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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2020.tde-16022020-224324
Documento
Autor
Nome completo
Symone Angelica Cezar da Silva Augusto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2019
Orientador
Banca examinadora
Assolini, Filomena Elaine Paiva (Presidente)
Lastória, Andrea Coelho
Philbert, Larissa Angelica da Silva
Platzer, Maria Betanea
Título em português
Representações imagéticas de crianças nos livros didáticos de Português do ensino fundamental: questionamentos sobre a (re)produção de sentidos
Palavras-chave em português
Discurso
Educação
Infâncias
Livro didático de português
Representação imagética
Resumo em português
O livro didático ocupa espaço significativo na área da Educação. Dessa forma, é desejável, para os sujeitos-professores, que o aluno reconheça a si mesmo no livro didático, encontrando ali identificações quanto à sua subjetividade, desejos e pensamentos. Nesta pesquisa objetivamos investigar as imagens de crianças nos livros didáticos de Língua Portuguesa utilizados no ensino fundamental I (do primeiro ao terceiro ano). Buscamos, com isso, compreender como as crianças são representadas em livros didáticos, se/como as práticas pedagógicas escolares desenvolvidas em sala de aula podem sofrer interferências em relação a tais representações a respeito da desvalorização da diversidade cultural e se/como possibilitam uma educação multicultural. Investigamos, também, o conceito de infância presente nos livros didáticos utilizados pelos sujeitos-professores. Valemo-nos do arcabouço teórico metodológico da Análise de Discurso de matriz francesa pecheuxtiana. A construção do corpus deu-se a partir de recortes de entrevistas realizadas com os sujeitos-professores, observações em salas de aula e análises de representações de crianças nos livros didáticos trabalhados pelos participantes entrevistados. As análises empreendidas apontam o fato de as imagens inscreverem-se em formações discursivas que definem o brasileiro como miscigenado, em um processo de homogeneização e apagamento da diversidade, com o objetivo de construir uma identidade nacional.
Título em inglês
Imagetic representations of children in Portuguese textbooks of elementary school: questions about the (re) production of meanings
Palavras-chave em inglês
Childhoods
Discourse
Education
Imagetic representations
Portuguese language textbook
Resumo em inglês
The textbook occupies significant space in Education area. Thus, it is desirable to teachers-subjects, that student recognizes itself in the textbook, finding in it, identifications as regards its subjectivity, desires and thoughts. In this study, we intended to research the images of children in the Portuguese Language Textbooks utilized in Elementary School (1st grade to 5th grade). We seek, with this, to comprehend how the children are represented in textbooks, if/how the educational pedagogical practices developed in classrooms may experience interferences regarding such representations in respect of deappreciation of the cultural diversity and if/how they enable a multicultural education. We researched likewise the existent concept of childhood in the textbooks utilized by the teachers-subjects. We applied to theoretical-methodological framework of the French Matrix Discourse Analysis, in the perspective of Michel Pêcheux. The construction of corpus emerged from parts of interviews performed with the teachers-subjects, observations inside classrooms and analysis of representations of children in the textbooks worked by the interviewee participants. The analysis undertaken point the fact of the images enters in discursive formations that define the Brazilian as mixed-race, in a process of cultural homogenization and erasure of diversity, with the objective to construct a national identity.
 
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AUGUSTO.pdf (2.62 Mbytes)
Data de Publicação
2020-05-13
 
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