• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2022.tde-05092022-144041
Documento
Autor
Nombre completo
Jennyara Carolina de Campos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2022
Director
Tribunal
Pinto, Jose Marcelino de Rezende (Presidente)
Sant'Ana, Raquel Santos
Severi, Fabiana Cristina
Título en portugués
Educação do campo e o significado da escola no enraizamento e projetos de vida de jovens do assentamento "Boa Sorte" em Restinga / SP
Palabras clave en portugués
Educação do campo
Educação e reforma agrária
Enraizamento
Juventude camponesa
Projetos de vida
Resumen en portugués
Esse trabalho de pesquisa teve por objetivo investigar os impactos da vivência escolar no enraizamento e projetos de vida de jovens, que quando criança passaram pela escola EMEIF "Leonor Mendes Barros" situada em um assentamento de reforma agrária no município de Restinga, SP. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas com cinco jovens com idades entre 15 e 28 anos, além de análise documental. As entrevistas passaram pelo processo de análise de conteúdo. Os resultados indicam o esforço dos assentados para a garantia da implantação de uma escola no assentamento, a sua progressiva melhoria em termos de benfeitorias e equipamentos, bem como as dificuldades para a implementação de um projeto de Educação do Campo na mesma, condição essencial para os processos de enraizamento dos assentados, como aponta Roseli Caldart (2012). Destaca-se ainda a necessidade de capacitação de professoras/es e equipe escolar. Com relação aos aspectos relacionados aos projetos de vida dos jovens, os relatos remetem a desafios relacionados à continuidade dos estudos, ingresso no mundo do trabalho permeados por aspectos envolvendo gênero, raça e a condição de assentado rural.
Título en inglés
Rural Education and the meaning of school in the rooting and life projects of young people from the "Boa Sorte" settlement in Restinga / SP
Palabras clave en inglés
Education and agrarian reform
Life projects
Peasant youth
Rooting
Rural education
Resumen en inglés
This research work aimed to investigate the impact of school experience on rooting and life projects of young people who, as a child, went to EMEIF "Leonor Mendes Barros" school located at an agrarian reform settlement in the city of Restinga, SP. The methodology employed in this research is qualitative with semi-structured interviews with five young people between the ages of 15 and 28 years old, as well as a documentary analysis. The interviews went through the content analysis process. The results indicate the effort of the settlers to ensure the implementation of a school in the settlement, its progressive improvement in terms of amelioration and equipments, as well as the difficulties to implement a Peasant Education project in it, which is an essential condition for the rooting processes of settlers, as pointed out by Caldart (2012). It is also important to highlight the need to train teachers and school staff. In regard to aspects related to youth life projects, the reports refer to challenges related to the continuity of studies, entry into the world of work permeated by aspects involving gender, race and the condition of rural settling.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-10-04
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.