• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2023.tde-08052023-082716
Document
Auteur
Nom complet
Milton Rogério de Paula
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2023
Directeur
Jury
Romanelli, Geraldo (Président)
Risk, Eduardo Name
Soares, Ana Cristina Nassif
Titre en portugais
Escola, família e cidadania em um bairro periférico de Ribeirão Preto
Mots-clés en portugais
Cidadania
Cidadania-passiva
Escola
Família
Práticas escolares
Resumé en portugais
Esta pesquisa investigou e analisou se e como pais e mães de alunos de uma escola de ensino fundamental de um bairro periférico de Ribeirão Preto SP promovem a socialização e incentivam a escolarização dos filhos, como transferem a eles princípios básicos de cidadania relacionados a direitos e deveres e se essas orientações são diferentes segundo o sexo dos genitores e de filhos e filhas e ainda como avaliam a qualidade do ensino oferecido pela escola na formação da cidadania. Para isso, foi necessário investigar o conhecimento que mães e pais têm sobre cidadania e quais informações sobre o trabalho que a escola desenvolve nesse sentido. Para responder a essas perguntas foram realizadas entrevistas de modo remoto com cinco mães e cinco pais de alunos de uma escola de um bairro periférico de Ribeirão Preto, ocupado por população de baixa renda, com questões pertinentes à construção da cidadania, à qualidade e quantidade dos conteúdos oferecidos para a formação cidadã e às relações dos filhos no espaço escolar. Os dados coletados foram analisados de acordo com os referenciais teóricos da sociologia.
Titre en anglais
School, family and citizenship in a peripheral neighborhood of Ribeirão Preto
Mots-clés en anglais
Citizenship
Family
Passive-citizenship
School
School practices
Resumé en anglais
The aim of this paper is to investigate and analyze if and how fathers and mothers of students from an elementary school in a peripheral neighborhood of Ribeirão Preto SP promote socialization and encourage the schooling of their children, how they transfer basic principles of citizenship related to rights and duties to them and if these orientations are different according to the sex of the parents and sons and daughters and also how they evaluate the quality of the education offered by the school in the formation of citizenship. For this, it was necessary to investigate the knowledge wich mothers and fathers have about citizenship and what information about the work that the school develops in this regard. To answer these questions, interviews were carried out remotely with five mothers and five fathers of students from a school in a peripheral neighborhood, occupied by low-income population, with questions related to the construction of citizenship, the quality and quantity of contents offered for citizenship training and children's relationships in the school space. The collected data were analyzed according to the theoretical references of sociology.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-05-26
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.