• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.59.2015.tde-06062015-181319
Documento
Autor
Nombre completo
Antonio Sergio Ferreira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2015
Director
Tribunal
Andrade, Antonio dos Santos (Presidente)
Anaruma, Silvia Marina
Barrera, Sylvia Domingos
Borsato, Fabiane Renata
Stoque, Fabiana Maris Versuti
Título en portugués
Roda de leitura e produção de aprendizagem inventiva: um estudo em escola municipal de Ribeirão Preto com alunos de 8ª série
Palabras clave en portugués
Cognição
Interpretação
Invenção
Leitura
Roda de Leitura
Resumen en portugués
O ato da leitura apresenta uma de suas maiores complexidades na escola contemporânea: a interpretação. Interpretar o que foi lido não é apenas o simples ato de decodificar palavras e recodificá-las novamente para apreender um significado, está muito mais ligado à desconstrução e à reconstrução textuais bem como localizar pistas interpretativas deixadas pelo autor. O texto, portanto, assume um caráter amplo, propiciando uma abertura e multiplicidade de interpretações. Além disso, a interpretação pressupõe uma descoberta de si e do mundo, um mergulho na tessitura textual, uma produção de aprendizagem inventiva e o uso de Rodas de Leitura proporciona um momento de interação do grupo com os participantes e com o texto, um acoplamento do sentido despertado pelo texto e o universo do aluno. A proposta da Roda de Leitura não é apenas solucionar problemas, mas sim, criá-los a fim de provocar desterritorializações que propiciem a passagem para uma cognição inventiva. O presente trabalho objetivou, pois, investigar tal eficácia da prática de rodas de leitura com alunos do Ensino Fundamental e a produção de aprendizagem inventiva decorrente delas. A pesquisa aconteceu com alunos de oitava série de uma escola da rede municipal de Ribeirão Preto durante o período de sete meses em sessões semanais de setenta e cinco minutos. Nas sessões foram lidos e discutidos textos diversos a fim de se verificar a interação dos participantes com os mesmos e a produção de aprendizagem inventiva. A amostra foi composta por um grupo de 12 alunos de 13/14 anos de idade de oitava série do Ensino Fundamental. Para verificar a eficácia das oficinas em relação ao aprendizado da leitura e interpretação de textos foram aplicados questionários antes e depois do período das oficinas. Uma entrevista individual com cada participante também aconteceu nesses dois momentos a fim de estabelecer parâmetros de avaliação da eficácia dos encontros e colher informações sobre a vivência dos participantes quanto à leitura, quantidade de livros lidos, tipo de leitura que mais agrada e expectativas sobre o projeto. Ao final do projeto, novas entrevistas foram realizadas a fim de se verificar a impressão dos participantes acerca dos encontros. Todos os dados foram audiogravados e também registrados em Diários de Campos, para posterior análise de conteúdo. Os dados coletados apontaram uma sensível melhora quantitativa nos resultados quando comparados os pré e pós-testes e qualitativamente quando comparada a evolução e riqueza das discussões do grupo e o aprofundamento nas tramas textuais e para além do texto, para as vidas dos alunos, sugerindo, portanto, momentos de cognição inventiva e o sucesso da prática de Rodas de Leitura como instrumento eficaz de leitura, compreensão e interpretação textuais e desencadeador de aprendizagem inventiva.
Título en inglés
Reading Circles and Inventive Learning Production: A Study in a Municipal School of Ribeirão Preto with 8th grade students
Palabras clave en inglés
Cognition
Intepretation
Invention
Reading
Reading Circles
Resumen en inglés
Reading presents one of its greatest complexities in contemporary school: the interpretation. To interpret what was read is not just the simple act of decoding words and reprogramming them again to seize a meaning, is much more connected to deconstruction and reconstruction as well find interpretative clues left by the author. The text, therefore, assumes a wide character, providing an opening and multiplicity of interpretations. In addition, the interpretation assumes a discovery of the self and the world, a dip in textual contexture, an inventive learning production and the use of Reading circles provides a moment of group interaction with participants and with the text, a coupling of sense aroused by the text, and the pupil's universe. The proposal of the Reading circles is not only solve problems, but yes, create them in order to cause deterritoriations that propitiate the passage to an inventive cognition. The present work aims therefore to investigate such practical effectiveness of Reading circles with elementary students and the production of inventive learning arising from them. The research happened with eighth-grade students of a school in the municipal network of Ribeirão Preto during the period of seven months in weekly sessions of seventy-five minutes. During the sessions were read and discussed various texts in order to verify the interaction of participants among themselves and inventive learning production. The sample was composed by a group of 12 students from the age of 13/14 of eighth grade of elementary school. To verify the effectiveness of the sessions in relation to the learning of reading and interpretation of texts, questionnaires were applied before and after the sessions. An individual interview with each participant also happened in those two moments in order to establish parameters for evaluating the effectiveness of the meetings and gathering information about the experience of the participants about the reading, the quantity of books read, kind of reading that most pleased and expectations about the project. At the end of the project, new interviews were carried out in order to check the printing of the participants about the dates. All data were recorded and written in field journals, for further analysis of content. The collected data indicated a significant quantitative improvement in the results when comparing the pre-and post-tests and qualitatively when compared the evolution and wealth of group discussions and deepening in the textual plots beyond the text, to the lives of students, suggesting therefore moments of inventive cognition and the success of the practice of reading circles as effective instrument for reading, understanding and interpreting textual and inventive learning triggering.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Tese.pdf (3.20 Mbytes)
Fecha de Publicación
2015-07-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.