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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2021.tde-13022021-174408
Document
Author
Full name
Bruno Toledo Freitas
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
Ribeirão Preto, 2020
Supervisor
Committee
Martinis, Bruno Spinosa de (President)
Malfará, Wilson Roberto
Paschoal, Jonas Augusto Rizzato
Title in Portuguese
Investigação dos níveis de etanol em ar exalado, fluido oral e sangue capilar e correlação com efeitos cognitivos e psicomotores em indivíduos após o consumo de bebidas alcoólicas
Keywords in Portuguese
Ar exalado
Bebida alcoólica
Condução veicular
Cromatografia
Etilômetro
Fluido oral
Sangue
Telefone celular
Abstract in Portuguese
Introdução - Após validação de métodos analíticos, estudos de concentração plasmática de etanol ao longo do tempo e ancestralidade genética, foi avaliada a capacidade de dirigir um veículo em um circuito fechado após consumo de bebida alcoólica concomitante com o uso de celular. Objetivo - Conhecer a influência do desvio de atenção causada após o consumo de etanol quando associado ao uso do telefone celular enquanto dirige e empregar análises genéticas para tentar classificar o tipo de metabolismo de diversos indivíduos. Método - Realizar quantificação de etanol por métodos cromatográficos em amostras fluido oral e sangue, e em ar exalado utilizando o "Teste do Bafômetro" em grupo de 15 voluntários com material genético já sequenciado e avaliar a capacidade psicomotora após ingestão de doses de vodca proporcional ao peso corporal. Resultado - O método analítico validado foi capaz de realizar as quantificações de etanol tanto no fluido oral quanto no sangue, os gráficos de concentração plasmáticas ao longo do tempo foram utilizados como base para definir os intervalos ideais de coletas de 30 e 60 minutos após ingestão de bebida alcoólica. A embriaguez afetou o desempenho dos voluntários ao volante evidenciada pelas análises estatísticas principalmente como velocidade, tempo de percurso e distância de frenagem. Conclusão - O uso do celular ao volante durante a embriaguez contribuir fortemente para que surjam situações com potencial de gerar acidentes de trânsito como oscilações de velocidade, acelerações ou frenagens bruscas, além de reduzir ainda mais a capacidade de atenção dos motoristas.
Title in English
Investigation of ethanol levels in exhaled air, oral fluid and capillary blood and correlation with cognitive and psychomotor effects in individuals after alcohol consumption
Keywords in English
Alcohol drink
Blood
Breathalyzer
Cell phone
Driving
Oral fluid
Abstract in English
Objective - To know the influence of the diversion of attention caused after the consumption of ethanol when associated with the use of the cell phone while driving and to use genetic analyzes to try to classify the type of metabolism of several individuals. Method - Perform ethanol quantification by chromatographic methods in oral fluid and blood samples, and in exhaled air using the "Breathalyzer Test" in a group of 15 volunteers with genetic material already sequenced and assess psychomotor capacity after ingesting doses of vodka proportional to body weight. Result - The validated analytical method was able to perform the quantifications of ethanol in both oral fluid and blood, the plasma concentration graphs over time were used as a basis to define the ideal collection intervals of 30 and 60 minutes after drinking alcohol. Drunkenness affected the performance of volunteers behind the wheel, as evidenced by statistical analysis, mainly as speed, travel time and braking distance. Conclusion - The use of mobile at the wheel while drunk contribute strongly to situations that arise with the potential to generate traffic accidents as speed fluctuations, sudden acceleration or braking, and further reduce the attention span of the drivers.
 
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Bruno_Corrigida.pdf (3.77 Mbytes)
Bruno_Resumida.pdf (844.27 Kbytes)
Publishing Date
2021-03-23
 
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