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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2022.tde-16052022-081245
Documento
Autor
Nome completo
William Kleyton Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2021
Orientador
Banca examinadora
Fonseca, Sergio Cesar da (Presidente)
Narita, Felipe Ziotti
Sotana, Edvaldo Correa
Título em português
Para governar os pobres: Cândido Motta e a questão dos menores na cidade de São Paulo (1902-1935)
Palavras-chave em português
Cândido Motta
Menores
Pobres
São Paulo
Resumo em português
Este trabalho, denominado "Para governar os pobres: Cândido Motta e o problema dos menores na cidade de São Paulo (1902-1935)", tem por objetivo analisar e pontuar a trajetória institucional de Cândido Motta, importante figura dos cenários político e jurídico da cidade de São Paulo nos idos da Primeira República (1890-1930), sobretudo, no que diz respeito à reeducação de "menores" infratores em instituições especializadas que se desenvolveram em época, a exemplo, o Instituto Disciplinar Paulista. À guisa de realizar este estudo, pautamo-nos a partir de obras produzidas por Motta ao longo de sua vida pública, entre elas, livros e relatórios, e, para tal, procuramos identificar nestes escritos suas principais concepções acerca da identificação, classificação, do controle, governo, tutela e recolhimento desta infância desvalida e abandonada que caminhava pelas ruas da capital do estado em um cenário de intensas tensões sociais.
Título em inglês
To govern the poor: Cândido Motta and the problem of minors in the city of São Paulo (1902-1935)
Palavras-chave em inglês
Cândido Motta
Minors
Poor
São Paulo
Resumo em inglês
This work, called "To govern the poor: Cândido Motta and the problem of minors in the city of São Paulo (1902-1935)", aims to analyze and punctuate the institutional trajectory of Cândido Motta, an important figure in the political and legal scenarios of the city of São Paulo during the First Republic (1890-1930), especially with regard to the re-education of minor offenders "in specialized institutions that developed at the time, for example, the Instituto Disciplinar Paulista. As a guideline for this study, we are guided by works produced by Motta throughout his public life, including books and reports, and, for this, we try to identify in these writings its main conceptions about the identification, classification, control, government, guardianship and withdrawal of this destitute and abandoned childhood that he walked the streets of the state capital in a scenario of intense social tensions.
 
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Data de Publicação
2022-05-16
 
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