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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2022.tde-08072022-081001
Documento
Autor
Nome completo
Yara Luana Pereira de Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2022
Orientador
Banca examinadora
Schmidt, Andreia (Presidente)
Aggio, Natalia Maria
Barros, Romariz da Silva
Título em português
Avaliação da efetividade de duas modalidades de intervenção online com cuidadoras de adultos mais velhos com transtorno neurocognitivo maior para manejo de comportamentos desafiadores
Palavras-chave em português
Comportamentos desafiadores
Cuidadoras informais
Intervenção online
Resumo em português
Cuidadoras de pessoas com demência apresentam dificuldades para lidar com comportamentos desafiadores dos idosos, sobretudo durante situações naturalmente estressantes, como a pandemia de Covid-19. O objetivo desta pesquisa foi avaliar os efeitos de duas intervenções breves (uma grupal e uma individual), online, dirigidas a cuidadores de adultos mais velhos (AMV) com Transtorno Neurocognitivo Maior (TNM), com foco na análise do funcional (AF) e manejo de comportamentos desafiadores. Para avaliação da efetividade da intervenção grupal foram utilizadas como variáveis dependentes diretas as medidas de sobrecarga, depressão, ansiedade, qualidade de vida e esperança dessas cuidadoras. Na intervenção individual a variável dependente era a frequência de emissão de comportamentos desafiadores dos AMV com TNM. Participaram da etapa grupal 17 cuidadoras de familiares com diagnóstico de TNM. Foram coletadas medidas de depressão, ansiedade, qualidade de vida, sobrecarga e estresse, e esperança antes (pré-teste) e depois da intervenção (pós-teste). A intervenção teve cinco sessões em formato online para ensino AF. Ao final da etapa grupal as cuidadoras aprenderam a realizar análise funcional de comportamentos-alvo, houve diminuição de sintomas de depressão, ansiedade e menor impacto emocional dos comportamentos desafiadores sobre as cuidadoras. Da etapa individual participaram três cuidadoras de familiares com demência. A intervenção ocorreu em formato online, por videochamadas e mensagens de texto. Foi utilizado o delineamento de linha de base múltipla entre comportamentos. A intervenção consistiu de cinco etapas: selecionar comportamentos-alvo, realizar análises funcionais, ensinar o registro e envio de frequência diária dos comportamentos-alvo por mensagem de texto, planejar a intervenção e orientar/acompanhar as cuidadoras durante a implementação. Foram selecionados para intervenção os comportamentos de autolesão, recusa a tomar banho, perguntar quem são os familiares próximos, fazer perguntas repetitivas, pedidos para ir para casa, recusa para atender pedidos e agressividade física. Todas as intervenções realizadas consistiram de alterações de antecedentes: alterar a forma de realizar os pedidos, propor atividades reforçadoras, e montagem e manuseio de um caderno de memória. As intervenções foram implementadas de maneira satisfatória, com redução de todos os comportamentos-alvo, exceto o comportamento de perguntar o nome dos familiares. Discute-se a viabilidade e importância de intervenções online, tanto individuais quanto grupais, para manejo de comportamentos desafiadores, e sua acessibilidade para essa população, levando em consideração a realidade das condições das cuidadoras. Ressalta-se que intervenções online podem auxiliar as cuidadoras a manejar comportamentos desafiadores, melhorando a qualidade de vida das cuidadoras e do AMV com TNM.
Título em inglês
Evaluation of the effectiveness of two online intervention modalities with caregivers of older adults with major neurocognitive disorder for the management of challenging behaviors
Palavras-chave em inglês
Challenging behaviors
Informal caregivers
Online intervention
Resumo em inglês
Caregivers of people with dementia have difficulties in dealing with challenging behaviors of the elderly, especially during naturally stressful situations, like the Covid-19 pandemic. The objective of this research was to evaluate the effects of two brief interventions (one group and one individual), online, aimed at caregivers of older adults (OA) with Major Neurocognitive Disorder (MND), focusing on the functional analysis (FA) and handling challenging behaviors. To evaluate the effectiveness of the group intervention, measures of burden, depression, anxiety, quality of life and hope of these caregivers were used as direct dependent variables. In the individual intervention, the dependent variable was the frequency of emission of challenging behaviors by OA with MND. Seventeen caregivers of family members diagnosed with MND participated in the group stage. Measures of depression, anxiety, quality of life, burden and stress, and hope were collected before (pre-test) and after the intervention (posttest). The intervention had five sessions in an online format for teaching FA. At the end of the group stage, the caregivers learned to perform a functional analysis of target behaviors, there was a decrease in symptoms of depression, anxiety and less emotional impact of challenging behaviors on caregivers. Three caregivers of family members with dementia participated in the individual stage. The intervention took place in online format, by video calls and text messages. A multiple baseline design between behaviors was used. The intervention consisted of five steps: selecting target behaviors, performing functional analyses, teaching the recording and sending of the daily frequency of target behaviors by text message, planning the intervention and guiding/following caregivers during the implementation. Self-injury behaviors, refusal to shower, asking who the close family members are, asking repetitive questions, requests to go home, refusal to respond to requests and physical aggression were selected for intervention. All interventions performed consisted of background changes: changing the way of making requests, proposing reinforcing activities, and setting up and handling a memory notebook. Interventions were implemented satisfactorily, with a reduction in all target behaviors, except the behavior of asking family members for the name. The feasibility and importance of online interventions, both individual and group, for the management of challenging behaviors, and their accessibility for this population are discussed, taking into account the reality of the caregivers' conditions. It is noteworthy that online interventions can help caregivers to manage challenging behaviors, improving the quality of life of caregivers and the OA with MND.
 
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Data de Liberação
2024-05-11
Data de Publicação
2022-07-13
 
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