• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2011.tde-07102011-155655
Document
Auteur
Nom complet
Angelica Teixeira Gomes
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2011
Directeur
Jury
Andrade, Antonio dos Santos (Président)
Cianflone, Ana Raquel Lucato
Ribeiro, Daniela de Figueiredo
Titre en portugais
Interação professor-aluno em salas de aula de Ensino Médio
Mots-clés en portugais
Ensino Médio
Interação professor-aluno
Poder
Psicologia Escolar
Resumé en portugais
Estudos recentes apontam a importância das interações entre professores e alunos no contexto escolar de forma geral. Este trabalho buscou investigar a percepção de alunos do Ensino Médio acerca da interação com seus professores na sala de aula, como percebem o relacionamento com o professor, o que esperam do professor, o que lhes agrada/desagrada na interação com os docentes. Além disso, analisou os modos de interação entre professores e alunos tais como acontecem no cotidiano institucional. Efetuou uma pesquisa qualitativa de tipo etnográfico através de observações participantes em quatro salas de aula de uma escola de Ensino Médio e entrevistas grupais com os alunos voluntários dessas salas. A pesquisa foi desenvolvida numa Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio localizada numa cidade do interior do Estado de São Paulo. Participaram da pesquisa 07 professores e os alunos de quatro salas de aula do referido nível de ensino, totalizando aproximadamente 160 alunos. Para a realização das entrevistas, todos os alunos das salas observadas foram convidados e os participantes foram voluntários. Estabelecemos como critério de categorização do material coletado o seu conteúdo. Desse modo, os resultados foram divididos em dois grupos: a primeira parte trata dos dados referentes ao contexto institucional e às entrevistas com os alunos, e a segunda parte analisa as interações observadas pela pesquisadora em sala de aula. Os resultados da primeira parte evidenciaram que, para os alunos, existem diferentes modos de o professor exercer o poder disciplinar na sala de aula como forma de controle e produção de subjetividades. Aparece a figura do professor amigo, do professor que tem firmeza para ensinar, dentre outros. A partir das observações em sala de aula, emergiram três cenários. No primeiro, vemos o exercício do poder disciplinar de maneira intensa e permanente, para obtenção de um tipo específico de aluno o robô. Já no segundo cenário, aparecem confrontos em que ou o professor ou o aluno precisam se retirar da sala de aula. No terceiro cenário, observamos uma diferenciação na interação professor-aluno na qual não acontece a sujeição total do aluno tampouco este parte para o confronto. Portanto, os resultados apontam para as interações desenvolvidas na escola como dispositivos disciplinares, tais como descritos por Foucault, mas revelam também as invenções ou linhas de fugas que se constituem nos limites deste dispositivo, tal como prevê Deleuze.
Titre en anglais
Students and Teacher interaction's in High School classrooms.
Mots-clés en anglais
High School
Power
School Psychology.
Student- Teacher Interactions
Resumé en anglais
Recent studies show the importance of classroom interaction in schools. This study investigated High School students perception about their interaction with teachers inside the class. It focused on what students expect from a teacher, and what they like/ dislike when interacting with a teacher. A qualitative research ethnography was made by observing the participants in four High School classrooms and group interviews with voluntary students from these classrooms. The research was conducted in a State Elementary and High School in a Sao Paulo State city. Participating in the research were seven teachers and the students of four different classrooms referring to the learning level, totaling around one hundred and sixty students. The content and gathered material were established as a criterion. This way the results were divided in two groups: the first part was referent data to the institutional context and students interviews and, the second part analyzed the interactions observed with students by the researcher inside the classroom. Results from the first part show that for the students, there are different ways for the teacher to exert power of discipline inside the class as a way to control them. The teacher-friend, firmness to teach teacher figures show, amongst others. From classroom observation three scenes emerged. In the first one, we see the exercise of discipline power in an intense and permanent way to get a specific type of student the robot student. In the second scene, confrontation shows and in this case, student or teacher may have to leave the class. Third scene we observed a differentiation in the interaction between student teacher in which the student does not question the teacher so there is no confrontation. The results point to the developed interactions in School as a device to discipline, as described by Foucault but they also show the lines off light or inventions that are within the limits of devices as required Deleuze.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
2v9j7y11.pdf (814.21 Kbytes)
Date de Publication
2011-10-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.