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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2019.tde-16102020-114722
Documento
Autor
Nome completo
Renata Maira Tonhão Bolson
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2019
Orientador
Banca examinadora
Assolini, Filomena Elaine Paiva (Presidente)
Almeida, Marco Antonio de
Ferreira, Luzmara Curcino
Gregolin, Maíra Valencise
Título em português
O discurso de sujeitos-professores sobre as tecnologias digitais de informação e comunicação: sentidos em movimento
Palavras-chave em português
Análise de discurso
Letramento
Professor
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Resumo em português
A presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto escolar nos instigou a desenvolver esta pesquisa de mestrado e investigar o discurso de sujeitosprofessores do ensino médio sobre as referidas tecnologias em suas práticas pedagógicas escolares. A pesquisa foi realizada na rede pública do estado de São Paulo e, para sustentar nossos estudos, adotamos o arcabouço teórico-metodológico da Análise de Discurso de matriz francesa pecheuxtiana, a Teoria Sócio-Histórica do Letramento e as Ciências da Educação. A pesquisa contou com sete entrevistas semiestruturadas realizadas em 2018. Buscamos, por meio das entrevistas, analisar os dizeres dos sujeitos-professores sobre a formação continuada com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e identificar no/pelo discurso dos sujeitos-professores a (im)possibilidade de o sujeito-aluno constituir-se como intérprete-historicizado. Após a coleta de dados, as entrevistas foram lidas e transcritas, culminando na organização de três blocos discursivos para a constituição do corpus de análise. As análises das entrevistas reverberaram as seguintes marcas e indícios: a) as formações discursivas nas quais os sujeitos-professores se inscrevem são atravessadas por discursos-outros, como o neoliberal, que se entrelaçam e se dispersam, causam estranhamentos e reduzem o processo ensino-aprendizagem a uma função técnica; b) a formação continuada de qualidade aliada às condições de produção adequadas para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação podem levar os sujeitosprofessores a desenvolver práticas pedagógicas crítico-reflexivas; c) os sujeitos-professores não concebem o trabalho pedagógico com a escrita e a leitura por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; d) alunos de escolas públicas encontram poucas oportunidades de se posicionarem como intérpretes-historicizados, ou seja, atribuir e produzir sentidos a partir da sua memória discursiva. O movimento de análise objetivou contribuir interrogando os sentidos que circulam acerca das referidas tecnologias, tendo em vista uma reflexão crítica sobre seu uso na educação pública. A materialidade dos discursos, fonte de efeitos de sentidos nas/pelas formações imaginárias, forneceu-nos as bases sobre pensam e como significam o uso das tecnologias digitais na educação contemporânea os sujeitos-professores, para melhor compreendermos as possíveis transformações sócio-históricas implicadas nesse processo.
Título em inglês
Subject-teachers discourse about Information and Communication Technology in school practices: changing meanings
Palavras-chave em inglês
Discourse analysis
ICTs
Literacy
Teacher
Resumo em inglês
The occurrence of information and communication technology (ICT) techniques in schools encouraged the development of this master's degree dissertation and the investigation of high school Subject-teachers' discourse about ICT in school practices. We present results from analysis of seven semi structured interviews performed in 2018 with public schools Portuguese teachers of the State of São Paulo, Brazil. This work is grounded on the theory of discourse analysis, by the French Philosopher Michel Pêcheux, and on the socialhistorical approach of literacy in the Science of Education. Our proposition is to investigate the discourse of high-school subject-teachers about ongoing training regarding ICT, as well as to identify in/through the subject-teachers' discourse the (im)possibility of the subjectlearner emerge as a historicized-interpreter. The interviews were read and transcribed leading the organization of three discursive clusters, forming our corpus. The analysis revealed the following signs and clues: a) the discursive formation under which the subjectteachers are inscribed are crossed with other discourses, such as neo-liberal, interweaving and drifting apart, leading to awkwardness, reducing the teaching-learning process to a technical procedure; b) ongoing quality training combined with suitable conditions for the use of ICT may lead subject-teachers to develop critical-reflexive teaching practice; c) subject-teachers do not conceive reading and writing teaching practice through ICTs; d) public school students lack opportunities of taking their stand as historicized-interpreters, of assigning and producing meanings from their own discursive archive. Our analysis attempts to contribute by questioning the transient meanings about ICTs, in order to allow its critical use in public education. The concreteness of discourse, source of effects of meanings in/from imaginary formations provided us with the evidence of what subject-teachers think and attribute meaning to ICTs in contemporary education, so that we may better understand possible social historical transformations.
 
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Data de Publicação
2020-10-16
 
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