• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.59.2020.tde-16022020-134518
Documento
Autor
Nombre completo
Adauto Garcia de Jesus Junior
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2019
Director
Tribunal
Silva, Jose Aparecido Da (Presidente)
Santos, Manoel Antonio dos
Santos, Wagner Ferreira dos
Valentini, Felipe
Título en portugués
Correlação entre inteligência (Gf) e desempenho acadêmico em estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma instituição particular de ensino do interior do Estado de São Paulo
Palabras clave en portugués
Desempenho acadêmico
Inteligência
Inteligência fluida
Modelo de curva de crescimento
Resumen en portugués
A presente pesquisa correlacionou dados provenientes da aplicação do teste de Inteligência BPR-5 com uma avaliação escolar de matemática e língua portuguesa e um questionário sobre questões familiares e acadêmicas, de uma amostra de 679 alunos do nono ano do ensino fundamental de quatro escolas de uma rede particular de ensino. Os resultados dessas avaliações se mostraram fortemente correlacionados e estatisticamente significativos com escores dos testes de QI (r=,58, p<0,01), evidenciando elevadas cargas em Inteligência Fluida (Gf). Foram encontradas algumas correlações entre a inteligência e aspectos familiares e escolares, levantados a partir do questionário. Uma análise longitudinal (5° ao 9° ano) foi aplicada através do Modelo de Curva de Crescimento Latente que investigou a média da variância inicial (intercepto) e a média de crescimento (slope) no desempenho acadêmico (DA) dos sujeitos, em dois modelos (com e sem a variável independente BPR), com o objetivo de investigar a capacidade preditiva de Gf no DA. Quando inserida a variável BPR, seu impacto no intercepto foi estimado em 20,288 e no slope, 6,381. Essas estimativas indicam o acréscimo no desempenho inicial e no crescimento no DA em razão de cada ponto a mais no escore em BPR. A correlação entre o intercepto e o slope foi negativa e estatisticamente significativa (r=-224,156, p<0,01), sinalizando que os sujeitos que apresentaram desempenho inicial mais baixo no DA, obtiveram um crescimento maior no período avaliado. Assim, a hipótese da capacidade preditiva de Gf sobre o DA foi confirmada, corroborando os resultados da literatura.
Título en inglés
Correlation between Intelligence (Gf) and Academic Performance in 9th grade students of a private school in the interior of São Paulo state, Brazil
Palabras clave en inglés
Academic achievement
Fluid intelligence
Growth curve model
Intelligence
Resumen en inglés
The present article studies the correlation between data of the BPR-5 Intelligence test with a school assessment of mathematics and portuguese language and a questionnaire on family and academic performance from a sample of 679 ninth grade students from four elementary private schools.The results indicate a strong correlation and statistically significant with IQ test scores (r =, 58, p <0.01), showing high loads on Fluid Intelligence (Gf). Some correlations between intelligence and family and school aspects were also found. A longitudinal analysis (5th to 9th grade) was applied using the Latent Growth Curve Model, which investigated the average initial variance (intercept) and the average growth (slope) in the subjects' academic performance (AP), in two models (with and without the independent variable BPR), aiming to investigate the predictive capacity of Gf in AP. When the variable BPR was inserted, its impact on the intercept was estimated at 20,288 and on the slope, 6,381. These outcomes indicate the increase on initial performance and growth in AP due to each additional point in the BPR score. The correlation between the intercept and the slope was negative and statistically significant (r=-224,156, p <0.01), indicating that the subjects who presented lower initial AP had a higher growth in the evaluated period. Thus, the hypothesis of Gf's predictive ability on AP was confirmed, which corroborates with the literature results.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
TeseAdauto.pdf (3.22 Mbytes)
Fecha de Publicación
2020-05-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.