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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2020.tde-03042020-140802
Documento
Autor
Nombre completo
Ariane Pereira Matias
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2020
Director
Tribunal
Rivas, Noeli Prestes Padilha (Presidente)
Bidinotto, Lucas Tadeu
Marques, Maria Auxiliadora de Resende Braga
Silva, Hilda Maria Goncalves da
Título en portugués
Gestão pedagógica em instituições do ensino superior: um estudo sobre o Núcleo Docente Estruturante (NDE)
Palabras clave en portugués
Ensino superior
Gestão pedagógica
Núcleo docente estruturante
Projeto pedagógico de curso
Resumen en portugués
Esta pesquisa apresenta como tema o Núcleo Docente Estruturante (NDE) como um importante espaço de gestão pedagógica nas Instituições do Ensino Superior. Estudos anteriores apontam que o NDE, normatizado pela Resolução CONAES n. 1/2010 é um instrumento avaliativo para a qualidade do ensino na Educação Superior. O objetivo deste trabalho é compreender a gestão pedagógica a partir da percepção do Núcleo Docente Estruturante em Instituição de Ensino Superior (IES), pública federal e privada de cursos de graduação, na modalidade presencial. O referencial teórico tem como base os estudos sobre Gestão Pedagógica; Currículo; Espaço, Lugar e Território; Estado-avaliador e regulação terceirizada e Projeto Pedagógico de Curso (PPC). A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, sendo utilizados como instrumentos de coleta de dados Documentos sobre o Núcleo Docente Estruturante acerca das normativas (Parecer, Legislações, Instrumentos de Avaliação de Cursos de Graduação e Decretos) e Entrevistas semiestruturadas. Participaram da pesquisa cinco docentes de duas IES sendo um Instituto Federal de Educação e um Centro Universitário da região de Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo (AC) - Análise Temática (AT), pautada em três categorias: Configuração do Núcleo Docente Estruturante como espaço de gestão pedagógica; O Projeto Pedagógico de Curso como atividade fim e outras questões do Núcleo Docente Estruturante e Concepção, impasses e desafios postos ao Núcleo Docente Estruturante. As análises das transcrições evidenciam que o NDE dos cursos de graduação, na perspectiva dos seus participantes, é um dos espaços da Instituição de Ensino Superior que possibilita a gestão pedagógica na medida em que os entrevistados reiteram a importância desse espaço de relações de poder, muitas vezes mediado pelo "trabalho voluntariado" dos docentes. Os resultados apresentam o desconhecimento dos professores/membros do NDE em relação as funções desempenhadas ao Colegiado de Curso, principalmente durante a reformulação do currículo que possibilita discussão sobre a elaboração do PPC no Ensino Superior.
Título en inglés
Pedagogical management in higher education institutions: a study on the Structuring Teaching Core (STC)
Palabras clave en inglés
Higher education
Pedagogical course project
Pedagogical management
Structuring teaching core
Resumen en inglés
This research has as its theme the Structuring Teaching Core (STC) as an important space for pedagogical management in Higher Education Institutions. Previous studies indicate that the STC, standardized by CONAES Resolution n. 1/2010 is an evaluative instrument for the quality of teaching in Higher Education. The objective of this work is to understand the pedagogical management from the perception of the Structuring Teaching Nucleus in Higher Education Institution (HEI), public and private undergraduate courses, in the face-to-face modality. The theoretical framework is based on studies on Pedagogical Management; Curriculum; Space, Place and Territory; State-evaluator and outsourced regulation and Pedagogical Course Project (PCP). The methodology used is of a qualitative approach, being used as instruments of data collection Documents about the Structuring Teaching Nucleus about the norms (Opinion, Legislation, Instruments of Evaluation of Undergraduate Courses and Decrees) and Semi-structured interviews. Five professors from two HEIs participated in the research, being a Federal Institute of Education and a University Center in the region of Ribeirão Preto, in the State of São Paulo. Data analysis was performed through Content Analysis (AC) - Thematic Analysis (AT), based on three categories: Configuration of the Structuring Teaching Nucleus as a pedagogical management space; The Pedagogical Course Project as an end activity and other issues of the Structuring Teaching Nucleus and Conception, impasses and challenges posed to the Structuring Teaching Nucleus. The analysis of the transcripts shows that the STC of undergraduate courses, from the perspective of its participants, is one of the spaces of the Higher Education Institution that enables pedagogical management as the interviewees reiterate the importance of this space of power relations, many sometimes mediated by the "volunteer work" of the teachers. The results show the lack of knowledge of STC teachers / members in relation to the functions performed by the Course Collegiate, mainly during the reformulation of the curriculum that allows discussion on the elaboration of the PCP in Higher Education.
 
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corrigidadefesa.pdf (4.77 Mbytes)
Fecha de Publicación
2020-05-14
 
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