• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2019.tde-09022021-171318
Document
Auteur
Nom complet
Silvia de Carvalho Machione Trindade
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2019
Directeur
Jury
Assolini, Filomena Elaine Paiva (Président)
Abrantes, Aline Reck Padilha
Bairrao, Jose Francisco Miguel Henriques
Patti, Ane Ribeiro
Titre en portugais
Leitura e escrita: do sintoma ao sujeito
Mots-clés en portugais
Educação
Escrita
Leitura
Psicanálise
Sintoma
Sujeito
Resumé en portugais
Esta pesquisa advém do nosso interesse em pensar a Educação a partir dos conhecimentos trazidos pela Psicanálise no ambiente institucional de educação não escolar. Nossa prática profissional colocou-nos diante de sujeitos que apresentavam dificuldades com a leitura e a escrita, o que nos instigou a pensar sobre como a teoria psicanalítica, especialmente no que se refere ao sintoma, poderia contribuir no trabalho com esses sujeitos. A Psicanálise tem como hipótese de trabalho o inconsciente - ao qual o Eu é submetido -, que se manifesta em atos falhos, sintomas, chistes, sonhos, isto é, arranjos inconscientes subjetivos, com vistas a alcançar alguma forma de satisfação. A partir dessa premissa, nosso objetivo foi investigar a relação do inconsciente freudiano com as dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita de sujeitos que apresentam um suposto atraso no processo de alfabetização. Por meio da pesquisa de campo, realizada em uma Organização Não Governamental que desenvolve um projeto de alfabetização para crianças e adolescentes com o perfil acima descrito, analisamos o percurso de três sujeitos, trazendo a construção dos casos fundamentada nas contribuições teórico-metodológicas da Psicanálise freudo-lacaniana. Dessa forma, acompanhamos as contribuições e efeitos práticos possíveis à Psicanálise no contexto institucional e, também, algumas de suas limitações. Buscamos demonstrar como a posição do sujeito em face do Outro se repete em suas relações dentro das instituições que frequenta e produz ressonâncias no processo de aprendizagem, sendo necessários manejos indiretamente associados ao ensinar e ao aprender. Considerando o impacto do inconsciente no processo de aprendizagem, refletimos a respeito de como o psicanalista pode contribuir no campo da Educação, encaminhando para o foco das discussões a singularidade do sujeito e seu trabalho de implicação naquilo que é trazido pelo aluno como problema.
Titre en anglais
Reading and writing skills: from symptom to subject
Mots-clés en anglais
Education
Psychoanalysis
Reading
Subject
Symptom
Writing
Resumé en anglais
This research accrues from our interest of thinking about Education according to the knowledge acquired by Psychoanalysis at the non-school institutional environment. Our professional practice placed us before subjects who presented trouble with reading and writing skills, which incited us thinking about how the psychoanalytic theory, specially referring to symptoms, could contribute at working with these subjects. The Psychoanalysis' working hypothesis is the unconsciousness - where the self is subject -, which can be manifested among failed acts, symptoms, witting, dreaming, that means subjective unconscious arrangements looking forward to some kind of satisfaction. According to this premise, our goal was to investigate the interconnection between Freudian unconsciousness and learning difficulties at reading and writing skills in subjects who showed an assumed backwardness at the literacy process. Through this field research, performed at and Non-Governmental Organization that develops a literacy project for children and teenagers with the profile described above, we have analyzed the course of three subjects, bringing the construction of these cases based on theoretical and methodological contributions of Freudo-Lacanian Psychoanalysis. Thus, we have followed the contributions, practical effects, and also some of the limitations to the Psychoanalysis at institutional environment. At this present paper, we seek to demonstrate how the position of the subject faced to the Other repeats itself in their relationships inside of the institutions in which they attend to and produces resonances at the learning process, needing indirectly associated management of teaching and learning. Considering the impact caused to the unconsciousness at the learning process, we have considered about how the psychoanalyst can contribute at the Education field, bringing the singularity of the subject and its work of involvement in what is brought by the student as an issue, to the spotlight.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
DISSERTACAO.pdf (948.74 Kbytes)
Date de Publication
2021-03-24
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.