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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2020.tde-06012021-093350
Document
Auteur
Nom complet
Adriana Carvalho Mizukami
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2020
Directeur
Jury
Lodi, Ana Claudia Balieiro (Président)
Peluso, Leonardo
Rivas, Noeli Prestes Padilha
Rodrigues, Fernanda dos Santos Castelano
Titre en portugais
Que bilinguismo é esse? Concepções presentes no projeto político-pedagógico de escolas que se autodenominam bilíngues
Mots-clés en portugais
Bilinguismo
Educação bilíngue
Projeto político-pedagógico
Resumé en portugais
Com o propósito de investigar qual concepção de bilinguismo permeia a proposta de educação bilíngue de escolas que se autodenominam bilíngues em uma cidade do nordeste do estado de São Paulo, esta pesquisa, de cunho qualitativo e documental, foi realizada. Para que tal objetivo fosse alcançado, buscou-se nos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) das escolas que aceitaram participar da pesquisa, identificar os elementos que compõem os documentos, compreender quais as perspectivas teóricas (linguísticas/educacionais) os estruturam e analisar como essas escolas concebem o aluno bilíngue. Como aporte teórico desse trabalho procurou-se estabelecer um diálogo com as concepções de Mikhail Bakhtin e seu Círculo, assim como com outros autores. Tornou-se necessário, inicialmente, discorrer sobre algumas perspectivas linguísticas que abordam a concepção de língua, bilinguismo e educação bilíngue, tendo em vista que esses são conceitos/ideias que carregam, historicamente, vários sentidos. Foram abordadas também questões referentes ao planejamento escolar, que se materializa nas instituições por meio de seu PPP. Das 144 instituições de Educação Básica pertencentes a rede privada de ensino do município, 03 escolas se autodenominavam bilíngues. Destas, 02 ofereceram a oportunidade para que a pesquisa fosse realizada, doravante escolas A e B. Compreendeu-se no PPP da escola A, que a presença de diferentes perspectivas teóricas (cognitivas e sociais) compondo o documento, revelaram um trabalho educacional semelhante ao vivenciado pelas escolas italianas de Reggio Emilia. Seu aluno constituiu-se bilíngue por meio da adoção de um currículo integrado, no qual o inglês e o português são utilizados nas relações cotidianas da escola, em todo ambiente escolar, como decorrência de seu programa de imersão. Neste sentido, a concepção de bilinguismo da escola A possibilita que os alunos vivam a língua em sua integridade concreta, transitando entre dois sistemas semióticos. A escola B apresentou sua proposta pedagógica norteada pela perspectiva de Jean Piaget, revelando assim, a presença de um sujeito cognitivo, protagonista de sua aprendizagem. Contudo, a proposta bilíngue dessa instituição ocorre por meio de um currículo optativo desenvolvido em período distinto daquele destinado às aulas regulares, por meio da adoção de um material de uma editora européia. Desta forma, entende-se que o aluno se constitui bilíngue apenas por aprender uma segunda língua. Somado a esses dados, identificou-se ainda nos dois PPPs, a presença de um discurso por meio do qual se compreende que ser bilíngue - português/inglês - será determinante para que os alunos tenham melhor desempenho em diferentes áreas de suas vidas.
Titre en anglais
What bilingualism is this? Present conceptions in the political-pedagogical project of schools that call themselves bilingual
Mots-clés en anglais
Bilingual education
Bilingualism
Political-pedagogical project
Resumé en anglais
In order to investigate which conception of bilingualism permeates bilingual education proposal of schools that call themselves bilingual in a city in the northeastern state of São Paulo, this research, qualitative and documentary nature, was held. For this objective to be achieved, we sought the political-pedagogical projects (PPP) schools that agreed to participate, to identify the elements of the documents, understand that the theoretical perspectives (language / education) the structure and analyze how these schools conceive the bilingual student. As theoretical basis of this study we sought to establish a dialogue with the views of Mikhail Bakhtin and his Circle, as well as other authors. It became necessary, initially, to discuss some linguistic perspectives that approach the conception of language, bilingualism and bilingual education, considering that these are concepts / ideas that carry, historically, several meanings. Issues related to school planning were also addressed, which materialize in institutions through its PPP. 144 of the Basic Education institutions belonging to private schools of the city, 03 schools called themselves bilingual. From those, 02 offered the opportunity for the research to be carried out, henceforth schools A and B. It was understood in the PPP of school A, that the presence of different theoretical perspectives (cognitive and social) composing the document, revealed an educational work similar to the one experienced by the Italian schools of Reggio Emilia. Its student was bilingual through the adoption of an integrated curriculum, in which English and Portuguese are used in everyday school relations, in every school environment, as a result of his immersion program. In this sense, the concept of bilingualism at school A allows students to live the language in its concrete integrity, transiting between two semiotic systems. School B presented its pedagogical proposal guided by the perspective of Jean Piaget, thus revealing the presence of a subject cognitive, protagonist of his learning. However, the purpose of this bilingual institution occurs through an optional curriculum developed in a different period from that for regular classes, through the adoption of material from an European publisher. Thus, it is understood that the student is bilingual just by learning a second language. In addition to these data, it was also identified in the two PPPs, the presence of a speech through which it is understood that being bilingual - Portuguese / English - will be decisive for students to have better performance in different areas of their lives.
 
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Date de Publication
2021-01-25
 
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