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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2023.tde-15012024-085255
Documento
Autor
Nome completo
Marcelo Rodrigo Martins da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2023
Orientador
Banca examinadora
Lastória, Andrea Coelho (Presidente)
Correia, Silvia Letícia Costa Pereira
Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa
Título em português
A colonialidade na educação e os efeitos do racismo em estudantes negros: o estado da arte das produções acadêmicas sobre a formação docente
Palavras-chave em português
Colonialidade
Estado da arte
Estudantes negros
Formação docente
Resumo em português
O trabalho exposto focaliza a Formação Docente e sua interação com o racismo vivenciado por estudantes negros. O objetivo principal é investigar o Estado da arte das produções cientificas sobre a Formação de professores, relacionadas a Educação Antirracista e Relações Étnico-raciais no Brasil. Os objetivos específicos dizem respeito a reflexão sobre as produções encontradas à luz do referencial teórico-metodológico educacional, verificação sobre a prevalência de trabalhos que evidenciam os desdobramentos da violência racial em estudantes negros e análise de propostas pedagógicas relacionadas à temática. O interesse por tais produções científicas deriva de nossa hipótese de que bases ideológicas legadas pelo Colonialismo brasileiro ainda promovam oposição à consolidação de uma Educação Antirracista focada na diversidade, colocando em segundo plano os saberes dos afro-brasileiros e dos povos indígenas, em privilégio de bases pedagógicas eurocentradas, apesar da Lei 10639-2003 estabelecer a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira. Supomos inicialmente encontrar número reduzido de produções científicas relacionadas à temática. A Escola tem papel socialmente reconhecido na formação de subjetividades e transformação social. Para que se edifique um processo educativo com vistas a equidade e convivência com a diversidade, a Formação docente precisa ser priorizada. Nesse contexto, a partir da abordagem qualitativa, analisamos o estado da arte das produções científicas referentes a essa temática. O estado da arte compreende uma metodologia de pesquisa que se baseia no procedimento de revisão bibliográfica acerca da produção científica de determinada temática. Com intuito de levantar os trabalhos produzidos no Brasil de janeiro de 2017 até setembro de 2022, sobre a temática referida, consultamos o banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A apreensão dos dados foi amparada pelo rigor metodológico da Análise de Conteúdo, conforme proposto Laurence Bardin. Trata-se de técnica de pesquisa que objetiva identificar padrões e tendências em um conjunto dos dados. Consiste em definir, codificar e categorizar os objetos da análise. Os resultados indicam que as produções científicas sobre a temática da Educação Antirracista e Relações Étnico-raciais ganharam legitimidade e presença no campo educacional brasileiro, apesar de considerarmos que o número das mesmas ainda é pequeno.
Título em inglês
Coloniality in education and the effects of racism on black students: state-of-the-art academic productions on teachers' education
Palavras-chave em inglês
Black students
Coloniality
State-of-the-art
Teachers' education
Resumo em inglês
This study focuses on teachers' education and its interaction with racism experienced by black students. The main objective is to investigate state-of-the-art academic productions on teachers' education related to antiracism education and ethnic-racial relationships in Brazil. The specific aims include the reflection upon the productions found in the light of the education theoretical-methodological framework, verification of the prevalence of studies evidencing the results of racial violence in black students and analysis of the pedagogical proposals related to the theme. Our interest in such scientific productions results from our hypothesis that ideological bases bequeathed by the Brazilian colonialism still promote opposition to the consolidation of antiracist education focused on diversity. The kind of education that neglects Afro-Brazilian and Indigenous peoples' knowledges, rather privileging Eurocentric teaching practices, despite the Law 10639-2003, which establishes the mandatory teaching of African-Brazilian History and Culture. We initially expected to find a reduced number of scientific productions related to the theme. Schools play a socially recognized role in the formation of subjectivities and social transformation. To create an education process aiming at equity and coexistence with diversity, teachers' education must be prioritized. In such context, we adopted a qualitative approach to analyze the state-of-the-art scientific productions connected to this theme. State-of-the-art regards a research methodology based on bibliographic review of the scientific production on a specific theme. Aiming to survey the works produced in Brazil from January 2017 until September 2022 on the relevant theme, we searched the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) database of theses and dissertations. Data collection was supported by the Content Analysis methodological rigor, as proposed by Laurence Bardin. This is a research technique that seeks to identify patterns and trends in a dataset. It includes the definition, codification, and categorization of the analysis objects. Our results indicated that although scientific productions on antiracist education and ethnic-racial relationship themes achieved legitimacy and presence in the Brazilian education field, their number is still low.
 
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Data de Publicação
2024-03-07
 
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