• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.59.2023.tde-30052023-144316
Document
Auteur
Nom complet
Claudia Daiane Batista Bettio
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2023
Directeur
Jury
Schmidt, Andreia (Président)
Boueri, Iasmin Zanchi
Gianfaldoni, Mônica Helena Tieppo Alves
Postalli, Lidia Maria Marson
Titre en portugais
O desenvolvimento de repertórios verbais na educação infantil: desafios e possibilidades de intervenção com o desenho universal para a aprendizagem
Mots-clés en portugais
Desenho universal para a aprendizagem
Desenvolvimento de repertório verbal
Educação infantil
Formação de professores
Resumé en portugais
O desenvolvimento de repertórios verbais depende de um complexo conjunto de variáveis. Por isso, esse processo não se dá das mesmas formas e na mesma velocidade para todas as crianças. Essas diferenças demandam que a Educação Infantil seja um contexto propício para que os alunos, com suas diferentes características, desenvolvam repertórios verbais. Mas, isso depende do arranjo de contingências de ensino adequadas a todos os alunos pelas professoras, o que tem sido um desafio. Portanto, esta tese teve como objetivo caracterizar o desenvolvimento de repertórios verbais de crianças pré-escolares e avaliar dois formatos de intervenção com professoras de educação infantil, auxiliando-as a desenvolver estratégias inclusivas para o desenvolvimento de repertórios verbais de crianças que compõem classes heterogêneas, com base nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), e verificar os efeitos dessa intervenção sobre os comportamentos das professoras em ambiente natural de ensino. Foram conduzidos três estudos: no primeiro, realizou-se uma caracterização do desenvolvimento de repertórios verbais de 173 crianças (29-68 meses), relacionando diferentes medidas; o segundo avaliou os efeitos de um acompanhamento individualizado com quatro professoras de Educação Infantil; e o terceiro avaliou uma intervenção em grupo e online com 17 professoras. Ambas as intervenções foram analisadas com base em dados observacionais sobre o uso de estratégias embasadas no DUA pelas professoras, e o Estudo 3 também avaliou os planejamentos de aula. O Estudo 1 indicou que a maioria das crianças teve desempenhos esperados para suas faixas etárias, mas houve grande variabilidade, mesmo entre aquelas com desempenhos "dentro da faixa da normalidade" de acordo com o teste padronizado; e esclareceu relações de testes padronizados com medidas não padronizadas sobre linguagem, características das crianças e de seus cuidadores. O Estudo 2 identificou que a intervenção, composta por um workshop e três meses de consultoria colaborativa, teve um efeito bastante discreto sobre a frequência com que as participantes utilizavam estratégias coerentes com o DUA para ensinar repertórios verbais. No Estudo 3, a intervenção se deu por meio de um curso, seguido de seis encontros síncronos online e em grupo. Essa formação continuada teve poucos efeitos para a elaboração de planos de ensino, mas permitiu que as professoras do grupo experimental conduzissem aulas mais coerentes com seus planejamentos. São discutidas as possibilidades e dificuldades de formações continuadas com professoras e a importância de adotar medidas observacionais, que garantam resultados mais fidedignos sobre os impactos das intervenções. Destaca-se a importância de que professores de Educação Infantil arranjem contingências de ensino propícias para o desenvolvimento de repertórios verbais de seus alunos e as lacunas existentes na formação inicial e continuada desses profissionais, que vão à contramão desse propósito.
Titre en anglais
The development of verbal repertoires in early childhood education: challenges and possibilities of intervention with universal design for learning
Mots-clés en anglais
Early childhood education
Teachers' education
Universal design for learning
Verbal repertoires development
Resumé en anglais
The development of verbal repertoires depends on a complex set of variables. Therefore, this process does not occur in the same ways and at the same speed for all children. These differences demand that Early Childhood Education be a favorable context for students with different characteristics to develop verbal repertoires. But, it depends on teachers arranging appropriate teaching contingencies for all students, which has been challenging. Therefore, this doctoral dissertation aimed to characterize preschool children's verbal repertoires development and to evaluate two intervention formats with preschool teachers, helping them to develop inclusive strategies for the development of children's verbal repertoires in heterogeneous classes, based on the principles of Universal Design for Learning (UDL), and to verify the intervention effects on teachers' behavior in a natural teaching environment. Three studies were carried out: in the first one, a characterization of 173 children's (29-68 months) verbal repertoires development was carried out, relating different measures; the second evaluated the effects of an individualized intervention with four early childhood education teachers; and the third evaluated a group and online intervention with 17 teachers. Both interventions were analyzed based on observational data about teachers' use of UDL-based strategies, and Study 3 also assessed lesson plans. Study 1 indicated that most children performed as expected for their age groups, but there was a large variability, even among those with performances "within the range of normality" according to the standardized test; this study also clarified relationships among standardized tests and non-standard measures on language, characteristics of children and of their caregivers. Study 2 identified that the intervention, consisting of a workshop and three months of collaborative consultation, had a subtle effect on the frequency with which participants used strategies consistent with the UDL to teach verbal repertoires. Study 3 intervention was a course followed by six synchronous group meetings, and both phases were online. This continuing education program had little effect on the elaboration of teaching plans, whereas it allowed the teachers in the experimental group to conduct classes that were more coherent with their lesson plans. The possibilities and difficulties of continuing education with teachers and the importance of adopting observational measures are discussed, guaranteeing more reliable results on interventions' impacts. It is highlighted that the purpose of Early Childhood Education teachers to arrange suitable teaching contingencies for the development of their students' verbal repertoires is relevant and that the existing gaps in the initial and continuing education of these professionals contradict this purpose.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Libération
2025-04-13
Date de Publication
2023-05-31
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.