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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2021.tde-01042021-214247
Documento
Autor
Nome completo
Inês Aparecida Bolandin Marcomini
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2020
Orientador
Banca examinadora
Rivas, Noeli Prestes Padilha (Presidente)
Fernandes, Maria José da Silva
Pedroso, Cristina Cinto Araujo
Pinto, Umberto de Andrade
Título em português
A profissionalidade dos professores coordenadores dos anos iniciais no ensino fundamental da rede pública estadual de Ribeirão Preto
Palavras-chave em português
Formação continuada em serviço
Professor coordenador
Profissionalidade do professor coordenador
Resumo em português
Este trabalho tem como pressuposto compreender como se constitui a profissionalidade do Professor Coordenador (PC) dos Anos Iniciais, no âmbito da formação continuada em serviço, bem como as implicações no seu papel de formador de Professores, considerando o contexto escolar. Portanto, os processos formativos, a profissionalidade deste profissional, os desafios e tensões resultantes desses fatores, são objetos de reflexão. No estado de São Paulo, as formações em serviço dos PCs são realizadas nas Diretorias de Ensino, desdobrando-se nas Unidades Escolares por meio das Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC). Para tanto, delimitam-se os avanços e retrocessos explicitados nas políticas públicas nacionais e do estado de São Paulo materializados nos documentos oficiais que regulam a função de PC. Expõe-se, também, os conceitos de profissionalidade e formação continuada, constatando-se que eles se fundem e se articulam, enquanto complementares, constituem-se processualmente, ou seja, de forma progressiva, em colaboração com os pares, favorecendo a reflexão sobre a prática docente, através da intencionalidade pedagógica e da interação, possibilitando, assim, a construção de conhecimentos e a ressignificação da ação pedagógica de maneira crítico-reflexiva. O referencial teórico-metodológico ancora-se em autores que tratam da formação continuada em serviço e da profissionalidade docente que, por aproximação, pode se articular com a do Professor Coordenador, suas dimensões individuais e coletivas, assim como com as contradições que perpassam pela função. Adota-se a pesquisa com abordagem qualitativa por meio de Análise de Conteúdo Temático e Análise Documental, balizadas em duas categorias: Profissionalidade do Professor Coordenador e Formação Continuada em serviço. Os participantes da pesquisa são 12 Professores Coordenadores. Os instrumentos de coleta de dados, que constituíram o corpus da pesquisa foram: questionário; grupo focal e observação não participante realizada nas ATPCs de duas escolas com Anos Iniciais. Os resultados revelam que 75% dos PCs são docentes efetivos, 25% possuem formação inicial em Pedagogia e 75% em outros cursos de Licenciatura. Eles têm como desafios da formação continuada em serviço, alguns aspectos que extenuam sua atuação, tais como: gerir a equipe docente, realizar acompanhamento em sala de aula, aspectos de iniciante na função, rotina do PC (diversidade de atribuições e desvios de função), gestão do tempo, profissionalidade do Professor e ATPC como lugar/ espaço de formação. Questões como o volume expressivo de avaliações externas, bonificação por mérito, o fato de ser uma função e não um cargo, não foram citadas podendo ser uma condição para a desprofissionalização da função e, por conseguinte, de fragilidade da profissionalidade.
Título em inglês
The professionality of the coordinating teachers of the early years in the state network of Ribeirão Preto
Palavras-chave em inglês
Coordinating teacher
Coordinating teacher professionality
In-service training
Resumo em inglês
This work has as an assumption to understand how the professionality of the Coordinating Teachers (CTs) of the Initial Years is constituted, in the scope of the in-service training and the implications in their role as teacher trainers, considering the school context. Therefore, the training processes, the professionality of this professional, the challenges and tensions resulting from these factors, are objects of reflection. In the State of São Paulo, the in-service training of the CTs is carried out in the Directorates of Education, unfolding in the School Units through the Collective Pedagogical Work Classes (CPWCs). To this end, it is delimited the advances and setbacks made explicit in the public policies of Brazil and of the State of São Paulo materialized in the official documents that regulate the function of CT. It also exposes the concepts of professionality and continuing education, realizing that they merge and articulate each other, while complementary, are constituted procedurally, that is, progressively, in collaboration with their peers, supporting the reflection on the teaching practice, through pedagogical intentionality and interaction, thus enabling the construction of knowledge and the reframing of pedagogical action in a critical-reflexive way. The theoretical-methodological framework is anchored in authors who deal with in-service training and teaching professionality, which, by approximation, can be articulated with that of the Coordinating Teacher, their individual and collective dimensions, as well as the contradictions that permeate the function. Research with a qualitative approach is adopted through Thematic Analysis and Document Analysis, divided in two categories: Professionality of the Coordinating Teacher and In-service Training. The research included 12 Coordinating Teachers as participants. The data collection instruments that constituted the research corpus were: questionnaire; focus group and non-participant observation carried out in the CPWCs of two schools with Early Years. The results show that 75% of the CTs are effective teachers, 25% have initial degree in Pedagogy and 75% in other graduation courses. They have as challenges of in-service training some aspects that can stress their performance, such as: managing the teaching team, conducting monitoring in the classroom, aspects of beginners in the role, CT routine (diversity of tasks and diversions of function), time management, Teacher professionality and CPWC as a training place / space. Issues such as the expressive volume of external evaluations, merit pay, the fact that it is an occupation and not a role, were not mentioned and may be a condition for the deprofessionalisation of the function and, therefore, fragility of professionality.
 
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Data de Publicação
2021-04-15
 
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