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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2022.tde-02032023-104155
Documento
Autor
Nome completo
Maria Julia Camargo Bocchio
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2022
Orientador
Banca examinadora
Assolini, Filomena Elaine Paiva (Presidente)
Batista, Douglas Emiliano
Biziak, Jacob dos Santos
Título em português
(Des)envolvimento profissional docente na trilha do deslocamento: uma tessitura subjetiva
Palavras-chave em português
Análise de discurso
Desenvolvimento profissional
Dessimbolização
Educação
Formação de professores
Resumo em português
Diversas são as pesquisas que têm como objeto de estudo a docência e seus aspectos formativos. Porém, poucas delas se interessam pela constituição dos sujeitos professores, uma vez que promovem o apagamento das subjetivações e identificações, ocasionando o hiato entre profissionalização e os efeitos de subjetividades docentes. Esse fato tende a aprofundar as características alienantes e dessimbolizantes do neoliberalismo, o qual busca homogeneizar, padronizar, controlar e culpabilizar os sujeitos professores e suas práticas pedagógicas por meio da alteração provocada no simbólico. Nessas condições, impera a cultura da reprodução, na qual os sentidos tornam-se cristalizados e pouco problematizados. É diante dessa problemática que a pesquisa aqui exposta toma como objeto de estudo o (des)envolvimento profissional docente na perspectiva constitutiva, o que nos permite subverter as proposições dessimbolizantes do neoliberalismo, já que entra em cena o registro do simbólico na profissionalização. Para tanto, nos apoiamos nos conceitos da Análise de Discurso de matriz francesa pecheutiana e nas considerações da psicanálise freudo-lacaniana. Ambas nos permitiram reconhecer o (des)envolvimento profissional enquanto processo contínuo e simbolizante, que se move pelas relações de desejo dos professores com os conhecimentos advindos da formação inicial e continuada. Por isso, buscamos no processo de significação, simbolização e deslocamento de sentidos o centro para que a docência deixe de ser reprodutora e dessimbolizante para se tornar constitutiva. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com oito professores de duas diferentes escolas estaduais paulistas. Os resultados das análises apontam para três processos diferentes de subjetivação. No primeiro grupo de professores, encontramos o alinhamento à formação discursiva dessimbolizante neoliberal, vivenciando o desenvolvimento profissional na esteira pré-programada; no segundo grupo foi constatado o questionamento de tal formação discursiva mas não seu deslocamento, pois as relações com os conhecimentos não estavam na esteira do desejo, mas sim da utilidade; já no terceiro grupo, por meio do conceito de autoria, conseguimos perceber a experiência do professor em seu (des)envolvimento profissional, constituindo-se na profissionalização por meio da ressignificação de sentidos impostos, encontrando furos no cristalizado e desidentificando-se, portanto, da formação discursiva dessimbolizante.
Título em inglês
Involved to develop the professional teacher in the path of displacement: a subjective composition
Palavras-chave em inglês
Desimbolization
Discourse analysis
Education
Professional development
Teacher training
Resumo em inglês
There are several studies that have as object of study the teaching and its formative aspects, however, few of them are interested in the constitution of the subject teacher, since they promote the erasing of subjectivations and identifications, causing the gap between professionalization and teaching subjectivity. This fact tends to deepen the alienating and desymbolizing characteristics of neoliberalism, which seeks to homogenize, standardize, control and blame the subject teachers and their teaching practices through the change caused in the symbolic. In these conditions, the culture of reproduction reigns, where the meanings become crystallized and little problematized. It is in face of this problem that the research listed here takes as an object of study the professional teaching development in the constitutive perspective, which allows us to subvert the desymbolizing propositions of neoliberalism, since it comes into play the register of the symbolic in professionalization. For this, we supported ourselves on the concepts of Discourse Analysis of French Pêcheuxtian matrix and the considerations of Freudo-Lacanian psychoanalysis, both allowed us to recognize the professional development as a continuous and symbolizing process, which moves by the relations of desire of teachers with the knowledge coming from the initial and continuing education, therefore, we seek in the process of signification, symbolization and displacement of senses the centre so that the teaching stops being reproductive and desymbolizing to become constitutive. Semi-structured interviews were carried out with eight teachers from two different state schools in São Paulo. The results of the analysis point to three different processes of subjectivation, in the first group of teachers we found the alignment to the desymbolizing neoliberal discursive formation, experiencing the professional development in the pre-programmed treadmill; in the second group it was found the questioning of such discursive formation but not its displacement, because the relations with the knowledge were not in the treadmill of desire, but of utility; already in the third group, through the concept of authorship, we could perceive the experience of the teacher in his professional development, constituting himself in the professionalization through the re-signification of imposed meanings, finding holes in the crystallized and disidentifying himself, therefore, of the desymbolizing discursive formation.
 
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Data de Publicação
2023-03-20
 
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