• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2021.tde-16082021-090730
Document
Auteur
Nom complet
Angélica Müller Trevilato
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2021
Directeur
Jury
Assolini, Filomena Elaine Paiva (Président)
Leite, Maria Alzira
Vizibeli, Danilo
Wrubel, Giovanna
Titre en portugais
Análise discursiva sobre o culturalismo e/ou a arte na educação: dizeres e práticas pedagógicas de sujeitos professores do ensino fundamental
Mots-clés en portugais
Análise de discurso
Arte
Culturalismo
Educação
Resumé en portugais
O presente trabalho teve por objetivo investigar, por meio dos postulados da Análise de Discurso de matriz francesa pecheuxtiana, a presença do culturalismo nos discursos e nas práticas pedagógicas de sujeitos professores do Ensino Fundamental I e II da Rede Estadual de Ensino na cidade de Ribeirão Preto/SP, e quais seriam suas perspectivas sobre a Arte na educação. Entende-se o conceito de sujeito discursivo, neste caso o educador, pelo viés pecheuxtiano, como interpelado, atravessado pela língua, pela história e por meio dos aparelhos ideológicos em massa. O conceito de culturalismo é compreendido aqui pela perspectiva horkheimeriana e adorniana os quais fincam no termo o entendimento de uma cultura em massa, fabricada pelos aparelhos ideológicos com o objetivo de controle e alienação do sujeito consumidor. Para a consolidação do que é a Arte nos afiliamos à filosofia heideggeriana sobre sua principal existência na história humana e como a mesma perpassa pelo tempo ontologicamente por intermédio da contemplação. O material que constitui o corpus de análise resulta de entrevistas semiestruturadas com seis sujeitos professores cujas práticas pedagógicas foram observadas e registradas em caderno de campo. A análise identifica práticas culturalistas e tradicionais, fundadas em discursos autoritários que dificultam possíveis outras abordagens para além das previstas nos materiais didáticos e do discurso pedagógico tradicional, porém também se observaram algumas interfaces artísticas que salientavam por entre as margens das práticas pedagógicas dos sujeitos professores observados, ainda que não devidamente valorizadas por eles mesmos, uma vez que inscritos em formações discursivas conteudistas, tradicionalistas ou ainda de passividade frente às condições objetivas de trabalho. Muito ainda é possível avançar no que diz respeito à possibilidade de circulação das diversas manifestações artísticas, em uma abertura de espaço à polissemia, ao discurso lúdico.
Titre en anglais
Discursive analysis on culturalism and/or the art in education: sayings and pedagogical practices of elementary school teachers
Mots-clés en anglais
Art
Culturalism
Discourse analysis
Education
Resumé en anglais
The present work has as purpose to investigate, being rooted in the postulations of the French derived Discourse Analysis from Michel Pêcheux, the presence of culturalism in the speeches and pedagogical practices of teachers from Ensino Fundamental I and II from Rede Estadual de Ensino in Ribeirão Preto/SP and which are their perspectives about Art in education. Acknowledging the concept of discursive subject, in this case the educator, bias Pêcheux, whom is interpellated, constituted by the idiom, history and by the mass ideological devices. The concept of culturalism is understood here by Max Horkheimer's and Theodor Adorno's perspectives which hammer into the term the understanding of a mass culture, built by the ideological devices with the main purpose of controlling and alienating the consumer. For the consolidation of what is Art we affiliate ourselves to the Martin Heidegger's philosophy which indicates its main existence through human history and how it pervades through time ontologically by intermediate of comtemplation. The material which constitutes the corpus of analysis results from observations taken place in elementary schools (Fundamental I e II) of Rede Estadual de Ensino de Ribeirão Preto, in São Paulo state, as well as semi-structured interviews with educators whose pedagogical practices were observed. The analysis identified culturalist and traditionalist practices, founded by intermediate of authoritarian discourses without the possibility of new approaches, however with some artistic interfaces which stress within the margins of the pedagogical practices from the teachers observed. Nevertheless, there is still room to advance regarding the possibility of circulation of the many artistic manifestations, characteristics of the ludical discourse.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-08-16
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.