• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2022.tde-16022023-172646
Document
Auteur
Nom complet
Alessandra Texeira Terto
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2022
Directeur
Jury
Cunha, Marcus Vinicius da (Président)
Andrade, Erika Natacha Fernandes de
Lemgruber, Márcio Silveira
Titre en portugais
J. B. de La Salle: contribuições para uma crítica à pedagogia contemporânea
Mots-clés en portugais
Análise retórica
Educação popular
La Salle
Pedagogia contemporânea
Pedagogia moderna
Resumé en portugais
O "Guia das escolas cristãs" foi escrito no século XVIII pelo clérigo católico francês J. B. de La Salle. Trata-se de um manual destinado a estabelecer normas para assegurar a eficiência das escolas por ele criadas e dirigidas, dedicadas à educação popular. O objetivo desta dissertação é analisar as contribuições dessa obra para uma reflexão crítica acerca das tendências da educação na atualidade. Os três primeiros capítulos discorrem sobre as situações problemáticas enfrentados por La Salle no âmbito social e educacional de sua época e apresentam as passagens mais significativas do "Guia das escolas cristãs", texto pouco conhecido fora do círculo dos educadores lassalistas. Utilizando a metodologia da análise retórica, o manual é caracterizado pela metáfora "percurso determinado e determinável", a qual expressa a tese de que o processo educativo requer planejamento prévio e controle total das condutas e da subjetividade dos envolvidos. O quarto capítulo compara La Salle com outros pensadores cujas propostas são descritas pela metáfora "percurso indeterminado" e discute o significado da proposta lassaliana na era moderna e na atualidade. As ideias de La Salle integram uma linha de pensamento que não debate as finalidades da educação, apenas prescreve normas para o bom funcionamento das escolas, de modo a facilitar a mensuração do processo educacional. As conclusões indicam a necessidade superar o dualismo entre educação popular e educação de boa qualidade, em benefício de uma educação democrática.
Titre en anglais
J. B. de La Salle: contributions to a critique of contemporary pedagogy
Mots-clés en anglais
Contemporary pedagogy
La Salle
Modern pedagogy
Popular education
Rhetorical analysis
Resumé en anglais
The "Guide to Christian Schools" was written in the 18th century by the French Catholic cleric J. B. de La Salle. It is a manual aimed at establishing norms to ensure the efficiency of the schools he created and directed, dedicated to popular education. The objective of this dissertation is to analyze the contributions of this work to a critical reflection on the trends of education today. The first three chapters discuss the problematic situations faced by La Salle in the social and educational context of his time and present the most significant passages from the "Guide to Christian Schools", a text little known outside the circle of Lasallian educators. Using the methodology of rhetorical analysis, the manual is characterized by the metaphor "determined and determinable route", which expresses the thesis that the educational process requires prior planning and full control of the behaviors and subjectivity of those involved. The fourth chapter compares La Salle with other thinkers whose proposals are described by the metaphor "indeterminate route" and discusses the meaning of the Lasallian proposal in the modern era and today. La Salle's ideas are part of a line of thought that does not debate the purposes of education, only prescribes norms for the proper functioning of schools, in order to facilitate the measurement of the educational process. The conclusions indicate the need to overcome the dualism between popular education and good quality education, for the benefit of democratic education.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-03-22
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.