• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2019.tde-04022021-153927
Documento
Autor
Nombre completo
Flavia Rocha Carniel
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2019
Director
Tribunal
Cunha, Marcus Vinicius da (Presidente)
Fonseca, Sergio Cesar da
Lemgruber, Márcio Silveira
Narita, Felipe Ziotti
Título en portugués
Filosofia e educação em Michel de Montaigne
Palabras clave en portugués
Educação
Filosofia
Montaigne
Teoria da argumentação
Resumen en portugués
Este trabalho investiga em que medida as concepções filosóficas e educacionais de Michel de Montaigne, filósofo francês do século XVI, podem contribuir com a pedagogia contemporânea. A fonte primária da pesquisa é a obra Ensaios, cuja redação foi elaborada pelo filósofo entre 1580 e 1588; em 1595 foi publicada a edição póstuma que se considera, até hoje, a versão definitiva. A obra contém três volumes com 107 capítulos, ou "ensaios", cada qual versando sobre um tema singular. No rol de fontes secundárias estão produções da área de história da filosofia, história da educação e história geral, além de trabalhos específicos sobre Michel de Montaigne. O primeiro capítulo apresenta um estudo sobre as correntes filosóficas da Antiguidade que serviram de inspiração a Montaigne - ceticismo, epicurismo e estoicismo. O segundo capítulo aborda o contexto de vida do filósofo e os acontecimentos que podem ter influenciado a escrita de Ensaios. O terceiro capítulo traz reflexões sobre como o ceticismo montaigneano se faz presente nos ensaios concernentes à educação "Pedantismo" e "Da educação das crianças". A conclusão defende que as ideias educacionais de Montaigne não devem ser aplicadas de forma absoluta e mecanizada. O filósofo não apresenta um método exclusivo, nem soluções definitivas, mas evidencia a necessidade de desenvolver no estudante a capacidade reflexiva e, assim, assegurar uma educação mais humanizada.
Título en inglés
Philosophy and education in Michel Montaigne
Palabras clave en inglés
Argumentation theory
Education
Montaigne
Philosophy
Resumen en inglés
This work investigates to what extent the philosophical and educational conceptions of Michel de Montaigne, French philosopher of 16th century, can contribute with the contemporary pedagogy. The primary source of the research is the work Essays, elaborated by the philosopher between 1580 and 1588; in 1595 the posthumous edition, which is considered until today the definitive version, was published. Essays contains 3 volumes with 107 chapters, or "essays", each dealing with a singular theme. In the list of secondary sources are productions on history of philosophy, history of education and general history, as well as specific works on Michel de Montaigne. The first chapter presents a study of the philosophical currents of antiquity which inspired Montaigne - Skepticism, Epicureanism, and Stoicism. The second chapter addresses the context of the philosopher's life and the events that may have influenced the writing of Essays. The third brings reflections on how Montaignean skepticism is present in the essays concerning education - "Pedantism" and "The education of children". The conclusion holds that Montaigne's educational ideas should not be applied in an absolute and mechanized way. The philosopher does not present a unique method or definitive solutions, but shows the need to develop in the student the reflexive capacity and, thus, to ensure a more humanized education.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
dissertacaocorrigida.pdf (948.27 Kbytes)
Fecha de Publicación
2021-03-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.