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Dissertação de Mestrado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Josemara Duarte Vieira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2019
Orientador
Banca examinadora
Correa, Bianca Cristina (Presidente)
Brancaleoni, Ana Paula Leivar
Pacifico, Soraya Maria Romano
Unbehaum, Sandra Gouretti
Título em português
Educação infantil e gênero: um olhar sobre o material apostilado utilizado em um município paulista
Palavras-chave em português
Educação infantil
Gênero
Material apostilado
Resumo em português
O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa em nível de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Este projeto faz parte de uma pesquisa mais ampla realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas Públicas de Educação para a Infância (GEPPEI), intitulada Gestão de sistemas e unidades públicas de Educação Infantil: análise de uma microrregião no estado de São Paulo, orientada pela Professora Doutora Bianca Correa. Este recorte específico teve por objetivo aprofundar os estudos sobre Educação Infantil e gênero por meio da análise de material apostilado utilizado em um dos municípios integrantes da região analisada, tendo em vista os conteúdos propostos sob a ótica das questões de gênero. Como aporte teórico, recorremos à legislação vigente e produção acadêmica na área. Como recursos metodológicos, além da análise do conteúdo das apostilas, utilizamos entrevistas. A análise do material nos permitiu selecionar duas categorias principais, sendo a construção da imagem de menina/menino e a construção da imagem de mulher/homem. Como critérios de análise, escolhemos os padrões de vestimenta e a maneira como aparecem brinquedos e brincadeiras entre meninos e meninas e o papel ocupado e/ou a função social que mulheres e homens desempenham no material apostilado. No que diz respeito à vestimenta, foi possível constatar que o material veicula um padrão estereotipado, tendo em vista que as apostilas utilizam constantemente o uso de saia/vestido para as meninas e short/calça para meninos. Identificamos ainda um padrão predeterminado em relação aos brinquedos e brincadeiras, bem como a existência de espaços privilegiados para o brincar. Em relação à imagem de adultos foi possível verificar que no material apostilado os homens desempenham diversas funções, enquanto atribui-se às mulheres os afazeres domésticos e maternidade, desconsiderando assim seu papel no mercado de trabalho, com exceção da função docente. As entrevistas indicaram que há prioridade na realização das atividades das apostilas em detrimento ao brincar e revelaram práticas diferenciadas para meninos e meninas no ambiente escolar. Este estudo concluiu que a utilização de materiais apostilados no município C se constitui numa prática prescritiva e que os conteúdos veiculados nas apostilas favorecem a cristalização de conceitos que tendem a reforçar relações desiguais de gênero
Título em inglês
Early childhood education and gender: a look at the textbook used in a city in São Paulo State
Palavras-chave em inglês
Early childhood education
Gender
Textbook
Resumo em inglês
This thesis statement presents the results of a Master's level research of the Graduate Program in Education of the Faculty of Philosophy, Sciences and Literature of Ribeirão Preto. This project is part of a wider research conducted by the Group of Studies and Research about Educational Public Policies for Childhood (GEPPEI- in Portuguese), entitled as "Management systems and Public Units for Early Childhood Education: analysis from a microregion in the state of São Paulo", oriented by Professor Bianca Correa, Ph.D.. This specific piece aimed to deepen the studies on Early Childhood Education and gender through the analysis of the textbook used in one of the cities in the region that was analysed, considering the contents proposed from the point of view of gender issues. As a theoretical contribution, we resorted to the current legislation and the academic production in the subject. As methodological resources, besides the analysis of the textbook content, we used magazines. The material analysis allowed us to select two main categories, the image building of girl/boy and the image building of woman/man. Considering the analysis criteria, we chose the dress code and the way toys and games are presented to boys and girls and/or the social role women and men play in the textbook. Regarding the dress code, it was possible to certify that the material conveys a standard stereotype, considering that the textbooks show the use of skirt/dress to girls and shorts/trousers to boys constantly. We also identified a predetermined standard in relation to toys and games, as well as the existence of privileged spaces to play. About the adults image, it was possible to certify that in the textbook men perform several tasks, whereas women perform household chores and maternity tasks, disregarding their role in the workplace, except for teaching. The interviews indicated that there is a priority in carrying out the textbook activities to the detriment of playing, and they revealed distinct practices between boys and girls in the school environment. This study concluded that the use of textbooks in the city "C" constitutes in a prescriptive practice and that the contents conveyed in the textbooks favour the crystallization of concepts that tend to reinforce unequal gender relations
 
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Corrigida.pdf (2.94 Mbytes)
Data de Publicação
2019-08-08
 
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