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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2019.tde-09022021-171318
Documento
Autor
Nome completo
Silvia de Carvalho Machione Trindade
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2019
Orientador
Banca examinadora
Assolini, Filomena Elaine Paiva (Presidente)
Abrantes, Aline Reck Padilha
Bairrao, Jose Francisco Miguel Henriques
Patti, Ane Ribeiro
Título em português
Leitura e escrita: do sintoma ao sujeito
Palavras-chave em português
Educação
Escrita
Leitura
Psicanálise
Sintoma
Sujeito
Resumo em português
Esta pesquisa advém do nosso interesse em pensar a Educação a partir dos conhecimentos trazidos pela Psicanálise no ambiente institucional de educação não escolar. Nossa prática profissional colocou-nos diante de sujeitos que apresentavam dificuldades com a leitura e a escrita, o que nos instigou a pensar sobre como a teoria psicanalítica, especialmente no que se refere ao sintoma, poderia contribuir no trabalho com esses sujeitos. A Psicanálise tem como hipótese de trabalho o inconsciente - ao qual o Eu é submetido -, que se manifesta em atos falhos, sintomas, chistes, sonhos, isto é, arranjos inconscientes subjetivos, com vistas a alcançar alguma forma de satisfação. A partir dessa premissa, nosso objetivo foi investigar a relação do inconsciente freudiano com as dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita de sujeitos que apresentam um suposto atraso no processo de alfabetização. Por meio da pesquisa de campo, realizada em uma Organização Não Governamental que desenvolve um projeto de alfabetização para crianças e adolescentes com o perfil acima descrito, analisamos o percurso de três sujeitos, trazendo a construção dos casos fundamentada nas contribuições teórico-metodológicas da Psicanálise freudo-lacaniana. Dessa forma, acompanhamos as contribuições e efeitos práticos possíveis à Psicanálise no contexto institucional e, também, algumas de suas limitações. Buscamos demonstrar como a posição do sujeito em face do Outro se repete em suas relações dentro das instituições que frequenta e produz ressonâncias no processo de aprendizagem, sendo necessários manejos indiretamente associados ao ensinar e ao aprender. Considerando o impacto do inconsciente no processo de aprendizagem, refletimos a respeito de como o psicanalista pode contribuir no campo da Educação, encaminhando para o foco das discussões a singularidade do sujeito e seu trabalho de implicação naquilo que é trazido pelo aluno como problema.
Título em inglês
Reading and writing skills: from symptom to subject
Palavras-chave em inglês
Education
Psychoanalysis
Reading
Subject
Symptom
Writing
Resumo em inglês
This research accrues from our interest of thinking about Education according to the knowledge acquired by Psychoanalysis at the non-school institutional environment. Our professional practice placed us before subjects who presented trouble with reading and writing skills, which incited us thinking about how the psychoanalytic theory, specially referring to symptoms, could contribute at working with these subjects. The Psychoanalysis' working hypothesis is the unconsciousness - where the self is subject -, which can be manifested among failed acts, symptoms, witting, dreaming, that means subjective unconscious arrangements looking forward to some kind of satisfaction. According to this premise, our goal was to investigate the interconnection between Freudian unconsciousness and learning difficulties at reading and writing skills in subjects who showed an assumed backwardness at the literacy process. Through this field research, performed at and Non-Governmental Organization that develops a literacy project for children and teenagers with the profile described above, we have analyzed the course of three subjects, bringing the construction of these cases based on theoretical and methodological contributions of Freudo-Lacanian Psychoanalysis. Thus, we have followed the contributions, practical effects, and also some of the limitations to the Psychoanalysis at institutional environment. At this present paper, we seek to demonstrate how the position of the subject faced to the Other repeats itself in their relationships inside of the institutions in which they attend to and produces resonances at the learning process, needing indirectly associated management of teaching and learning. Considering the impact caused to the unconsciousness at the learning process, we have considered about how the psychoanalyst can contribute at the Education field, bringing the singularity of the subject and its work of involvement in what is brought by the student as an issue, to the spotlight.
 
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DISSERTACAO.pdf (948.74 Kbytes)
Data de Publicação
2021-03-24
 
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