• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.59.2007.tde-11052007-105410
Documento
Autor
Nombre completo
José Humberto da Silva Filho
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2007
Director
Tribunal
Ferreira, Sonia Regina Pasian (Presidente)
Argimon, Irani Iracema de Lima
Pasquali, Luiz
Primi, Ricardo
Vale, Francisco de Assis Carvalho do
Título en portugués
Validade e normas do Wisconsin Card Sorting Test em adultos da região de Ribeirão Preto
Palabras clave en portugués
1. WCST
2. Avaliação neuropsicológica
3. Validade
4. Normas
5. Funções executivas. 6. Universitários
7. Idosos
8. Alzheimer.
Resumen en portugués
O Wisconsin Card Sorting Test (WCST), instrumento psicológico freqüentemente utilizado em processos de avaliação neuropsicológica, examina as funções executivas: planejamento, flexibilidade do pensamento, memória de trabalho, monitoração e inibição de perseverações. Destacou-se na literatura internacional na última década, sobretudo em pesquisas aplicadas na clínica neurológica, psiquiátrica e psicológica. Dentro deste contexto, o presente estudo objetivou desenvolver normas avaliativas para adultos da região de Ribeirão Preto (SP) e verificar a validade do WCST no contexto brasileiro. Foram avaliados dois conjuntos de voluntários: um grupo estratificado e representativo de universitários de Ribeirão Preto (SP), composto por 223 estudantes de 23 cursos de ensino superior, de 18 a 30 anos, com boa saúde geral e nível intelectual mediano ou superior. O segundo grupo foi composto por dois subgrupos de idosos: o primeiro com 36 pacientes, em fase inicial da Doença de Alzheimer (DA), de Ribeirão Preto (SP) e, o segundo, com 50 idosos saudáveis da região de Porto Alegre (RS). Todos foram avaliados individualmente pela forma impressa do WCST. Inicialmente foram elaborados referenciais normativos do teste para universitários do contexto sócio-cultural da região de Ribeirão Preto (SP). Comparando-se o desempenho no WCST dos universitários brasileiros com amostra equivalente americana, por meio do Teste t de Student (p 0,05), observou-se desempenho inferior nos estudantes de Ribeirão Preto. As especificidades de desempenho entre estas amostras sugerem interação de fatores sócio-culturais nas habilidades executivas, variável que não pode ser desprezada na interpretação dos resultados. A seguir, examinou-se a validade do WCST, por meio de Análise dos Componentes Principais, no grupo de 223 universitários. Estes resultados foram comparados à estrutura fatorial originalmente descrita com universitários americanos, encontrando-se estruturas e cargas fatoriais dos componentes do teste virtualmente idênticas, confirmando sua validade de construto. Desta forma, o WCST demonstrou estabilidade em sua estrutura interna e em sua capacidade de acessar as funções executivas, de forma segura, também no contexto sócio-cultural brasileiro. Na seqüência das análises, elaborou-se tabela preliminar do desempenho típico no WCST de idosos com DA, permitindo identificar sua condição de maior ou menor prejuízo cognitivo em relação a este grupo de referência. A seguir foi realizada análise comparativa dos desempenhos no WCST dos idosos saudáveis e com DA (validade discriminante). Foi realizada análise multivariada (MANOVA) dos resultados destas duas amostras, encontrando-se diferenças significativas entre eles (valor de Lambda de Wilks = 0,594, F = 3,460, p < 0,001), indicando validade discriminativa do WCST na realidade brasileira. Ultrapassando os objetivos iniciais, foram realizadas análises qualitativas das respostas dos universitários ao WCST, buscando-se identificar possíveis razões de fracasso no teste (não concluir as seis categorias classificatórias) em pessoas com elevado potencial cognitivo. A partir desta análise foram identificados diferentes processos arbitrários de raciocínio e de falhas no funcionamento da atenção em adultos, confirmando evidências da literatura acerca da complexidade das funções executivas, exigindo avaliação qualitativa e ecologicamente orientada para complementar as informações quantitativas do WCST, de modo a subsidiar adequadas hipóteses interpretativas de seus resultados.
Título en inglés
Validity and norms of the Wisconsin Card Sorting Test in adults from the region of Ribeirão Preto.
Palabras clave en inglés
1. WCST
2. Neupsychological Assessment
3. Validity
4. Norms
5. Executive Functions. 6. College Students
7. Elderly persons
8. Alzheimer.
Resumen en inglés
The Wisconsin Card Sorting Test (WCST) is a psychological instrument used in neupsychological assessment which examines executive functions: planning, thought flexibility, work memory, monitoring and perseveration inhibiting. This instrument has stood out the last decade, especially in studies on applied, clinical neurology, psychiatry and psychology. Within this context, the present study aimed to develop assessment norms for the WCST in adults from the region of Ribeirão Preto (SP), and verify its validity in the brazilian culture. Two sets of volunteers were assessed: a stratified and representative group of college students from Ribeirão Preto (SP), composed of 223 18-30 years-old, average/superior intellectual-level participants with good health from 23 different graduation courses. The second group comprised two subsets of elderly persons, the first one with 36 patients from Ribeirão Preto (SP) in the initial stage of Alzheimer's Disease (AD), and the second subset with 50 healthy, elderly participants from Porto Alegre (RS). All participants were individually assessed using the printed version of the WCST. Initially, normative references were designed for college students from the sociocultural context of Ribeirão Preto region. Comparisons between Brazilian college students and a similar north-American sample using Student's t-test (p 0,05) show inferior performance in the Brazilian sample, suggesting the interaction of sociocultural factors in executive functions, which is a variable that cannot be excluded in the interpretation of the results. After this, the validity of the WSCT was assessed in the college students? sample through Principal Component Analysis. These results were compared to the original factorial structure described within the north-American sample, showing virtually identical factorial structures and loads for the components of the test, thus confirming its construct validity. This way, the WCST showed stability in its internal structure, as well as for the ability to safely assess executive functions in the brazilian sociocultural context. In the following analyses, a preliminary table of the AD subset?s typical performance in the WSCT was designed, allowing the identification of bigger or smaller cognitive impairment compared to this reference group. After this, a comparative analysis was performed between the performances of the two subsets of elderly participants (discriminative analysis). A Multivariate Analysis (MANOVA) of those two samples showed significant differences between them (Wilks? Lambda-value = 0,594, F = 3,460, p < 0,001), indicating WCST discriminative validity for the brazilian reality. The initial aims of this study were overcome by performing qualitative analyses of the college students group?s WCST responding, in order to identify possible reasons for test failure (not completing the six classificatory categories) in persons with high cognitive potential. These analyses show different arbitrary processes of thought, as well as attention functioning failures in adults. These results confirm the evidences from the literature about executive functions complexity, which requires qualitative, ecologically-oriented analysis for complementing WCST quantitative information, in order to subsidize adequate interpretative hypotheses of its results.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2007-05-22
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • SILVA-FILHO, J. H., PASIAN, S. R., and VALE, F. A. C.. Typical performance of elderly patients with Alzheimer disease on the Wisconsin Card Sorting Test. , .
  • SILVA-FILHO, J. H., PASIAN, S. R., e HUMBERTO, J. S. M.. Teste Wisconsin de classificação de cartas: uma revisão sistemática de 1952 a 2009. Psico-USF [online], 2011, vol. 16, n. 1, p. 107-116. [acesso 2011-11-02]. Disponível em : <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712011000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>
  • SILVA-FILHO, J. H., e PASIAN, S. R.. Wisconsin Card Sorting Test: Estudo Preliminar de Normas Para Jovens Universitários. In BIASOLI-ALVES, Z. M. M., et al. LIVRO DE ARTIGOS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA. 1 ed.. Ribeirão Preto : Zélia M. M. Biasoli-Alves e Isilda M. F. Mattiusso, 2006. p. 451-461.
  • SILVA-FILHO, José Humberto, PASIAN, S. R., e VALE, F. A. C.. Desempenho no WCST de Pacientes com Doença de Alzheimer. In TRENTINI, Clarissa M., et al. Teste Wisconsin de Classificação de Cartas: versão para idosos. Organizador. 1 ed.. São Paulo : Casa do Psicólogo, 2010. p. 170-183.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.