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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2022.tde-03112022-153548
Documento
Autor
Nombre completo
Mariane Silva do Prado
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2022
Director
Tribunal
Araujo, Elaine Sampaio (Presidente)
Andrade, Erika Natacha Fernandes de
Leite, Priscila de Souza Chisté
Título en portugués
Educação estética na infância: contribuições da atividade orientadora de ensino
Palabras clave en portugués
Educação estética
Educação na infância
Organização do ensino
Resumen en portugués
A presente pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Ensino de Matemática na Infância (GEPEAMI/CNPq), tem como objeto de estudo a Educação Estética na Infância, relacionada com o ensino de arte, e objetiva caracterizar a educação estética nos princípios da Atividade Orientadora de Ensino (AOE), em uma perspectiva da emancipação humana à luz da teoria histórico-cultural (THC). Realizou-se, inicialmente, uma investigação bibliográfica sobre o desenvolvimento da estética em seu movimento lógico-histórico, considerando as concepções de estética e sua relação com a arte, observando suas mudanças e influências na história da humanidade, a partir do referencial teórico do materialismo histórico-dialético. Nesse movimento, discute-se o desenvolvimento psicológico na infância, com ênfase na atividade do jogo, e sua relação com a imaginação e a criação, como produtos da atividade humana. Para tanto, adotam-se as perspectivas de Vigotski, Leontiev e Elkonin. Destacam-se, também, as relações de poder que se estabelecem com a estética no capitalismo e sua influência na formação da personalidade das pessoas e na determinação da organização do ensino - objetivada em documentos oficiais e nas atividades com os alunos -, o que possibilitou discutir a relação professor-aluno na atividade estética. Por fim, apresentam-se os princípios da Atividade Orientadora de Ensino, com foco na educação estética, compreendendo-a como base teórico-metodológica de organização do ensino. A partir dessa discussão, realizou-se a análise de uma atividade de arte, cujo tema é Teatro de Sombras, considerando sua constituição e intencionalidade e também o papel do professor na organização do ensino. Observou-se o caráter reducionista da atividade, a qual apresenta o conceito acabado, já definido, restando apenas ser aplicado pelo professor e "ingerido" pelo aluno. Pensando nisso, produziu-se, a partir do mesmo conteúdo, uma atividade de ensino nos pressupostos da AOE. Iniciou-se com uma História Virtual do Conceito (HVC), que é o primeiro movimento de pesquisa do professor ao elaborar uma situação em que expresse o movimento lógico-histórico do conceito. A partir dessa HVC, para recuperar a síntese do conceito, propôs-se uma sequência de atividades, organizadas em onze etapas. Conclui-se, portanto, que a atividade de ensino elaborada nos princípios da AOE configura-se como uma possibilidade de o aluno realizar a apreensão e a síntese do conceito, bem como, nesse processo, produzir o desenvolvimento do pensamento estético.
Título en inglés
Aesthetic education in childhood: contributions from the teaching guidance activity
Palabras clave en inglés
Aesthetic education
Childhood education
Teaching organization
Resumen en inglés
This research is part of the Graduate Program in Education (PPGEdu) and the Study and Research Group on Teaching Mathematics in Childhood (GEPEAMI/CNPq), and its object of study is Aesthetic Education in Childhood, related to the art education, and aims to characterize aesthetic education in the principles of Teaching Guiding Activity (AOE), in a perspective of human emancipation in the light of cultural-historical theory (THC). Initially, a bibliographical investigation was carried out on the development of aesthetics in its logical-historical movement, considering the conceptions of aesthetics and its relationship with art, observing its changes and influences in the history of humanity, from the theoretical framework of materialism. historical-dialectical. In this movement, the psychological development in childhood is discussed, with emphasis on the activity of the game, and its relationship with imagination and creation, as products of human activity. For that, the perspectives of Vygotsky, Leontiev and Elkonin are adopted. Also noteworthy are the power relations established with aesthetics in capitalism and its influence on people's personality formation and on the determination of teaching organization - objectified in official documents and in activities with students -, which made it possible to discuss the teacher-student relationship in aesthetic activity. Finally, the principles of Teaching Guiding Activity are presented, focusing on aesthetic education, understanding it as a theoretical-methodological basis for teaching organization. Based on this discussion, an analysis of an art activity was carried out, whose theme is Shadow Theater, considering its constitution and intentionality and also the role of the teacher in the organization of teaching. The reductionist character of the activity was observed, which presents the finished concept, already defined, leaving only to be applied by the teacher and "ingested" by the student. With that in mind, a teaching activity based on the assumptions of the AOE was produced from the same content. It started with a Virtual History of the Concept (HVC), which is the teacher's first research movement to develop a situation in which to express the logical-historical movement of the concept. From this HVC, to recover the synthesis of the concept, a sequence of activities was proposed, organized in eleven stages. It is concluded, therefore, that the teaching activity elaborated on the principles of AOE is configured as a possibility for the student to carry out the apprehension and synthesis of the concept, as well as, in this process, to produce the development of aesthetic thinking.
 
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Fecha de Publicación
2022-11-23
 
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