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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2021.tde-15112021-213646
Documento
Autor
Nome completo
Carlos Antônio Rodrigues Guerreiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2021
Orientador
Banca examinadora
Versuti, Fabiana Maris (Presidente)
Lima, Tiago Jessé Souza de
Menezes, Catarina Nivea Bezerra
Título em português
Concepções sobre a origem do comportamento humano: contribuições da Psicobiologia
Palavras-chave em português
Educação
Genética do comportamento
Herdabilidade
Percepção
Professor
Resumo em português
Esta dissertação é dividida em três estudos, o primeiro é um ensaio sobre o conceito de herdabilidade, o segundo é um estudo qualitativo, uma revisão de escopo sobre a percepção de professores sobre a origem do comportamento humano e o terceiro é uma pesquisa quantitativa que verifica a percepção de professores sobre a origem do comportamento humano, crenças e expectativas sobre si e seus alunos. O primeiro estudo se trata de uma crítica ao artigo de Moore e Shenk, The Heritability Fallacy, a partir de uma leitura de Larry Laudan em O Progresso e seus Problemas. Conclui-se que há críticas válidas ao termo, por exemplo, que este pode ser confuso ao público geral, mas há críticas que propõem a extinção do uso termo. Propõe-se que ao invés de ser extinto, o termo pode ser utilizado de maneira conjunta com outras análises, resultados e conclusões, sendo, portanto, essa a escolha mais racional e progressiva. O segundo estudo é uma revisão de escopo, com o objetivo de mapear evidências sobre como os professores percebem questões relacionadas à genética do comportamento, como questões sobre a importância dos genes e do ambiente para a expressão do comportamento humano. Foram realizadas pesquisas nos buscadores: Springerlink, PsycInfo, Science Direct e Web of Science e foram obtidos 4046 artigos, dos quais 17 foram escolhidos para a leitura final. Para mapear as evidências, os artigos foram divididos em sete artigos que se relacionam diretamente com a percepção de professores sobre genes e ambiente e 10 artigos que se relacionam indiretamente, isto é, que dão base epistemológica para a discussão. Foram sumarizadas informações em tabelas e foram realizadas análises de Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e Nuvem de Palavras. Os resultados apontam que, em geral, professores tendem a concordar que tanto os genes quanto o ambiente são importantes para a compreensão do comportamento humano, mas alguns artigos demonstram que a aceitação da teoria da evolução é baixa e que se relaciona negativamente com crença religiosa. A CHD dos sete artigos apontou cinco classes: "Influência genético-ambiental"; "Ensino de conteúdo sensível"; "Educação de precisão"; "Mindset, Nature e Nurture"; "Itens sobre genes e ambiente". A CHD dos 10 artigos apontou quatro classes: "Experiência em ensinar"; "Mensuração e aceitação do conteúdo científico"; "Evidências científicas, leis e teorias"; "Tecnologia e igualdade de gênero". O terceiro estudo teve como objetivo descrever as crenças, expectativas e concepções implícitas de professores, relacionando Mindset e concepções de determinismo biológico. Esta pesquisa contou com 908 professores do estado de São Paulo, Brasil. Foram utilizadas as escalas de Concepções Implícitas (CI) e Beliefs and Expectations of Students and Teachers inventory (BEST). Resultados demonstram que: professores tendem a um não determinismo genético e a crenças positivas sobre si e sobre seus alunos; o Mindset é preditor das CI; possuir experiência profissional levava a menor compreensão de determinismo genético nas diferenças individuais; pós-graduandos tendiam menos ao determinismo genético que graduandos/com ensino médio completo; menor a renda familiar pode afetar a percepção de Mindset e IndCI, menor renda se relaciona com percepções mais deterministas. Os resultados corroboram estudos anteriores.
Título em inglês
Conceptions about the origin of human behavior: contributions from Psychobiology
Palavras-chave em inglês
Behavior genetics
Education
Heritability
Perception
Teacher
Resumo em inglês
This dissertation is divided into three studies, the first is an essay on the concept of heritability, the second is a qualitative study, a scoping review on the perception of teachers about the origin of human behavior and the third is a quantitative research that verifies the perception of teachers about the origin of human behavior, beliefs and expectations about themselves and their students. Study one is a critique of Moore and Shenk's article, The Heritability Fallacy, based on the work of Larry Laudan in Progress and Its Problems. It is concluded that there are valid criticisms of the term, for example, that it may be confusing to the general public, but there are criticisms that propose the extinction of the term usage. It is proposed that instead of being extinct, the term can be used in conjunction with other analyses, results and conclusions, being, therefore, the most rational and progressive choice. Study two was a scoping review, with the aim of mapping evidence on how teachers perceive issues related to the genetics of behavior, such as questions about the importance of genes and the environment for the expression of human behavior. Searches were carried out in search engines: Springerlink, PsycInfo, Science Direct and Web of Science and 4046 articles were obtained, of which 17 were chosen for the final reading. To map the evidence, the articles were divided into 7 articles that relate directly to the perception of teachers about genes and environment and 10 articles that relate indirectly, that is, they provide an epistemological basis for the discussion. Information was summarized in tables and Descending Hierarchical Classification (CHD) and Word Cloud analyzes were performed. The results indicate that, in general, teachers tend to agree that both genes and environment are important for understanding human behavior, but some articles demonstrate that acceptance of the theory of evolution is low and that it is negatively related to religious belief. The CHD of the seven articles pointed out five classes: "Environmental-genetic influence"; "Teaching of Sensitive Content"; "Precision education"; "Mindset, Nature and Nurture"; "Items about genes and environment". The CHD of the 10 articles pointed to four classes: "Experience in teaching"; "Measurement and acceptance of scientific content"; "Scientific evidence, laws and theories"; "Technology and gender equality". Study three aimed to describe the beliefs, expectations and implicit conceptions of teachers, relating Mindset and conceptions of biological determinism. This research included 908 teachers from the state of São Paulo, Brazil.The Implicit Conceptions (CI) and Beliefs and Expectations of Students and Teachers inventory (BEST) scales were used. Results show that: teachers tend to a non-genetic determinism and positive beliefs about themselves and their students; Mindset is a predictor of CI; having professional experience led to less tendency to genetic determinism in individual differences; graduated teachers were less likely to believe in genetic determinism than undergraduates/high school completed teachers; lower family income can affect the perception of Mindset and the perception of genetic determinism in individual differences, lower income is related to deterministic perceptions. The results support previous studies.
 
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Data de Publicação
2022-01-07
 
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