• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2022.tde-06122022-084845
Documento
Autor
Nombre completo
Érica Souza Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2022
Director
Tribunal
Kawasaki, Clarice Sumi (Presidente)
Makino, Jéssica Mami
Souza, Virginia Lais de
Título en portugués
Os percursos formativos de atrizes e atores na cena teatral da cidade de Ribeirão Preto (SP)
Palabras clave en portugués
Atrizes e atores
Contextos e processos educativos
Formação
Pesquisa e experiência
Resumen en portugués
O texto apresenta resultados de uma pesquisa que investigou as trajetórias de formação de atrizes e atores da cidade de Ribeirão Preto (SP), incluindo-se aqui a miríade de espaços formativos (educativos) por eles ocupados e vivenciados, que vão desde os escolares aos não escolares e de antes a durante a atuação profissional no campo das artes cênicas. É uma pesquisa de natureza empírica em uma abordagem qualitativa da pesquisa educacional, na qual foram realizadas entrevistas com quatorze atrizes e atores de Ribeirão Preto, no período de março a junho de 2021, a fim de entender como esses atrizes/atores concebem suas trajetórias formativas nesse campo e na cena teatral de Ribeirão Preto. A partir de três categorias de análise - Formação, Pesquisa e Experiência, as entrevistas foram analisadas tendo como aportes teóricos, autores da sociologia das ocupações, que voltam seus olhares para o mundo do trabalho das artes, bem como, autores da filosofia da educação, que abordam a questão da experiência nos contextos pedagógicos e educacionais. Os resultados demonstram que a formação desses atores e atrizes se dá na multiplicidade de contextos e processos formativos, muito além da formação escolarizada, sobretudo na profissionalização, na experiência prática, no palco, nas redes de colaboração, dentre outros, trazendo contribuições importantes para a educação escolar, no sentido de promover uma abertura maior para questões que estão na sociedade e no mundo do trabalho.
Título en inglés
The formative paths of actresses and actors in the theatrical scene in the city of Ribeirão Preto (SP)
Palabras clave en inglés
Actresses and actors
Education
Educational contexts and processes
Research and experience
Resumen en inglés
The text presents the results of a research that investigates the formation trajectories of actresses and actors from the city of Ribeirão Preto/SP, including here the myriad of formative (educational) spaces by them occupied and experienced, ranging from school to non-school and before and during professional acting in the field of performing arts. It's an empiric research in a qualitative approach of an educational research, in which interviews were conducted with fourteen actresses and actors from Ribeirão Preto, from March to June 2021, in order to understand how these actresses/actors conceive their formative trajectories on these field and in the theatrical scene of Ribeirão Preto. Based on three analysis categories - Education, Research and Experience, the interviews were analyzed with theoretical contributions from occupational sociologist authors, who turn their eyes to the world of art's work, as well as authors of the philosophy of education, who approach the matter of experience in the pedagogical and educational contexts. The results show that the formation of these actors and actresses takes place in the multiplicity of contexts and formative process, far beyond school education, especially in professionalization, practical experience, in the stage, on collaboration networks, among others, bringing important contributions to school education, in the sense of promoting a bigger openness to matters that are in society and in the world of work.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-12-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.