• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2023.tde-04042023-080640
Documento
Autor
Nombre completo
Rayssa Helena de Souza Lemos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2022
Director
Tribunal
Versuti, Fabiana Maris (Presidente)
Bhering, Eliana Maria Bahia
Moreno, Soraya Ivon Ramirez
Título en portugués
Estudo exploratório acerca da relação entre família e escola na educação infantil
Palabras clave en portugués
Educação infantil
Escola
Mães
Teoria social cognitiva
Resumen en portugués
O desenvolvimento das crianças na primeira infância vem sendo foco de discussões e a consolidação da "Base Nacional Comum Curricular" (BNCC) que define os processos de aprendizagens essenciais e intensifica o debate acerca das necessidades de avaliar a qualidade da educação infantil, de modo a garantir o desenvolvimento integral das crianças. Neste cenário, a família e a escola são os principais responsáveis pelo desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, o que significa dizer que ambos precisam entender o seu papel e contribuir da melhor maneira possível no processo. A presente dissertação tem por objetivo principal realizar um estudo exploratório acerca da relação entre família e escola na educação infantil. Como objetivos específicos, buscou-se descrever o que as mães consideram como importante fator para matricular suas crianças na educação infantil, investigar as percepções de mães sobre o ingresso de seus(suas) filhos(as) na educação infantil, relacionar as percepções de mães aos fundamentos da educação infantil e analisar como é a relação das mães com os profissionais da educação. Foram entrevistadas 5 mães. Os resultados foram discutidos a partir de três categorias: aprendizado enquanto responsabilidade da escola; a importância da interação no desenvolvimento infantil e na relação família e escola; função e modelos de reuniões escolares. Através dos resultados é possível identificar que as mães consideram a aprendizagem de suas crianças como motivação principal para ingresso na escola. Consideram que a interação social é importante para o desenvolvimento das crianças, mas a colocam principalmente na relação entre os pares. Dessa forma, rever as propostas de reuniões pode ser uma ação aliada a aproximação da família e da escola, incluindo diálogos sobre aprendizagem, interação e estímulos no contexto escolar e familiar.
Título en inglés
Exploratory study on the relationship between family and school in early childhood education
Palabras clave en inglés
Childhood education
Mothers
School
Social cognitive theory
Resumen en inglés
The development of children in early childhood has been the focus of discussions and the consolidation of the "National Common Curricular Base" (NCCB) which defines essential learning processes and reinforces the debate about the necessity of quality assessment in early childhood education, in order to guarantee the integral development of children. In that regard, family and school are the primary factors responsible for the full development of children in early childhood, which means that both must understand their roles and contribute in the best possible way to the educating process. This dissertation's main goal is to accomplish an exploratory study on the relationship between family and school in early childhood education. As specific objectives, we sought to describe what mothers consider important in order to enroll their children in early childhood education, investigate the perception of mothers regarding the beginning of their children's early education, to connect the perception of mother's to the foundation of early childhood education and analyze the relationship between mothers and educational agents. Five mothers were interviewed. The result discussion was divided in three categories: learning as a school responsibility; the importance of interaction in child development and in the family-school relationship; function and types of school meetings. Per the results it is possible to identify that mothers consider that the learning process is a fundamental motivation to enrolling their children in school. They consider social interaction as important factor to child development, but they view it as the relationship between peers. As such, reviewing the school meeting proposals might be a viable action to assist in bridging gaps between family and school, including topics on learning, interaction and stimuli in the school and family context.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Rayssa_corrigida.pdf (888.86 Kbytes)
Fecha de Publicación
2023-04-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.