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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2021.tde-15122021-121138
Documento
Autor
Nome completo
Juliana de Lima e Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2021
Orientador
Banca examinadora
Versuti, Fabiana Maris (Presidente)
Cardoso, Beatriz
Lopes Junior, Jair
Título em português
A autorregulação da aprendizagem como eixo estruturante de programas educacionais
Palavras-chave em português
Autorregulação da aprendizagem
Avaliação de programas
Teoria de mudança
Resumo em português
A aprendizagem autorregulada é tema de investigações educacionais com resultados relevantes em processos essenciais para o êxito acadêmico do aluno, tais como formulação de metas, autosupervisão, uso de estratégias, autoavaliação e autorreações. Tomando como referência a Teoria Social Cognitiva, este trabalho verificou a capacidade do programa educacional Aprender a Estudar Textos em promover a autorregulação da aprendizagem. Método: o estudo 1 avaliou estudantes de 46 turmas de 4º ano do Ensino Fundamental, em um município no interior do Estado de São Paulo e analisou os índices de ARA segundo a Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF). Em continuidade, o estudo 2 realizou uma pesquisa documental nos registros sistematizados referentes à implementação do programa no ano de 2019, para formar categorias referentes aos subprocessos da autorregulação da aprendizagem, visando estruturar uma Teoria de Mudança, que avaliou a capacidade do programa em promover a ARA e se efetivamente o programa consegue atingir os resultados programados. Como resultado final, o fluxograma explicitou o encadeamento dos eventos, relacionou os níveis de influência entre as categorias, evidenciando a relação entre elas. Ao final, com base nas investigações, foram contrastados os dados presentes nos pressupostos dos documentos norteadores do programa, com os registros sistematizados referentes à implementação do ano de 2019, para explicar como se dá o processo de promoção da autorregulação da aprendizagem.
Título em inglês
The self-regulation of learning as a structuring axis of educational programs
Palavras-chave em inglês
Program evaluation
Self-regulation
Theory of change
Resumo em inglês
Self-regulated learning is the subject of educational investigations with relevant results in essential processes for the student's academic success, such as goal setting, self-supervision, use of strategy, self-evaluation and self-reactions. Using the Social Cognitive Theory as a reference, this work verified the capacity to promote the self-regulation of learning in the Learning to Study Texts educational program. Method: study 1 evaluated students from 46 classes of 4th year of elementary school, in a city in the interior of the state of São Paulo and analyzed ARA indexes according to the Assessment Scale of Learning Strategies for Basic Education (ASLS-BE). Continuing, study 2 carried out a documental analysis of the systematized records referring to the implementation of the program in the year 2019, to form categories related to the subprocesses of the self-regulation of learning, to structure a Theory of Change, which assessed the program's ability to promote ARA and strives the program manages to achieve the programmed results. As a final result, the flowchart explained the chain of events, related the levels of influence between the categories, showing the relationship between them. At the end, based on the investigations, the data present in the assumptions of the program's guiding documents were contrasted with the systematized records referring to the implementation of the year 2019, to explain how the process of promoting self-regulation of learning takes place.
 
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corrigido_Juliana.pdf (18.38 Mbytes)
original_Juliana.pdf (16.29 Mbytes)
Data de Publicação
2022-02-14
 
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