• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2020.tde-11022020-171454
Documento
Autor
Nombre completo
Nicolle de Paula Pereira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2019
Director
Tribunal
Piotto, Débora Cristina (Presidente)
Ernica, Mauricio
Koslinski, Mariane Campelo
Pinto, Jose Marcelino de Rezende
Título en portugués
A dimensão socioespacial no acesso a uma universidade pública: análise comparativa entre duas cidades
Palabras clave en portugués
Acesso à educação superior
Camadas populares
Desigualdades de acesso
Ensino público
Resumen en portugués
Com o intuito de refletir sobre a dimensão socioespacial do acesso a uma universidade pública, este trabalho objetivou realizar uma comparação entre o perfil social, cultural e econômico dos estudantes matriculados em carreiras de alto e baixo grau de seletividade existentes em dois campi da Universidade de São Paulo, um localizado na capital do estado (São Paulo) e outro no interior (Ribeirão Preto). Para isso, realizamos uma análise quantitativa de dados presentes nos questionários de avaliação socioeconômica, disponíveis no sítio eletrônico da Fundação Universitária para o Vestibular. Foram analisadas as seguintes informações: quantidade de egressos de escolas públicas e particulares, grau de instrução do pai e da mãe, cor/etnia e faixa de renda familiar mensal de estudantes matriculados em oito carreiras selecionadas, quatro com alto grau de seletividade e quatro com baixo grau de seletividade, em uma série histórica de dez anos para cada uma das duas cidades. Os dados indicam que, de modo geral, os estudantes matriculados no campus de São Paulo desfrutam de maiores recursos sociais, culturais e econômicos, comparativamente aos de Ribeirão Preto
Título en inglés
The socio-spatial dimension in access to a public university: comparative analysis between two cities.
Palabras clave en inglés
Access to higher education
inequalities of access
low-income classes
public education
Resumen en inglés
With the purpose of reflecting on a socio-spatial dimension in access to a public university, this study aimed to performed a comparison between the social, cultural and economic profiles of students registered in careers of high and low selectivity level existing in two campi of São Paulo University, one located in the State Capital (São Paulo) and another one in the States countryside (Ribeirão Preto). For this, we performed a quantitative analysis of data present in the socioeconomics evaluation questionnaire, available on the website of the University Foundation to Vestibular. The following information was analyzed: public school graduated numbers and private schools graduated numbers, mother and father level of education, color/ethnicity and monthly family income range of students registered in eight selected career, four with high level of selectivity and four with low level of selectivity, in a historical series of ten years for each one of the two cities. The data showed that, in general, the students registered in São Paulo campus experienced greater social, cultural and economic resources, compared to students from Ribeirão Preto
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
corrigida.pdf (5.73 Mbytes)
Fecha de Publicación
2020-03-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.