• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2020.tde-17022020-121554
Documento
Autor
Nome completo
Monara Nelid Fortuna Vieira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2019
Orientador
Banca examinadora
Versuti, Fabiana Maris (Presidente)
Elias, Luciana Carla dos Santos
Peralta, Deise Aparecida
Título em português
Formação continuada para professores e o uso de vídeos-relatos: construção e avaliação de uma intervenção
Palavras-chave em português
Dificuldades de aprendizagem
Formação de professores
Percepção docente
TDIC
Resumo em português
Evidências científicas apontam que o ambiente escolar influencia o processo de ensinoaprendizagem e que o professor pode ser elemento chave no desenvolvimento integral dos estudantes. Suas percepções e crenças acerca do comportamento humano, compõe o cenário educacional e afeta na aprendizagem. A formação docente é uma das variáveis que interferem neste fenômeno e suas lacunas nos objetivou a avaliar uma intervenção à luz da Psicobiologia como proposta de formação continuada. O estudo descreveu a construção de uma intervenção, com destaque para os casos reais por meio de vídeosrelatos, como constituinte de uma Tecnologia de Digital da Informação e Comunicação (TDIC) e avaliou o processo da intervenção a partir de um delineamento qualitativo das respostas dos professores ao longo do processo e quantitativo para verificação do efeito do processo na alteração de possíveis percepções deterministas em relação aos domínios do comportamento Dificuldades de aprendizagem e Doenças mentais. Evidencia-se que o processo gerou reflexão e incentivou observação mais cuidadosa dos professores em relação aos estudantes. Os professores puderam experimentar estratégias não utilizadas anteriormente e verificar seus efeitos em sala de aula. Foram encontradas percepções ligadas ao determinismo genético e estas não se modificaram ou aumentaram, mas as percepções que consideram o ambiente também aumentaram. Estes resultados foram estatisticamente significativos para Dificuldades de aprendizagem. Após a intervenção, mais professores relataram que ter um estudante com dificuldade de aprendizagem geneticamente influenciada afetaria muito ou completamente seu modo de instruí-lo e acompanhá-lo. De modo geral, a intervenção gerou resultados positivos sobre as percepções voltadas às influências ambientais e sobre a relevância das estratégias educacionais, além de proporcionar um itinerário formativo pautado em trocas de experiências, reflexões sobre a prática e aquisição de conhecimentos no âmbito da Psicobiologia relevantes à formação continuada de professores.
Título em inglês
Continous education of teachers and the use of video reports: building and evaluating an intervention
Palavras-chave em inglês
Continous education of teachers
Learning disabilities
TDIC
Teachers' perception
Resumo em inglês
Scientific evidences indicate the school environment influences the teaching-learning process and that the teacher can be a key element in the whole development of the students. Their perceptions and believes about the human behavior make up the educational scenario and affect learning. The teacher's education is one of the variables that interfere in this phenomenom and its gaps pushed us to evaluate an intervention in the light of Psychobiology as a proposal for continous education. The study described the construction of an intervention, highlighting the real cases through video reports, as a component of a Digital Information and Communication Technology (TDIC) and evaluated the intervention process based on a qualitative outline of the responses of teachers throughout the process and quantitative to verify the effect of the process in changing possible deterministic perceptions regarding the domains of behavior Learning disabilities and Mental Diseases. It is evident that the process generated reflection and encouraged more careful observation of teachers in relation to students. Teachers were able to experiment with previously unused strategies and verify their effects in the classroom. Perceptions linked to genetic determinism have been found and have not changed or increased, but perceptions that consider the environment have also increased. These results were statistically significant for learning disabilities. After the intervention, more teachers reported that having a student with a genetically influenced learning disability would greatly or completely affect their way of instructing and accompanying them. In general, the intervention generated positive results on the perceptions of environmental influences and the relevance of educational strategies, as well as providing a formative itinerary based on exchange of experiences, reflections on the practice and acquisition of knowledge in Psychobiology relevant to continuing teacher education.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Vieira.pdf (699.62 Kbytes)
Data de Publicação
2020-05-15
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.