• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2022.tde-25072022-105729
Document
Auteur
Nom complet
Natan Henrique Bataglia Felisberto
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2022
Directeur
Jury
Motokane, Marcelo Tadeu (Président)
Ratz, Sofia Valeriano Silva
Santos, Bruno Ferreira dos
Valle, Mariana Guelero do
Titre en portugais
O processo de recontextualização no Currículo de Ciências: análise da exigência conceitual na construção do discurso pedagógico
Mots-clés en portugais
Currículo de ciências
Exigência conceitual
Prática pedagógica
Recontextualização
Sociologia educacional
Resumé en portugais
A redução do nível de exigência conceitual é um grave problema para a qualidade do currículo de ciências. O objetivo de pesquisa é: investigar o nível de exigência conceitual presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais, no Caderno do Aluno do projeto São Paulo faz escola, em uma Sequência Didática Investigativa sobre a Ecologia de morcegos, nas aulas de três professores de Ciências e nas produções textuais escritas de estudantes, compostas por artigos de opinião e relatórios científicos. Dentre os referenciais teóricos adotados, podemos mencionar as teorias do sociólogo Basil Bernstein, o conceito de exigência conceitual formulado por Ana Maria de Morais e as teorias sobre o currículo de José Gimeno Sacristán. Os métodos de investigação adotados se baseiam na abordagem mista de investigação, que recorre às formas de inquérito quantitativa e qualitativa. Os resultados indicam que, ao longo do processo de recontextualização do conhecimento científico, ocorre uma redução no nível de exigência conceitual. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais indicaram alto nível de exigência conceitual. O Caderno do Aluno do projeto São Paulo faz escola indicou baixo nível de exigência conceitual. A Sequência Didática Investigativa e as aulas dos três professores indicaram níveis de exigência conceitual intermediários. As produções textuais escritas dos estudantes indicaram diferenças. Os resultados sugerem que a Sequência Didática Investigativa e as aulas de um dos professores promovem um currículo de alta qualidade.
Titre en anglais
The recontextualization process in the Science Curriculum: analysis of the conceptual demand in the construction of the pedagogical discourse
Mots-clés en anglais
Conceptual demand
Pedagogic practice
Recontextualization
Science curriculum
Sociology of education
Resumé en anglais
The reduction in the level of conceptual demand is a serious problem for the quality of the science curriculum. The research objective is: to investigate the level of conceptual demand present in the National Curricular Parameters of Natural Sciences, in the student's notebook of the project São Paulo faz escola, in the Inquiry Didactic Sequence on the Ecology of bats, in the classes of three science teachers and in the written text productions of students, composed of opinion articles and scientific reports. Among the theoretical references adopted, we can mention the theories of the sociologist Basil Bernstein, the concept of conceptual demand formulated by Ana Maria de Morais, and the theories about curriculum by José Gimeno Sacristán. The research methods adopted are based on the mixed approach of investigation, which uses the quantitative and qualitative forms of inquiry. The results indicate that, throughout the process of recontextualizing scientific knowledge, there is a reduction in the level of conceptual demand. The National Curriculum Parameters of Natural Sciences indicate a high level of conceptual demand. The student's notebook of the project São Paulo faz escola indicate a low level of conceptual demand. The Inquiry Didactic Sequence and the classes of the three teachers indicate intermediate levels of conceptual demand. The written text productions of students indicate differences. The results suggest that the Inquiry Didactic Sequence and the classes of one of the teachers promote a high-quality curriculum.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-08-03
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.