• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2020.tde-17022020-121554
Documento
Autor
Nombre completo
Monara Nelid Fortuna Vieira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2019
Director
Tribunal
Versuti, Fabiana Maris (Presidente)
Elias, Luciana Carla dos Santos
Peralta, Deise Aparecida
Título en portugués
Formação continuada para professores e o uso de vídeos-relatos: construção e avaliação de uma intervenção
Palabras clave en portugués
Dificuldades de aprendizagem
Formação de professores
Percepção docente
TDIC
Resumen en portugués
Evidências científicas apontam que o ambiente escolar influencia o processo de ensinoaprendizagem e que o professor pode ser elemento chave no desenvolvimento integral dos estudantes. Suas percepções e crenças acerca do comportamento humano, compõe o cenário educacional e afeta na aprendizagem. A formação docente é uma das variáveis que interferem neste fenômeno e suas lacunas nos objetivou a avaliar uma intervenção à luz da Psicobiologia como proposta de formação continuada. O estudo descreveu a construção de uma intervenção, com destaque para os casos reais por meio de vídeosrelatos, como constituinte de uma Tecnologia de Digital da Informação e Comunicação (TDIC) e avaliou o processo da intervenção a partir de um delineamento qualitativo das respostas dos professores ao longo do processo e quantitativo para verificação do efeito do processo na alteração de possíveis percepções deterministas em relação aos domínios do comportamento Dificuldades de aprendizagem e Doenças mentais. Evidencia-se que o processo gerou reflexão e incentivou observação mais cuidadosa dos professores em relação aos estudantes. Os professores puderam experimentar estratégias não utilizadas anteriormente e verificar seus efeitos em sala de aula. Foram encontradas percepções ligadas ao determinismo genético e estas não se modificaram ou aumentaram, mas as percepções que consideram o ambiente também aumentaram. Estes resultados foram estatisticamente significativos para Dificuldades de aprendizagem. Após a intervenção, mais professores relataram que ter um estudante com dificuldade de aprendizagem geneticamente influenciada afetaria muito ou completamente seu modo de instruí-lo e acompanhá-lo. De modo geral, a intervenção gerou resultados positivos sobre as percepções voltadas às influências ambientais e sobre a relevância das estratégias educacionais, além de proporcionar um itinerário formativo pautado em trocas de experiências, reflexões sobre a prática e aquisição de conhecimentos no âmbito da Psicobiologia relevantes à formação continuada de professores.
Título en inglés
Continous education of teachers and the use of video reports: building and evaluating an intervention
Palabras clave en inglés
Continous education of teachers
Learning disabilities
TDIC
Teachers' perception
Resumen en inglés
Scientific evidences indicate the school environment influences the teaching-learning process and that the teacher can be a key element in the whole development of the students. Their perceptions and believes about the human behavior make up the educational scenario and affect learning. The teacher's education is one of the variables that interfere in this phenomenom and its gaps pushed us to evaluate an intervention in the light of Psychobiology as a proposal for continous education. The study described the construction of an intervention, highlighting the real cases through video reports, as a component of a Digital Information and Communication Technology (TDIC) and evaluated the intervention process based on a qualitative outline of the responses of teachers throughout the process and quantitative to verify the effect of the process in changing possible deterministic perceptions regarding the domains of behavior Learning disabilities and Mental Diseases. It is evident that the process generated reflection and encouraged more careful observation of teachers in relation to students. Teachers were able to experiment with previously unused strategies and verify their effects in the classroom. Perceptions linked to genetic determinism have been found and have not changed or increased, but perceptions that consider the environment have also increased. These results were statistically significant for learning disabilities. After the intervention, more teachers reported that having a student with a genetically influenced learning disability would greatly or completely affect their way of instructing and accompanying them. In general, the intervention generated positive results on the perceptions of environmental influences and the relevance of educational strategies, as well as providing a formative itinerary based on exchange of experiences, reflections on the practice and acquisition of knowledge in Psychobiology relevant to continuing teacher education.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Vieira.pdf (699.62 Kbytes)
Fecha de Publicación
2020-05-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2020. Todos los derechos reservados.