• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2020.tde-17022020-121554
Document
Auteur
Nom complet
Monara Nelid Fortuna Vieira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2019
Directeur
Jury
Versuti, Fabiana Maris (Président)
Elias, Luciana Carla dos Santos
Peralta, Deise Aparecida
Titre en portugais
Formação continuada para professores e o uso de vídeos-relatos: construção e avaliação de uma intervenção
Mots-clés en portugais
Dificuldades de aprendizagem
Formação de professores
Percepção docente
TDIC
Resumé en portugais
Evidências científicas apontam que o ambiente escolar influencia o processo de ensinoaprendizagem e que o professor pode ser elemento chave no desenvolvimento integral dos estudantes. Suas percepções e crenças acerca do comportamento humano, compõe o cenário educacional e afeta na aprendizagem. A formação docente é uma das variáveis que interferem neste fenômeno e suas lacunas nos objetivou a avaliar uma intervenção à luz da Psicobiologia como proposta de formação continuada. O estudo descreveu a construção de uma intervenção, com destaque para os casos reais por meio de vídeosrelatos, como constituinte de uma Tecnologia de Digital da Informação e Comunicação (TDIC) e avaliou o processo da intervenção a partir de um delineamento qualitativo das respostas dos professores ao longo do processo e quantitativo para verificação do efeito do processo na alteração de possíveis percepções deterministas em relação aos domínios do comportamento Dificuldades de aprendizagem e Doenças mentais. Evidencia-se que o processo gerou reflexão e incentivou observação mais cuidadosa dos professores em relação aos estudantes. Os professores puderam experimentar estratégias não utilizadas anteriormente e verificar seus efeitos em sala de aula. Foram encontradas percepções ligadas ao determinismo genético e estas não se modificaram ou aumentaram, mas as percepções que consideram o ambiente também aumentaram. Estes resultados foram estatisticamente significativos para Dificuldades de aprendizagem. Após a intervenção, mais professores relataram que ter um estudante com dificuldade de aprendizagem geneticamente influenciada afetaria muito ou completamente seu modo de instruí-lo e acompanhá-lo. De modo geral, a intervenção gerou resultados positivos sobre as percepções voltadas às influências ambientais e sobre a relevância das estratégias educacionais, além de proporcionar um itinerário formativo pautado em trocas de experiências, reflexões sobre a prática e aquisição de conhecimentos no âmbito da Psicobiologia relevantes à formação continuada de professores.
Titre en anglais
Continous education of teachers and the use of video reports: building and evaluating an intervention
Mots-clés en anglais
Continous education of teachers
Learning disabilities
TDIC
Teachers' perception
Resumé en anglais
Scientific evidences indicate the school environment influences the teaching-learning process and that the teacher can be a key element in the whole development of the students. Their perceptions and believes about the human behavior make up the educational scenario and affect learning. The teacher's education is one of the variables that interfere in this phenomenom and its gaps pushed us to evaluate an intervention in the light of Psychobiology as a proposal for continous education. The study described the construction of an intervention, highlighting the real cases through video reports, as a component of a Digital Information and Communication Technology (TDIC) and evaluated the intervention process based on a qualitative outline of the responses of teachers throughout the process and quantitative to verify the effect of the process in changing possible deterministic perceptions regarding the domains of behavior Learning disabilities and Mental Diseases. It is evident that the process generated reflection and encouraged more careful observation of teachers in relation to students. Teachers were able to experiment with previously unused strategies and verify their effects in the classroom. Perceptions linked to genetic determinism have been found and have not changed or increased, but perceptions that consider the environment have also increased. These results were statistically significant for learning disabilities. After the intervention, more teachers reported that having a student with a genetically influenced learning disability would greatly or completely affect their way of instructing and accompanying them. In general, the intervention generated positive results on the perceptions of environmental influences and the relevance of educational strategies, as well as providing a formative itinerary based on exchange of experiences, reflections on the practice and acquisition of knowledge in Psychobiology relevant to continuing teacher education.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Vieira.pdf (699.62 Kbytes)
Date de Publication
2020-05-15
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.