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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2022.tde-24052023-074650
Document
Auteur
Nom complet
Priscila Carvalho de Castilho
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2022
Directeur
Jury
Versuti, Fabiana Maris (Président)
Bhering, Eliana Maria Bahia
Elias, Luciana Carla dos Santos
Titre en portugais
Instrumento para avaliação de qualidade em creches: documentos oficiais brasileiros como fonte de pesquisa
Mots-clés en portugais
Avaliação
Documentos oficiais
Educação
Educação infantil
Políticas públicas
Psicologia
Resumé en portugais
A Primeira Infância é um período da vida, de 0 a 6 anos de idade, em que as estruturas do cérebro estão em desenvolvimento acelerado e ainda há grande maleabilidade na formação de caminhos neurais. Essa condição não volta a se repetir da mesma maneira ao longo da vida, dando importância vital ao que a crianças vivem durante esses anos. Por isso, garantir a qualidade das experiências vividas pelas crianças é fundamental para a promoção de um desenvolvimento saudável. As condições e estímulos apropriados para o desenvolvimento saudável das crianças durante a são tema de inúmeras investigações no meio acadêmico. Com cerca de 9 milhões de crianças matriculadas, a Educação Infantil (EI) brasileira é definida como a primeira etapa da educação básica, que atende crianças de zero a três anos na creche e de quatro e cinco anos na pré-escola. A EI tem como finalidade promover o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Em busca da garantia de que sirva à sua finalidade, diversos documentos oficiais nacionais trazem parâmetros e diretrizes consensuados no debate público. Uma forma que se mostra eficaz de alcançar de fato os objetivos neles propostos é promover a realização de processos avaliativos periódicos que forneçam as informações necessárias para acompanhamento da educação oferecida pelas redes. Existem diversos instrumentos elaborados para este fim. A iniciativa MELQO (Measuring Early Learning Quality and Outcomes) apresenta uma alternativa gratuita e elaborada para uso em larga escala. Seu módulo MELE (Measuring Early Learning Environments), voltado para avaliação de ambientes de EI para crianças de 4 e 5 anos, foi adaptado para o contexto brasileiro. O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise do que trazem os documentos nacionais direcionados à Educação Infantil a respeito de práticas adequadas para o trabalho com as crianças de idade entre 2 e 3 anos, de forma a contribuir com a criação de itens a serem adicionados à versão adaptada ao contexto brasileiro do módulo MELE. Realizou-se análise de conteúdo temática, sendo o corpus de pesquisa composto por documentos oficiais e outros instrumentos de avaliação de processos. Para as categorias identificadas, foram elaborados itens específicos. Como resultados, foram elencadas 4 categorias a partir da análise de conteúdo: (1) Alimentação; (2) Higiene; (3) Momentos de sono e descanso; e (4) Acolhimento afetivo. Foram criados 41 novos itens para contemplar as lacunas identificadas nestas categorias. Os resultados apontam para a diferença dos tempos da política pública e da academia e para a importância de considerar as demandas da rede no processo de elaboração de um instrumento avaliativo.
Titre en anglais
Quality assessment instrument in day care centers: official Brazilian documents as a research source
Mots-clés en anglais
Assessment
Early child education
Education
Evaluation
Official documents
Psychology
Public policy
Resumé en anglais
Early Childhood is a period of life, from 0 to 6 years of age, when brain structures are in accelerated development and there is still great malleability in the formation of neural pathways. This condition does not repeat itself in the same way throughout life, giving vital importance to what children experience during these years. Therefore, ensuring the quality of the experiences lived by children is fundamental for promoting a healthy development. Appropriate conditions and stimuli for the healthy development of children are the subject of many studies in academia. With about 9 million children enrolled, Brazilian Early Childhood Education (ECE) is defined as the first stage of basic education, which serves children from zero to three years old in daycare and four and five years old in preschool. ECE purpose is to promote the integral development of the child, in its physical, psychological, intellectual and social aspects, complementing the action of the family and the community. In search of the guarantee that they serve their purpose, several national official documents bring norms and guidelines agreed upon in the public debate. One way that proves to be effective in actually achieving the objectives proposed therein is to promote periodic evaluation processes that provide the necessary information to monitor the education offered by the networks. There are several instruments designed for this purpose. The MELQO (Measuring Early Learning Quality and Outcomes) initiative presents a free and elaborate alternative for large-scale use. Its MELE (Measuring Early Learning Environments) module, aimed at evaluating ECE environments for 4 and 5-year-old children, was adapted for the Brazilian context. The objective of this work is to present an analysis of what the national documents aimed at Early Childhood Education bring about practices adopted for working with children aged between 2 and 3 years old, in order to contribute to the creation of items to be added to the version adapted to the Brazilian context of the MELE module. Thematic content analysis was carried out, with the research corpus consisting of official documents and other process evaluation instruments. For the identified categories, specific items were prepared. As a result, 4 categories were listed from the content analysis: (1) Food moments; (2) Hygiene; (3) Moments of sleep and rest; and (4) Emotional Support. 41 new items were created to address the gaps identified in these categories. The results point to the difference in the times of public policy and academia and to the importance of considering the demands of the network in the process of elaborating an evaluation instrument.
 
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Date de Publication
2023-05-26
 
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