy
Palabras clave en inglés
Liberating critical pedagogy
Unified Workers Central
Union education
Unionism
Resumen en inglés
The present research regards the unionization fostered by the Central Única dos Trabalhadores (CUT), between the end of the 1990s and the early 2000s. Our goal was to understand the transformation that took place in the field of the unionization in the context of work crisis and the trade union movement decline, the consequences resulting from the productive restructuring process, and the advance of neoliberal policies in Brazil. We analyzed the Liberating Critical Pedagogy advocated by Paulo Freire that was promoted by the CUT. With the purpose of justifying the changes in its own educational practices. In this research we use sources such as congress and plenary resolutions, magazines, teaching materials and official publications of CUT.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-05-14
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.