• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2022.tde-02022023-095455
Documento
Autor
Nome completo
Letícia Moraes Esposto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2022
Orientador
Banca examinadora
Assolini, Filomena Elaine Paiva (Presidente)
Jaeger, Dirce
Pietri, Emerson de
Título em português
Alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental: análises discursivas sobre os (des)caminhos da base nacional comum curricular
Palavras-chave em português
Alfabetização
Análise de discurso
Autoria
Base nacional comum curricular
Letramento
Resumo em português
Apresentamos resultados da pesquisa em que investigamos quais influências os ideais neoliberais tiveram na construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como isso impacta o processo de alfabetização dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a formação dos sujeitos leitores. Entendemos que o ensino da leitura e da escrita devem formar sujeitos leitores críticos que questionam os sentidos pré-estabelecidos e criam seus próprios sentidos, de acordo com seu interdiscurso. Com isso, amparamo-nos nas contribuições da Análise de Discurso de matriz francesa, na teoria Sócio-Histórica do Letramento e nas Ciências da Educação. Salientamos que a Análise de Discurso nos ampara teórica e metodologicamente; com isso, os pressupostos teóricos guiarão também as nossas análises. Partindo desse enfoque discursivo, essa investigação se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com sujeitos professores, coordenadores pedagógicos e Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico da rede estadual paulista e, também, por recortes da própria BNCC que tratam de alfabetização, leitura e letramento. Por meio dos discursos dos sujeitos participantes, analisamos como a proposta da BNCC chegou às escolas, os saberes dos professores sobre esse documento e suas possíveis contribuições para a prática pedagógica com alfabetização, letramento e leitura. As análises apontam que a BNCC se fundamenta em concepções neoliberais, gerencialistas, mercadológicas e tecnicistas da educação, que influenciam (in)diretamente as práticas pedagógicas dos professores. Assim, a formação de sujeitos leitores ocorre considerando a leitura e a escrita como mera decodificação e aprendizagem de um código, formando alunos conformados com os sentidos cristalizados e tidos como os únicos possíveis.
Título em inglês
Literacy in the early years of elementary school: discursive analyzes on the (mis)paths of the national curricular common base
Palavras-chave em inglês
Authorship
Common national curriculum base
Discourse analysis
Literacy
Resumo em inglês
We present research results in which we investigate what influences neoliberal ideals caused in the construction of the National Common Curricular Base (BNCC) and how this impacts the literacy process of the early years of Elementary School and the formation of readers. We understand that the teaching of reading and writing must form critical readers who question pre-established meanings and create their own meanings, according to their interdiscourse. With this, we support the contributions of French Discourse Analysis, the Socio-Historical Theory of Literacy and the Sciences of Education. We emphasize that Discourse Analysis supports us theoretically and methodologically, with this, the theoretical assumptions will also guide our analyses. Based on this discursive approach, this investigation was carried out through semi-structured interviews with teachers, pedagogical coordinators and Coordinator Professors of the Pedagogical Nucleus of the São Paulo state network, and also through clippings from the BNCC itself that deal with literacy, reading and literacy. Through the speeches of the participating subjects, we analyzed how the BNCC proposal reached schools, the teachers' knowledge about this document and its possible contributions to the pedagogical practice with literacy, literacy and reading. The analyzes indicate that the BNCC is based on neoliberal, managerial, marketing and technical concepts of education, which (in)directly influence the pedagogical practices of teachers. Thus, the formation of reading subjects occurs considering reading and writing as mere decoding and learning of a code, forming students who are conformed to crystallized meanings and seen as the only possible ones.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-02-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.