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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2020.tde-11022020-145820
Documento
Autor
Nome completo
Dayana Coelho Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2019
Orientador
Banca examinadora
Assolini, Filomena Elaine Paiva (Presidente)
Bairrao, Jose Francisco Miguel Henriques
Boni Junior, Jonas de Oliveira
Patti, Elci Antonia de Macedo Ribeiro
Título em português
Os discursos sobre laços de família e escola: o que os estudantes têm a dizer?
Palavras-chave em português
Adolescência
Análise de discurso
Famílias
Psicanálise
Resumo em português
A presente dissertação foi elaborada a partir de pesquisa na área da educação, embasada na psicanalise freudo-lacaniana e com contribuições da Análise de Discurso de matriz francesa pecheuxtiana. Para Lacan (2008) a função primordial da família é transmissão da cultura através da inserção no universo da linguagem, Roudinesco (2003) ressaltou que a principal lei a ser transmitida é a do desejo que funda os sujeitos e permite a civilização. Nosso objetivo geral foi analisar os discursos que estudantes adolescentes apresentam sobre laços de família e educação formal. Já nossos objetivos específicos foram os seguintes: Analisar as concepções sobre família nos discursos de adolescentes; Analisar como discursos sobre laços de família atravessam os discursos sobre a educação formal; Analisar os lugares ocupados pela família e pela escola na transmissão da lei. Para isso, efetuamos análise do discurso de quatro adolescentes, com idades variando entre treze e quatorze anos que frequentam oitavo e nono ano do ensino fundamental II, de uma escola pública no interior paulista. Foram efetuadas entrevistas a partir de roteiro pré-elaborado sobre o tema com questões abertas baseadas na literatura pesquisada sobre o assunto, e elaboradas de modo que encorajassem os sujeitos a narrarem as suas histórias familiares, a conceituarem família, a discorrerem sobre o que pensam sobre a família na atualidade e a relação com a educação formal. Posteriormente as entrevistas foram gravadas e transcritas. Foram efetuadas escutas flutuantes dos áudios e leituras flutuantes das entrevistas transcritas e selecionados recortes das entrevistas, tendo como critério os objetivos da pesquisa. Os adolescentes escutados nos ensinaram que as subjetivações não são determinadas a algum tipo de arranjo familiar especifico, e sim em como eles se posicionaram frente as contingencias de suas famílias, a partir do que foi transmitido para eles. O lugar do Outro esteve presente nos discursos dos adolescentes escutados, de modo que não estavam em uma posição de errância. Os discursos apresentaram famílias nas quais houve relações de menor autoritarismo, são outros modos de se relacionar, mas há interdição presente. A escola ocupou lugar de referência para as identificações imaginárias, simbólicas e lugar de amenizar as angústias. Já atividade intelectual apareceu como objeto necessário a uma possível completude no futuro, mas não como uma atividade prazerosa, sublimatória.
Título em inglês
Speeches about family ties and school: what students have to say
Palavras-chave em inglês
Adolescence
Discourse-analysis
Family
Pshychoanalysis
Resumo em inglês
The present work is elaborated from a research in the education field, based on Freudian-Lacanian pshychoanalysis with contributions from pecheuxtian discourse-analysis theory. To Lacan (2008) the main duty of a Family is culture transmission through insertion into the language universe, Roudinesco (2003) pointed that the main law to be transmitted is the law of desire that creates the subjects and allows civilization. Our general goal is to analyze the speeches that adolescent students, present about Family ties in current days and about formal education. Our specifics goals are as follows: Analyze the concepts about Family in the speeches; Analyze how the speeches about Family ties meet the speeches about formal education; Analyze the places occupied by the Family and by the school in the transmission of the law; To do so we analyzed four interviews made with adolescents ages ranging from thirteen to fourteen years cursing the eightieth and ninetieth grade from a public school in the inner state of Sao Paulo. Interviews were performed following a pre-established route about the theme with open questions based on the literature researched about them, elaborated in a way that encourages the subjects to narrate their Family stories, to concept Family, to discuss about what they think of the Family in current days and the relation with formal education. Later the interviews were taped and transcribed. Flutuant audio listening and Reading the transcribed interviews were made and cuts from interviews were selected, having as criteria the goals of the researches. Significant chain analysis has been performed where the subject appeared through indications. From this we point that listened adolescents tought us that the subjetivations are not determined to the specific Family ties but in how they positioned themselves facing their families contingencies, from what were taught to them. This way, the family position as the Other was present in the narratives listened, even if solely to contest them. The narratives presented families in networks (ROUDINESCO, 2003) in which horizontal relations were emphasized. Those are other ways of relationing, but interdiction is present, although of the predomination of horizontality. School takes a place of reference to the imaginary identifications and the place of softening the angst. The intelctual activity showed as an object necessary to a possible completion in future but not as a pleasurable activity, sublimation.
 
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DissertacaoSouza.pdf (925.17 Kbytes)
Data de Publicação
2020-05-15
 
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