• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2023.tde-14062023-134931
Documento
Autor
Nombre completo
Keila Priscila dos Santos Avelar
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2023
Director
Tribunal
Laus, Maria Fernanda (Presidente)
Japur, Camila Cremonezi
Penaforte, Fernanda Rodrigues de Oliveira
Título en portugués
Efeito do sexo e busca por informações nutricionais no comportamento alimentar e imagem corporal de adultos
Palabras clave en portugués
Comportamento alimentar
Imagem corporal
Informação nutricional
Redes sociais
Resumen en portugués
Estudos mostram que as redes sociais têm sido utilizadas como fontes de informações sobre alimentação e nutrição, e que as informações encontradas, geralmente, são padrões alimentares restritivos, vinculadas a produtos milagrosos e a corpos tidos como ideais de beleza. Essas associações podem gerar alterações no comportamento alimentar e na imagem corporal. Assim, o objetivo desta pesquisa foi associar a busca por informações sobre alimentação e nutrição a aspectos relacionados à imagem corporal e ao comportamento alimentar em adultos. Participaram da pesquisa 518 indivíduos de ambos os sexos com idade entre 18 e 50 anos, que assentiram ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os participantes responderam cinco questionários (Sociodemográfico; Questionário de Atitudes Socioculturais em Relação a Aparência - SATAQ-4; Questionário Multidimensional sobre as Relações com o Próprio Corpo - Escalas de Aparência - MBSRQ-AS; Inventário de Esquemas sobre a Aparência - ASI e Escala de Atitudes Alimentares Transtornadas - EAAT). A coleta de dados foi on-line, o link de acesso ao formulário foi compartilhado por e-mail e redes sociais. Os dados foram analisados por meio do software SPSS, versão 25.0. Foram feitas análises descritivas, uma ANOVA de duas vias, considerando o valor de alfa 0,05 e uma análise de equações estruturais. Ao responderem se buscam ou não informações sobre alimentação e nutrição, a maioria dos participantes buscavam tais informações, sendo as principais fontes sites de busca como Google®. Em relação aos testes de efeito entre os sujeitos, houve efeito de sexo na internalização de magreza [F (1,10) = 9,30; p < 0,002], em que mulheres internalizam mais este padrão, e da muscularidade [F (1,45) = 43,74; p < 0,000], em que homens internalizam mais este padrão. Houve efeito também de sexo na pressão midiática [F (1,45) = 27,35; p < 0,000], em que mulheres se sentem mais pressionadas para se encaixarem no padrão corporal vigente. Já na intensidade com que as crenças sobre a aparência influenciam a vida social e pessoal, houve efeito de sexo [F (1,22) = 19,62; p < 0,000], em que mulheres creem mais que a aparência é um fator importante. Houve também efeito de busca por informações sobre nutrição na preocupação com ganho de peso [F (1,322) = 25,10; p < 0,000], em que os participantes que buscam tais informações se preocupam mais com ganho de peso. A análise de caminhos demonstrou uma correlação positiva entre busca por informações sobre alimentação e nutrição, importância dada à aparência e IMC; entre pressão midiática e tempo de uso das redes sociais; e satisfação com a aparência e idade. Encontrou-se também uma correlação negativa entre satisfação com a aparência e busca por informações sobre alimentação e nutrição. Assim, conclui-se que a busca por informações sobre alimentação e nutrição na internet pode afetar o comportamento alimentar e a imagem corporal.
Título en inglés
Effect of gender and search for nutritional information on eating behavior and body image of adults
Palabras clave en inglés
Body image
Eating behavior
Nutritional information
Social media
Resumen en inglés
Studies show that social media have been used as sources of nutritional information and that this information is about restrictive eating patterns, linked to miracle products and body types as beauty ideals. These associations can generate changes in eating behavior and body image. Thus, this research aimed to associate the search for information about food and nutrition with aspects related to body image and eating behavior in men and women. The research included 518 individuals of both sexes, aged between 18 and 50 years old, who signed the Informed Consent Form. The participants answered five questionnaires (Sociodemographic, Sociocultural Attitudes Towards Appearance Questionnaire - SATAQ-4, Multidimensional Body-Self Relations Questionnaire - Appearance Scales - MBSRQ-AS, Appearance Schemas Inventory-Revised - ASI-R, and the Disordered Eating Attitude Scale - DEAS). Data collection was online, the link to access the form was shared via email and social media. The data were analyzed using the statistical software SPSS version 25.0. Descriptive analysis was performed, a two-way anova, considering the value of alpha 0.05 and a structural equation analysis. When answering whether they seek nutritional information, most participants said yes, and the main sources of information being search were websites such as Google®. Regarding tests of effect between subjects, there was an effect of sex on thinness internalization [F (1,10) = 9.30; p < .002], in which women internalize this pattern more, and muscularity [F (1,45) = 43.74; p < 0.000], in which men internalize this pattern more. There was also an effect of sex on media pressure [F (1,45) = 27.35; p < .000], in which women feel more pressure to conform to the prevailing body standard. In the intensity with which beliefs about appearance influence social and personal life, there was an effect of sex [F (1,22) = 19.62; p < .000], in which women believe more that appearance is important in life. There was also an effect of seeking nutritional information on concern about weight gain [F (1,322) = 25.10; p < 000], in which participants who seek information about food and nutrition worry more about weight gain. Path analysis demonstrated a positive correlation between searching for nutrition information and importance given to appearance, BMI, and media pressure, and between time of social media use, satisfaction with appearance, and age. A negative correlation was also found between satisfaction with appearance and search for nutritional information, and time of use of social networks and age. Thus, it is concluded that searching for nutrition information on the internet can affect body image and eating behavior.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-06-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.