• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.59.2023.tde-19122023-102041
Documento
Autor
Nombre completo
Diego Montanini Cardeal
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2023
Director
Tribunal
Pinto, Jose Marcelino de Rezende (Presidente)
Oliveira, Romualdo Luiz Portela de
Piotto, Débora Cristina
Sousa, Sandra Maria Zákia Lian
Título en portugués
Entre a glória do sucesso e a vergonha do fracasso: a cobertura dos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA no Brasil pelos enquadramentos da Folha de São Paulo
Palabras clave en portugués
Avaliação
Globalização
Neoliberalismo
OCDE
PISA
Políticas educacionais
Resumen en portugués
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Programme for International Student Assessment - PISA), desenvolvido e promovido pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), é um sistema internacional de avaliação de estudantes, que teve seu início no ano 2000. Realizado a cada três anos, o Pisa envolve, hoje, além dos países-membros da OCDE, as chamadas "economias parceiras", caso do Brasil e, atualmente, avalia jovens de 15 a 16 anos de idade em mais de 70 países. Sua atual abrangência revela a força da OCDE enquanto ator e instrumento político, capaz de pautar a agenda global da educação. Cada vez mais o debate no campo educacional tem sido influenciado pelos dados e resultados oriundos em testes e avaliações de larga escala, como o Pisa, servindo de base e justificava para a formulação ou reformulação de políticas e práticas educativas em diversas nações. Os resultados e os rankings divulgados pela mídia acaloram o debate público sobre educação e afetam, de formas variadas, a opinião pública, as ações dos policy makers e as políticas educacionais em nível nacional. Diante desse contexto, torna-se de fundamental importância a análise de como ocorre a recepção dos resultados brasileiros no Pisa por meio da mídia, uma vez que, esta última constitui-se como ator importante no que tange à construção social da realidade, além da capacidade de influenciar a opinião pública e, de certa forma, as decisões políticas. Sendo assim, a pesquisa em questão possui como objetivo geral analisar como se deu a recepção dos resultados brasileiros no Pisa por meio da cobertura do jornal Folha de São Paulo e quais debates essa cobertura suscitou, utilizando, para isso, a noção de enquadramento. Trata-se, portanto, de analisar quais foram os enquadramentos utilizados pelo jornal Folha de São Paulo na cobertura dos resultados do Pisa. A noção de enquadramento, assim como as varáveis que a compõe estabelecem os limites nos quais um debate ocorre, definindo o problema a ser discutido, além de apresentar causas, avaliação moral e propostas de solução. Com isso, acredita-se que o presente estudo possa, para além de analisar como ocorreu a cobertura da Folha de São Paulo sobre os resultados do Pisa, compreender quais os valores, princípios e ideias que circunscreveram os debates suscitados a respeito da educação brasileira.
Título en inglés
Between the glory of success and the shame of failure: the coverage of the results of the Program for International Student Assessment - PISA in Brazil by the frameworks of Folha de São Paulo
Palabras clave en inglés
Assessment
Educational policies
Globalization
Neoliberalism
OECD
PISA
Resumen en inglés
The Program for International Student Assessment (PISA), developed and promoted by the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD), is an international student assessment system, which began in 2000. Every three years, Pisa now involves, in addition to the OECD member countries, the so-called "partner economies", as in the case of Brazil, and currently assesses young people aged 15 to 16 in more than 70 countries. Its current scope reveals the strength of the OECD as an actor and political instrument, capable of guiding the global education agenda. Increasingly, the debate in the educational field has been influenced by data and results from large-scale tests and assessments, such as Pisa, serving as a basis and justification for the formulation or reformulation of educational policies and practices in several nations. The results and rankings published by the media heat up the public debate on education and affect, in different ways, public opinion, the actions of policy makers and educational policies at the national level. Given this context, it is of fundamental importance to analyze how the Brazilian results are received in Pisa through the media, since the latter is an important actor in terms of the social construction of reality, in addition to the ability to influence public opinion and, to some extent, political decisions. Therefore, the research in question has the general objective of analyzing how the Brazilian results were received in Pisa through the coverage of the newspaper Folha de São Paulo and what debates this coverage raised, using, for this, the notion of framing. Therefore, it is a matter of analyzing which frameworks were used by the newspaper Folha de São Paulo in covering the Pisa results. The notion of framing, as well as the variables that compose it, establish the limits within which a debate takes place, defining the problem to be discussed, in addition to presenting causes, moral evaluation and solution proposals. With this, it is believed that the present study can, in addition to analyzing how Folha de São Paulo covered the results of Pisa, understand what values, principles and ideas circumscribed the debates raised about Brazilian education.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-12-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.