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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2020.tde-06052020-094045
Documento
Autor
Nombre completo
Pedro Antonio Lira Patrício
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2020
Director
Tribunal
Costa, Telma Maria Braga (Presidente)
Moreira, Rita de Cassia Margarido
Pessa, Rosane Pilot
Título en portugués
Comparação de elementos da imagem corporal feminina entre modelos de passarela e público de não-modelos
Palabras clave en portugués
Aparência
Imagem corporal
Modelos de passarela
Mulheres
Resumen en portugués
A concepção de beleza, desde o século XVIII, foi diretamente associada à saúde e mais recentemente, no período contemporâneo, à ideia de sucesso. Visando o alcance de um corpo ideal, tem-se a oportunidade de levantar o questionamento sobre como as mulheres agem de modo a alcançar tais medidas corporais, "nível de beleza" e quais são suas inspirações. Os estudos sobre imagem corporal têm se mostrado importantes para entender o modo como se relaciona e percebe o próprio corpo. O objetivo desse estudo foi entender a influência da mídia na imagem corporal, incluindo a satisfação e investimento disfuncional com a própria aparência, a preocupação com o peso do público feminino de modelos de passarela e grupo de não-modelos. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa foi feita com brasileiras, entre 18 e 28 anos de idade, modelos que foram ou são vinculadas a uma agência e mulheres não-modelos. O recrutamento foi através das redes sociais dos próprios pesquisadores em domínio público. Para o grupo de modelos, foram feitas buscas específicas através das redes sociais de agências de modelos. O número de participantes foi 352, sendo 102 modelos e 250 não-modelos. A pesquisa ocorreu em meio virtual pelo servidor Google Forms por meio de convite direcional para cada participante enviado pelos próprios pesquisadores. Todas as participantes tiveram acesso primeiramente ao Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE), e após responderem afirmativamente, puderam ter acesso às perguntas. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Caracterização da Amostra, Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB), medidas de peso e altura relatadas para cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), Sociocultural Attitudes Toward Appearance Questionnaire-3 (SATAQ-3), Multidimensional Body-Self Relations Questionnaire Appearance Scales (MBRSQ/AS) e Appearance Schemas Inventory - Revised (ASI-R). O resultado demonstrou que a mídia apresenta influência na imagem corporal sendo as não-modelos mais pressionadas por esses padrões. As modelos apresentaram maior satisfação com o corpo e a aparência. Os níveis de cuidado disfuncional e preocupação com o peso são equivalentes entre os grupos. Existem correlações positivas e negativas que divergem entre os grupos a depender de qual aspecto da imagem corporal está sendo avaliado. O estudo concluiu que ter as medidas corporais colocadas pela mídia, sendo esta uma influenciadora sobre a percepção do corpo, pode ser um fator de maior apreciação corporal. As modelos, ainda que tenham tais características valorizadas, não apresentam comportamentos disfuncionais diferente de não-modelos.
Título en inglés
Comparison of female body image elements between fashion models and non-models
Palabras clave en inglés
Appearance
Body image
Fashion models
Women
Resumen en inglés
The conception of beauty, since the 18th century, has been directly associated with health and more recently, in the contemporary period, with the idea of success. Aiming at achieving an ideal body, we have the opportunity to raise the question about how women act in order to achieve such bodily measures, "level of beauty" and what are their inspirations. Studies on body image have been shown to be important to understand the way it relates and perceives the body itself. The aim of this study was to understand the influence of the media on body image, including dysfunctional satisfaction and investment with one's appearance, concern with the weight of the female audience of catwalk models and a group of non-models. To achieve this goal, the research was carried out with Brazilian women, between 18 and 28 years of age, models who were or are linked to an agency and non-model women. Recruitment took place through the researchers' own social networks in the public domain. For the model group, specific searches were made through the social networks of model agencies. The number of participants was 352, with 102 models and 250 non-models. The research took place on a virtual medium through the Google Forms server through a directional invitation to each participant sent by the researchers themselves. All participants had access first to the Informed Consent Form (ICF), and after answering in the affirmative, they were able to access the questions. The instruments used were: Sample Characterization Questionnaire, Brazil Economic Classification Criterion (CCEB), weight and height measurements reported for calculating the Body Mass Index (BMI), Sociocultural Attitudes Toward Appearance Questionnaire-3 (SATAQ-3), Multidimensional Body-Self Relations Questionnaire - Appearance Scales (MBRSQ / AS) and Appearance Schemas Inventory - Revised (ASI-R). The result demonstrated that the media has an influence on body image, with non-models being more pressured by these standards. The models showed greater satisfaction with the body and appearance. The levels of dysfunctional care and concern for weight are equivalent between groups. There are positive and negative correlations that differ between groups depending on which aspect of body image is being assessed. The study concluded that having the body measurements placed by the media, being this an influence on the perception of the body, can be a factor of greater corporal appreciation. The models, although they have such valued characteristics, do not present dysfunctional behaviors different from non-models.
 
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Fecha de Publicación
2020-07-14
 
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