• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2019.tde-09022021-161735
Documento
Autor
Nombre completo
Sarah Passos Vieira da Costa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2019
Director
Tribunal
Cunha, Marcus Vinicius da (Presidente)
Alvarenga, Claudia Helena Azevedo
Mercau, Horacio Héctor
Narita, Felipe Ziotti
Título en portugués
O valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey
Palabras clave en portugués
História da filosofia
John Dewey
Retórica
Resumen en portugués
O objetivo deste trabalho é compreender o valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey. Para alcançar essa meta, são analisados os textos de sua autoria publicados pela Southern Illinois University at Carbondale, EUA, disponível em versão eletrônica on line na plataforma Intelex Past Masters, organizados em três séries cronológicas: The Early Works (1882-1888, contendo 5 volumes), The Middle Works (1889-1924, em 15 volumes) e The Later Works (1925-1953, composta por 17 volumes), além de um volume suplementar com escritos de cronologia variada (1884-1951). Os dois primeiros capítulos do trabalho analisam, respectivamente, a frequência da expressão "history of philosophy" e a relevância do tema "história da filosofia" nos referidos textos, e o terceiro capítulo relaciona esses dados com as proposições educacionais deweyanas. Essa discussão revela que o valor da história da filosofia na obra de Dewey reside no valor por ele atribuído à própria história, mais precisamente a uma concepção do tempo histórico identificada com a sofística, o que, por sua vez, caracteriza o discurso educacional deweyano como associado à tradição retórica, bem como à pedagogia retórica.
Título en inglés
The educational value of the history of philosophy in John Dewey's work
Palabras clave en inglés
History of philosophy
John Dewey
Rhetoric
Resumen en inglés
The purpose of this work is to understand the educational value of the history of philosophy in John Dewey's work. To obtain this goal, the texts of his authorship are analyzed, edited by Southern Illinois University in Carbondale, USA, available by Intelex Past Masters, organized in three chronological sessions: The Early Works (1882-1888, 5 volumes), The Middle Works (1889-1924, 15 volumes) and The Later Works (1925-1953, 17 volumes), plus an additional volume with writings of varied chronology (1884-1951). The first two chapters of the work analyze, respectively, the frequency of the expression "history of philosophy" and the meaning of history of philosophy in the texts, and the third chapter related them to Deweyan educational propositions. This study presents that the value of the history of philosophy in Dewey's work is the value attributed by him to history itself, more precisely, a conception of historical time identified with sophistry, which, in turn, characterizes Deweyan educational discourse as associated with the rhetorical tradition as well as rhetorical pedagogy.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-03-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.