• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2020.tde-20022020-142957
Documento
Autor
Nome completo
Lucas Sola Losa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2019
Orientador
Banca examinadora
Cassin, Marcos (Presidente)
Fonseca, Sergio Cesar da
Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira
Lopes, Samila Bernardi do Vale
Título em português
A educação na Central Única dos Trabalhadores no contexto da crise do sindicalismo brasileiro: apontamentos sobre a apropriação da pedagogia libertadora
Palavras-chave em português
Central Única dos Trabalhadores
Educação sindical
Pedagogia libertadora
Sindicalismo
Resumo em português
A presente pesquisa tem como objeto a formação sindical desenvolvida pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) entre os anos finais da década de 1990 e o início dos anos 2000. Nosso objetivo é compreender as transformações que ocorreram no campo da formação sindical nesse contexto marcado pela crise do emprego e pelo refluxo do movimento sindical, decorrências do processo de reestruturação produtiva e do avanço das políticas neoliberais no Brasil. A partir de fontes documentais como resoluções de congressos e plenárias, revistas, material didático e publicações oficiais da CUT, buscamos analisar como a Pedagogia Libertadora, proposta por Paulo Freire, foi mobilizada pela Central visando justificar as mudanças em suas práticas educativas.
Título em inglês
The education in the Unified Workers' Central in the context of the crisis of the brazilian syndicalism: notes on the appropriation of the liberating critical pedagogy
Palavras-chave em inglês
Liberating critical pedagogy
Unified Workers Central
Union education
Unionism
Resumo em inglês
The present research regards the unionization fostered by the Central Única dos Trabalhadores (CUT), between the end of the 1990s and the early 2000s. Our goal was to understand the transformation that took place in the field of the unionization in the context of work crisis and the trade union movement decline, the consequences resulting from the productive restructuring process, and the advance of neoliberal policies in Brazil. We analyzed the Liberating Critical Pedagogy advocated by Paulo Freire that was promoted by the CUT. With the purpose of justifying the changes in its own educational practices. In this research we use sources such as congress and plenary resolutions, magazines, teaching materials and official publications of CUT.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-05-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.