• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2022.tde-02022023-095455
Document
Auteur
Nom complet
Letícia Moraes Esposto
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2022
Directeur
Jury
Assolini, Filomena Elaine Paiva (Président)
Jaeger, Dirce
Pietri, Emerson de
Titre en portugais
Alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental: análises discursivas sobre os (des)caminhos da base nacional comum curricular
Mots-clés en portugais
Alfabetização
Análise de discurso
Autoria
Base nacional comum curricular
Letramento
Resumé en portugais
Apresentamos resultados da pesquisa em que investigamos quais influências os ideais neoliberais tiveram na construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como isso impacta o processo de alfabetização dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a formação dos sujeitos leitores. Entendemos que o ensino da leitura e da escrita devem formar sujeitos leitores críticos que questionam os sentidos pré-estabelecidos e criam seus próprios sentidos, de acordo com seu interdiscurso. Com isso, amparamo-nos nas contribuições da Análise de Discurso de matriz francesa, na teoria Sócio-Histórica do Letramento e nas Ciências da Educação. Salientamos que a Análise de Discurso nos ampara teórica e metodologicamente; com isso, os pressupostos teóricos guiarão também as nossas análises. Partindo desse enfoque discursivo, essa investigação se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com sujeitos professores, coordenadores pedagógicos e Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico da rede estadual paulista e, também, por recortes da própria BNCC que tratam de alfabetização, leitura e letramento. Por meio dos discursos dos sujeitos participantes, analisamos como a proposta da BNCC chegou às escolas, os saberes dos professores sobre esse documento e suas possíveis contribuições para a prática pedagógica com alfabetização, letramento e leitura. As análises apontam que a BNCC se fundamenta em concepções neoliberais, gerencialistas, mercadológicas e tecnicistas da educação, que influenciam (in)diretamente as práticas pedagógicas dos professores. Assim, a formação de sujeitos leitores ocorre considerando a leitura e a escrita como mera decodificação e aprendizagem de um código, formando alunos conformados com os sentidos cristalizados e tidos como os únicos possíveis.
Titre en anglais
Literacy in the early years of elementary school: discursive analyzes on the (mis)paths of the national curricular common base
Mots-clés en anglais
Authorship
Common national curriculum base
Discourse analysis
Literacy
Resumé en anglais
We present research results in which we investigate what influences neoliberal ideals caused in the construction of the National Common Curricular Base (BNCC) and how this impacts the literacy process of the early years of Elementary School and the formation of readers. We understand that the teaching of reading and writing must form critical readers who question pre-established meanings and create their own meanings, according to their interdiscourse. With this, we support the contributions of French Discourse Analysis, the Socio-Historical Theory of Literacy and the Sciences of Education. We emphasize that Discourse Analysis supports us theoretically and methodologically, with this, the theoretical assumptions will also guide our analyses. Based on this discursive approach, this investigation was carried out through semi-structured interviews with teachers, pedagogical coordinators and Coordinator Professors of the Pedagogical Nucleus of the São Paulo state network, and also through clippings from the BNCC itself that deal with literacy, reading and literacy. Through the speeches of the participating subjects, we analyzed how the BNCC proposal reached schools, the teachers' knowledge about this document and its possible contributions to the pedagogical practice with literacy, literacy and reading. The analyzes indicate that the BNCC is based on neoliberal, managerial, marketing and technical concepts of education, which (in)directly influence the pedagogical practices of teachers. Thus, the formation of reading subjects occurs considering reading and writing as mere decoding and learning of a code, forming students who are conformed to crystallized meanings and seen as the only possible ones.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-02-09
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.