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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.1991.tde-02052024-145806
Documento
Autor
Nombre completo
Maria Socorro dos Santos Aguiar
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 1991
Director
Tribunal
Carvalho, Silvio Morato de
Pela, Irene Rosemir
Silva, Maria Thereza de Araujo
Título en portugués
Efeitos da administração periférica de substância P sobre a retenção da aprendizagem de diferentes respostas comportamentais em rato
Palabras clave en portugués
Comportamento animal
Memória
Neuropeptídeos
Ratos
Resumen en portugués
Existem evidências de que o neuropeptídeo Substância P (SP) cumpre um papel nos processos de aprendizagem e memória. Tem sido demonstrado que a sua administração pode facilitar ou causar efeitos amnésicos sobre a retenção da aprendizagem de diversas tarefas comportamentais, dependendo do sítio cerebral no qual ela for injetada. Os resultados do presente estudo indicam que a SP possui, também, influência sobre a aprendizagem e memória quando injetada perifericamente, por via intraperitoneal. Quando administrada imediatamente após o treino, na dose de 50 µg/kg, a SP foi capaz de facilitar a aprendizagem de tarefas de esquiva inibitória e habituação. Esses resultados estão de acordo com trabalhos citados na literatura, com relação aos efeitos da administração central e periférica de SP, e indicam que tais efeitos facilitadores não são devidos à uma ação a longo prazo desse peptídeo, uma vez que os animais que tiveram SP administrada 5 horas após o treino não tiveram sua performance facilitada quando testados 24 horas depois. Por outro lado, os resultados obtidos com a utilização de uma tarefa apetitivamente motivada não são consistentes com aqueles relatados previamente, sendo verificado um efeito amnésico da SP nas doses de 5.0, 100 e 250 µg/kg, quando administrada imediatamente após o treino, sendo que os resultados obtidos com a administração 5 horas após o treino replicaram aqueles obtidos com a habituação. Estes últimos resultados comtrapõem-se à Teoria Central do Reforço segundo a qual reforçadores positivos, apresentados após o treino, facilitam a aquisição e consolidação da aprendizagem.
Título en inglés
Effects of peripheral administration of substance P on retention of learning of different behavioral responses in rats
Palabras clave en inglés
Animal behavior
Memory
Neuropeptides
Rats
Resumen en inglés
There is evidence showing that the neuropeptide Substance P (SP) plays a role in learning and memory processes. It has been demonstrated that central administration of SP improve or impair the retention on teste performance of a number of tasks, depending on the brain site into which is injected. The results of the present study indicate that SP also has an influence on learning and memory as when injected peripherally via intraperitoneal. SP injected immediately after training, in a dose of 50 µg/kg, enhanced performance of inibitory avoidance and habituation tasks. These results are in agreement with results previously related with central and peripheral administration of SP, and indicate that the facilitatory effect of SP treatment on performance was not due to a long-lasting influence on performance 24 hours after training. The results obtained with the appetitive task are not consistent with those reported by other investigators, because we observed an amnesic effect with the doses of 50, 100 e 250 µg/kg of SP, administered immediately after the training. But the results obtained with administration 5 hours after the training are similar to those obtained with the habituation task. The last results are contrary to the Central Theory of Reinforcement, which is based on the assumption that learning should be improved as a result of reinforcement after training.
 
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000733606.pdf (4.13 Mbytes)
Fecha de Publicación
2024-05-02
 
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