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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.59.2016.tde-09022015-181020
Documento
Autor
Nome completo
Daniele Pena da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2014
Orientador
Banca examinadora
Silva, Lucy Leal Melo (Presidente)
Pasian, Sonia Regina
Teixeira, Marco Antônio Pereira
Título em português
Interesses profissionais em jovens de ensino médio: um estudo comparativo entre a AIP e o BBT-Br
Palavras-chave em português
Avaliação de interesses
Interesses profissionais
Orientação profissional
Resumo em português
Processos de Orientação Profissional e de Carreira objetivam auxiliar pessoas a refletirem sobre seus projetos de vida e as decisões relacionadas à carreira. Em tais processos instrumentos de avaliação psicológica, utilizados em uma perspectiva dinâmica e integrativa, podem contribuir para a clarificação das inclinações e disposições para a escolha da carreira em pessoas que buscam auxílio para tal empreendimento. Entre as diversas variáveis psicológicas que influenciam as escolhas ocupacionais destacam-se, neste estudo, os interesses profissionais, mensurados por meio de dois instrumentos: a Avaliação de Interesses Profissionais (AIP) e o Teste de fotos de Profissões (Berufsbilder Test, BBT-Br). Assim, esta investigação objetiva descrever as estruturas de interesses profissionais em estudantes do ensino médio regular e técnico em função do sexo e da procedência escolar, avaliar índices de consistência interna (fidedignidade) dos instrumentos, e correlacionar os resultados da AIP com o BBT-Br. A amostra desta investigação foi composta por 231 participantes, com idade entre 16 e 55 anos; 75 (32,5%) do sexo masculino e 156 (67,5%) do sexo feminino; 121 (52,4%) provenientes do ensino médio técnico e 110 (47,6%) do ensino médio regular. Os alunos do curso técnico eram oriundos dos cursos de administração, secretariado, eletrônica, design, mecatrônica, edificações e eletrotécnica. Os resultados indicaram a existência de diferenças significativas de escolhas em função do sexo dos participantes, tal como em estudos similares da área, que já apontavam a existência de padrões de escolhas diferenciados entre homens e mulheres. Em relação à procedência escolar, foram verificadas diferenças significativas entre os estudantes de ensino médio regular e técnico somente no grupo masculino da amostra. No que diz respeito aos índices de consistência interna da AIP (Alfa de Cronbach), foram obtidos valores que variaram de 0,529 a 0,746, que podem ser considerados índices razoáveis; para o BBT-Br foram encontrados valores de consistência interna entre 0,418 a 0,753, indicadores também classificados como índices razoáveis de fidedignidade. Quanto a análise dos índices de correlação (Correlação de Pearson) entre a AIP e o BBT, foram obtidas diversas correlações significativas ( 0,30), tanto no grupo feminino da amostra quanto no grupo masculino. Assim, aponta-se para a convergência dos resultados dos instrumentos avaliados. Sobre os índices de consistência interna da AIP, indica-se a necessidade de aprimoramento do instrumento. Por fim, assinala-se a importância de ampliação de estudos que avaliem as características de estudantes de ensino médio técnico
Título em inglês
Professional interests of young people in secondary education: A comparative study between the BBT and AIP
Palavras-chave em inglês
Assessment of interests
Career guidance
Professional interests
Resumo em inglês
Career Guidance and Career Processes aim to assist people in reflecting on their own life plans and decisions related to career. Applied in a dynamic and integrative perspective, psychological assessment instruments can contribute to clarify inclinations and dispositions to career choice for those who seek help for such undertaking. Among several psychological variables that can influence occupational choices, the professional interests stand out in this study, measured by two instruments: the Assessment of Professional Interests (AIP) and the Test of pictures of Occupations (Berufsbilder Test, BBT-Br). This research aims to describe the structures of professional interests of students in regular secondary and technical education schools by gender and school of origin. To assess the internal consistency (reliability) of the chosen instrument, the results have been correlated to the AIP BBT-Br. The research sample consisted of 231 participants, aged from 16 to 55 years; 75 (32.5%) male and 156 (67.5%) female patients; 121 (52.4%) and 110 (47.6%) from technical schools and regular high schools, respectively. Students in technical schools were distributed in courses on administration, secretarial, machine design, mechatronics, electrical engineering, and buildings. The results indicated significant differences in career choices depending on the sex of the participants. This agrees with similar studies already reported in the area, indicating the existence of patterns of differentiated choices between men and women. Also, for the school of origin, it was found significant differences between students from technical and regular schools only in the male sample group. Regarding to internal consistency of the AIP (Cronbach's alpha), values ranged from 0.529 to 0.746 , which can be considered reasonable rates; for the BBT -Br were found internal consistency values between 0.418 to 0.753, indicators also classified as reasonable levels of reliability. With respect to the analysis of correlation coefficients (Pearson correlation) between the AIP and the BBT, several significant correlations ( 0.30) were obtained in both female and male sample groups. Therefore, it is noted for the convergence of the results of both instruments; on the internal consistency of the AIP, it indicates the need for improving the instrument. Finally, we point out the importance of expanding studies to evaluate the characteristics of students from technical high schools
 
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Data de Publicação
2016-08-19
 
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  • LEAL, M. S., et al. Avaliação dos interesses profissionais (AIP) em estudantes do ensino médio público. In VI Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e métodos projetivos, Brasília, 2012. Métodos Projetivos e avaliação psicológica: atualizações, avanços e perspectivas.Brasília : ASBRO, 2012.
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