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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.1998.tde-29082023-111548
Document
Auteur
Nom complet
Francisco José de Lima
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 1998
Directeur
Jury
Silva, Jose Aparecido da (Président)
Colafêmina, José Fernando
Galera, Cesar Alexis
Titre en portugais
Representação mental de estímulos táteis
Mots-clés en portugais
Cegos
Compreensão háptica
Tato
Resumé en portugais
O presente trabalho estudou a mediação da visão no reconhecimento háptico de desenhos bidimensionais em relevo, comparando cegos congênitos, cegos adventícios e videntes vendados. Estudos têm mostrado que os cegos congênitos e cegos adventícios são capazes de produzir figuras bidimensionais. Todavia, há uma controvérsia quanto à capacidade dos cegos congênitos em reconhecer desenhos pelo tato, uma vez que esses indivíduos jamais tiveram experiência visual. Dessa maneira, investigamos se a imagem visual era necessária para a compreensão háptica de configurações bidimensionais. Na primeira tarefa, sujeitos videntes vendados examinaram hapticamente 22 objetos 3D. Num segundo experimento, cegos congênitos totais, cegos adventícios totais e videntes vendados produziram desenhos em relevo a partir dos seis objetos mais reconhecidos do experimento anterior. Na terceira tarefa, 12 figuras bidimensionais foram examinadas hapticamente por cegos congênitos totais, cegos adventícios totais e 10 videntes vendados, todos experimentalmente ingênuos. O sistema háptico mostrou-se muito hábil no reconhecimento de padrões 3D, não havendo diferença estatisticamente significativa entre os grupos. O status visual parece ter influenciado na tarefa de produção de desenhos, uma vez que os videntes e cegos adventícios se saíram melhor que os cegos congênitos. Entretanto, estes também foram capazes de produzir figuras, variando em função dos objetos 3D, observados hapticamente, e de suas habilidades individuais. Também não houve diferença estatisticamente significativa entre os cegos congênitos e os videntes, sugerindo que a imagem visual não é necessária para o reconhecimento háptico de figuras em relevo. É sugerido que se deva ensinar os cegos a desenhar e que se adeque a linguagem pictórica visual a uma linguagem pictórica háptica.
Titre en anglais
Mental representation of tactile stimuli
Mots-clés en anglais
Blind
Haptic understanding
Touch
Resumé en anglais
The present work aimed to investigate the existence of visual mediation in the recognition of raised-line drawings, by comparing congenitally blind people, adventitiously blind individuals and blindfolded sighted subjects. It has been demonstrated that congenitally and adventitiously blind individuals are able to produce raised-line pictures and benefit from practicing with flat configurations. However, it is still uncertain whether congenitally blind people can understand raised-line drawings given their lack of visual experience. We investigated whether totally, congenitally blind people, can make sense of raised-line pictures only by haptically examining them. A raised-line drawing recognition task and a raised-line drawing production experiment were carried out along with a 3D-object recognition task for comparison. Haptic examination generated highly accurate recognition of 3D confígurations demonstrating that the performances between groups are alike as evidenced by lack of significant differences. Some congenitally blind people produced similar drawings as those made by adventitiously blind and blindfolded sighted subjects, varying according to the depicted object and personal skills. No significant differences were found among the groups in the raised-line drawing recognition task, suggesting that visual mediation is not necessary for this task, though it can help in the recognition of raised-line pictures. Totally, congenitally blind individuals proved to be capable of haptically recognizing 3D objects, producing two dimensional configurations and making sense of two dimensional pictures, even without visual experience and formal practice in drawing, seeing, or touching raised-line pictures.
 
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001016293.pdf (9.03 Mbytes)
Date de Publication
2023-08-29
 
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