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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.59.2013.tde-26092013-111136
Documento
Autor
Nome completo
Mara de Souza Leal
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2013
Orientador
Banca examinadora
Silva, Lucy Leal Melo (Presidente)
Polydoro, Soely Aparecida Jorge
Teixeira, Maria Odília da Costa de Oliveira
Título em português
Autoeficácia percebida em desenvolvimento de carreira e interesses profissionais em estudantes do ensino médio regular e técnico
Palavras-chave em português
Autoeficácia
Ensino médio
Interesses profissionais
Interesses vocacionais
Resumo em português
Em momentos de mudanças velozes e de instabilidade do mundo do trabalho, investigações sobre constructos, como a autoeficácia e os interesses profissionais, são relevantes, objetivando maior entendimento no que se refere ao desenvolvimento de carreira de jovens e adultos. No âmbito dos modelos sóciocognitivos da carreira de Lent, Brown e Hackett (1994), este estudo visa analisar a relação entre interesses e crenças de autoeficácia, bem como estudar os interesses e a autoeficácia em função da procedência escolar, sexo e nível socioeconômico familiar. Os participantes da pesquisa foram 241 alunos, de ambos os sexos, do terceiro ano do ensino médio, regular e técnico, com idades entre 16 a 20 anos, provenientes de duas instituições públicas de ensino, de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Os instrumentos aplicados coletivamente foram: (a) Questionário de Identificação; (b) Inventário de Autoeficácia em Desenvolvimento da Carreira (CD-SEI) - versão brasileira e (c) Avaliação dos Interesses Profissionais (AIP). Os resultados não apontaram diferenças significativas na percepção da autoeficácia em desenvolvimento da carreira em relação à procedência escolar e ao sexo; no entanto, em relação ao nível socioeconômico familiar verificou-se que alunos de condições socioeconômicas mais elevadas se percebem mais capazes de lidar com questões relativas ao desenvolvimento da carreira que alunos do nível socioeconômico mais baixo. No que se refere aos interesses profissionais, não foram identificadas diferenças estatisticamente significativas em função da variável nível socioeconômico, porém, verificou-se que os estereótipos de gênero ainda predominam na formação dos interesses dos adolescentes e que os alunos provenientes do ensino médio técnico possuem interesses mais claros que alunos do ensino médio regular. Foram verificadas correlações baixas, mas estatisticamente significativas entre as dimensões e escore total da autoeficácia e as escolhas reais em alguns campos de interesses. Estes resultados indicam pistas para intervenções baseadas no referencial da Teoria Social Cognitiva de Carreira, que visem o trabalho da autoeficácia em desenvolvimento de carreira, principalmente, com estudantes de níveis sociais e econômicos mais baixos e que contemplem também questões relativas às diferenças de gênero, no que se refere aos interesses profissionais. No futuro será indicado o estudo das variáveis investigadas em diferentes amostras e inclusão de outras variáveis consideradas importantes para perspectiva da Teoria Social Cognitiva de Carreira, tais como as expectativas de resultado, os objetivos, o desempenho escolar, dentre outras.
Título em inglês
Self-efficacy perceived in career development and career interests with high school and technical school students
Palavras-chave em inglês
Career interests
High school
Self-efficacy
Vocation interests
Resumo em inglês
At moments of fast changes and instability in the world of work, investigations about constructs such as self-efficacy and career interests are relevant, aiming at a better comprehension of young peoples and adults career development. According to Lent, Brown and Hacketts socio-cognitive models of career (1994), this study aims at examining the relationship between interests and self-efficacy beliefs, as well as studying the interests and self-efficacy, according to school type, sex and family socioeconomic status. The subjects were 241 students, male and female, aged between 16 and 20 years old, attending the 3rd grade of high school and 3rd grade of technical schools in two public schools located in a city in the state of São Paulo, Brazil. The instruments applied collectively were: the Identification Questionnaire (Questionário de Identificação), the Career Development Self-Efficacy Inventory - CD-SEI- Brazilian version (Inventário de Autoeficácia em Desenvolvimento de Carreira) and the Evaluation of Professional Interests - EPI (Avaliação dos Interesses Profissionais- AIP). The results have not shown any significant differences between selfefficacy in career development related to the type of school or gender. However, the study pointed that higher socio-economic level students consider themselves more capable to deal with career development issues than lower socio-economic level students. Regarding career interests, significant differences were not identified when considering the socio-economic level variable; however, gender stereotypes were still found to prevail with the teenagers interest development, and the results also showed that technical school students have their interests better defined than regular high school students. Low but statistically significant correlations were verified between the dimensions investigated and the total score of selfefficacy and true choices in some fields of interests. The results suggest clues to interventions based on the Social Cognitive Career Theory that aim at the development of self-efficacy, especially with lower social and socio-economic level students, as well as regarding gender differences issues concerning career interests. Future studies are suggested that include other variables which are considered important in the Social Cognitive Career Theory, such as: outcomes expectations, goals, school performance, among others, in different samples.
 
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MaraSouzaLeal.pdf (1.18 Mbytes)
Data de Publicação
2013-12-16
 
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  • AGUILERA, F., et al. Autoeficacia en el desarrollo de carrera: comparando estudiantes brasileros con y sin experiencia de aprendizaje profesional. In II Congreso Iberoamericano de Orientación: La orientación educativa y ocupacional como estrategia de inclusión y equidad a lo largo de la vida, La Plata, Argentina, 2013. II Congreso Iberoamericano de Orientación: La orientación educativa y ocupacional como estrategia de inclusión y equidad a lo largo de la vida.La Plata : Universidade Nacional La Plata, 2013.
  • FRACALOZZI, N., LEAL, M. S., e Melo- Silva, Lucy Leal. Interesses profissionais em adolescentes: um mapeamento da produção científica. In 3º Congresso Latino-americano de Orientação Profissional e de Carreira, 10º Simpósio Brasileiro de Orientação Profissional e de Carreira. 1º Fórum de Pesquisa em Orientação Profissional e de Carreira, São Paulo, 2011. Resumos do 3º Congresso Latino-americano de Orientação Profissional e de Carreira, 10º Simpósio Brasileiro de Orientação Profissional e de Carreira. 1º Fórum de Pesquisa em Orientação Profissional e de Carreira., 2011. Resumo.
  • LEAL, M. S., e Melo- Silva, Lucy Leal. Autoeficácia em desenvolvimento de carreira: um estudo com adolescentes do ensino médio. In IV Congresso Latino-americano da ABOP / XI Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional / II Forum de pesquisa em Orientação Profissional e de Carreira, São Paulo, SP, 2013. Programa e Resumos do IV Congresso Latino-americano da ABOP / XI Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional / II Forum de pesquisa em Orientação Profissional e de Carreira., 2013. Resumo.
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  • Melo- Silva, Lucy Leal, et al. Gênero e posições sociais nas escolhas de jovens atendidos em um serviço de. In 3º Congresso Latino-americano de Orientação Profissional e de Carreira, 10º Simpósio Brasileiro de Orientação Profissional e de Carreira. 1º Fórum de Pesquisa em Orientação Profissional e de Carreira. Resumos do 3º Congresso Latino-americano de Orientação Profissional e de Carreira, 10º Simpósio Brasileiro de Orientação Profissional e de Carreira. 1º Fórum de Pesquisa em Orientação Profissional e de Carreira., 2011. Resumo.
  • LEAL, M. S., ROSSIM, N, e Melo- Silva, Lucy Leal. Análise da produção científica da Revista Brasieira Psicologia: Organizações e trabalho desde sua criação até os dias atuais. In IV Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, São Bernardo do Campo. Resumos do IV Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho., 2010. Resumo.
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